Tarefa 6 – Curso EDH – Vanessa Sobral Amboni de Almeida
Função
Professora ensino fundamental II e médio
DRE / Unidade Educacional
Santo Amaro
Escola
Emef Antenor Nascentes
TRABALHO DE FINAL DE CURSO EDH – SME. SEQUENCIA DIDÁTICA
TEMA: Reflexões sobre identidade de gênero
JUSTIFICATIVA: Incentivar debates a cerca do tema, minimizar a discriminação, a intolerância e desrespeito à comunidade LGBTQ+.
PÚBLICO ALVO: Estudantes dos 8ºanos da EMEF Antenor Nascentes, dentro do conteúdo de sistema reprodutor e sexualidade.
FINALIDADE: Tratar o tema com naturalidade e que os estudantes percebam que se trata de pessoas com sentimentos, desejos e sonhos e merecem respeito e igualdade, percebendo que sofrem com o abandono e a negação por parte da família, agressões físicas, morais e psicológicas.
RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os alunos possam sentir empatia, respeito e amor ao próximo, para com aqueles que, de alguma forma, se sentem discriminados, excluídos e desrespeitados pela sociedade.
DURAÇÃO: 4 a 5 aulas (45’) dentro da grade de Ciências.
ATIVIDADES:
Aula 1: Roda de conversa sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Em seguida, definir alguns conceitos e termos corretos usados pela comunidade LGBTQ+, disponível no material do curso em PDF.
Aula2 e 3: Reprodução do filme “ Meu corpo é politico” de Alice Riff. Em seguida, transcrever o emocionante poema da personagem do filme Giu Nonato.
Aula 4: Reflexão, com roda de conversa, sobre o filme, focando no cotidiano das 4 personagens, sua vidas comuns, seus trabalhos, estudos, vida familiar e ações comunitárias.
Aula 5: Avaliação proposta com leitura dos textos dos alunos.
AVALIAÇÃO: os alunos devem colocar no papel, seus sentimentos aflorados em relação ao filme, ao poema, as rodas de conversa, sobretudo com empatia – E se fosse você? O que sentiria e como gostaria de ser tratado?, em forma de redação, artigo de opinião ou mesmo um poema.