Tarefa 6 – Curso EDH – Vanessa Sobral Amboni de Almeida

Data

3 de agosto de 2020

Cursista

Vanessa Sobral Amboni de Almeida

Função

Professora ensino fundamental II e médio

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

Emef Antenor Nascentes

TRABALHO DE FINAL DE CURSO EDH – SME. SEQUENCIA DIDÁTICA

TEMA: Reflexões sobre identidade de gênero

JUSTIFICATIVA: Incentivar debates a cerca do tema, minimizar  a discriminação, a intolerância e desrespeito à comunidade LGBTQ+.

PÚBLICO ALVO: Estudantes dos 8ºanos da EMEF Antenor Nascentes, dentro do conteúdo de sistema reprodutor e sexualidade.

FINALIDADE: Tratar o tema com naturalidade e que os estudantes percebam que se trata de pessoas com sentimentos, desejos e sonhos e merecem respeito e igualdade, percebendo que sofrem com o abandono e a negação por parte da família, agressões físicas, morais e psicológicas.

RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os alunos possam sentir empatia, respeito e amor ao próximo, para com aqueles que, de alguma forma, se sentem discriminados, excluídos e desrespeitados pela sociedade.

DURAÇÃO:  4  a 5 aulas (45’) dentro da grade de Ciências.

ATIVIDADES:

Aula 1: Roda de conversa sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Em seguida, definir alguns conceitos e termos corretos usados pela comunidade LGBTQ+, disponível no material do curso em PDF.

Aula2 e 3: Reprodução do filme “ Meu corpo é politico” de Alice Riff. Em seguida, transcrever o emocionante poema da personagem do filme Giu Nonato.

Aula 4: Reflexão, com roda de conversa, sobre o filme,  focando no cotidiano das 4 personagens, sua vidas comuns, seus trabalhos, estudos, vida familiar e ações comunitárias.

Aula  5: Avaliação proposta com leitura dos textos dos alunos.

AVALIAÇÃO: os alunos devem colocar no papel, seus sentimentos aflorados em relação ao filme, ao poema, as rodas de conversa, sobretudo com empatia – E se fosse você? O que sentiria e como gostaria de ser tratado?, em forma de redação, artigo de opinião ou mesmo um  poema.