Tarefa 6 – Curso EDH – Vânia Cecília Pires Brito Cardoso

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Vânia Cecília Pires Brito Cardoso

Função

Peif

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEF Rivadávia Marques Junior

Tema: Tudo tem seu tempo

Justificativa: Estas atividades procuram imprimir rotinas aos alunos com
Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) que é um dos problemas mais comuns na infância, que continua até a adolescência e vida adulta. Cujos sintomas incluem dificuldade em permanecer focado e prestar atenção, dificuldade em controlar o comportamento e hiperatividade.

Público alvo: crianças de 4 e 5 anos (educação infantil).

Finalidade: Buscar temporizar as ações e atividades diárias, enfatizando os tempos propostos diante das intencionalidades.

Objetivos:
Melhorar a interação.
Organizar as rotinas.
Respeitar regras e combinados.
Trabalhar atenção e a paciência.
Melhorar as escutas.
Melhorar a concentração
Melhorar a coordenação motora.
Respeitar sequência e sua vez de jogar.

Duração: pode ser desenvolvido ao longo de todo o semestre, tendo em vista que as dificuldades com crianças hiperativas são constante e necessitam de regulação constante.

Atividades:
Roda de conversa.
Roda de leitura.
Explorando livros.
Jogo da memória.
Pintura em gesso, argila.
Blocos lógicos.
Pequeno construtor.
Modelagem com massinha.
Atividades para colorir.
Quebra cabeça.
Estátua.
Morto vivo.
Brincadeiras musicais.
Danças diversas.
Alongamentos.
Esportes diversos.
Circuitos de movimentos.

Avaliação:
Nossa avaliação deve partir da escuta ativa e diária dos alunos, observando a interação e o interesse dos educandos diante de cada proposta, essa avaliação serve também para rever atividades, retirar as que não surtiram o efeito esperado e ampliar com novas propostas.