Tarefa 6 – Curso EDH – Vaniele Maria da Silva

Data

31 de julho de 2020

Cursista

Vaniele Maria da Silva

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

Cei Maria Augusta de Paula

TEMA: Raça e relações étnico-raciais (Identidade e autonomia)

JUSTIFICATIVA: É na Educação Infantil que se constrói a  identidade dos bebês e crianças, onde elas começam a se perceber e também perceber o outro e trabalhar diversas vivencias, abordando as relações étnico-raciais,  ajuda as crianças desde a primeira infância a produzir conhecimentos, atitudes, posturas e valores que mostram a pluralidade étnico-racial.

A QUEM SE DESTINA: bebês e crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. (CEI)

FINALIDADE: Mudar a visão de mundo a partir da primeira infância mostrando a diversidade e as características de cada ser humano e assim formar a identidade pessoal e coletiva e também fazer com que as crianças interaja com seus pares (crianças/adultos), respeitando as diferenças e valorizando as diversas identidades e assim garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por elas.

 

OBJETIVOS:

  • Propor ações positivas para a questão racial;
  • Valorizar e respeitar a diversidade;
  • Construção de uma auto-imagem positiva;
  • Experiencias com o corpo: cuidado de si e do outro;
  • Abordar as diversidades culturais e suas particularidades, através de vivencias onde os bebes e crianças possam conhecer, descobrir,, interagir, crescer e apropria-se de novos repertórios de forma prazerosa e com um aprendizado significativo;
  • Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
  • ATIVIDADES:
  • Rodas de conversa;
  • Rodas de historias: – Menina bonita do laço de fita; As tranças de Bintou; O cabelo  de Lelê;  Que cor é a minha cor?; A linda menina de Angola, entre outros.
  • brincadeira e musica: escravos de jó;
  • Contos africanos;
  • Fantoches e bonecas negras;
  • Apresentar revistas, jornais e livros para que as crianças se sintam representadas no material exposto;
  • Álbum da diversidade (desenhos e colagens de fotos e gravuras com pessoas de todos os jeitos e gêneros);
  • Brincadeiras africanas;
  • Animais africanos;
  • Poemas e Poesias;
  • Exposição  fotográfica;
  • Oficina para conhecer a historia da boneca Abayomi e confeccionar a boneca.
  • DURAÇÃO: o ano todo, pois é necessário está sempre abordando essas vivências no decorrer do ano letivo.
  • AVALIAÇÃO:  a avaliação se dará através da observação diária, nas  brincadeiras e interações.

https://www.youtube.com/watch?v=VhQPdOCCDbI https://www.youtube.com/watch?v=L0tmFVdW9Y4