Tarefa 6 – Curso EDH – Vanessa Izidorio de Arruda Domingues
Função
Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1
DRE / Unidade Educacional
Capela do Socorro
Escola
CEU EMEI TRÊS LAGOS
DRE Capela do Socorro
Curso EDH – Desafios do contexto atual
Unidade Educacional: CEU EMEI TRÊS LAGOS
Participante: Vanessa Izidorio de Arruda Domingues
Registro Funcional: 8138150
Tema proposto: Atitudes de Cuidado e respeito com o outro
Justificativa:
É na educação infantil que as interações sociais se fundamentam e a construção da aprendizagem no ambiente escolar se tornam significativas. Trabalhar com o tema “Atitudes de cuidado e respeito com o outro”, junto com as atividades que comporão a sequência, assumirão um papel primordial nas interações entre as crianças.
Essas interações refletem de forma positiva e tem papel importante nas aprendizagens das crianças possibilitando a troca de informações, linguagens, ações e desenvolvimento perceptivo de tudo a sua volta. Trabalhar a diversidade e atitudes de cuidado e respeito com o outro, possibilita a valorização das diferenças e estimula o respeito mútuo entre as crianças.
Assim, é possível destacar a importância do outro, no processo de construção do conhecimento e mediar atitudes positivas nas formas de agir.
Público Alvo: Educação Infantil – 3 a 6 anos
Finalidade – Possibilitar que as crianças nas interações sociais tenham atitudes de respeito e cuidado com o outro, além de proporcionar momentos prazerosos de brincadeiras e aprendizagens significativas.
Objetivos:
- Desenvolver a percepção de si;
- Aceitação das diferenças;
- Estimular e motivar o gosto pela leitura.
- Respeito e cuidados com o outro;
- Autoconhecimento;
- Respeito a diversidade;
- Permitir a construção da própria identidade e autonomia através das interações e vivências em diferentes situações;
- Resgatar valores;
- Expressar seus desejos, sentimentos e vontades;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Resultados esperados –
Espero que as crianças aprendam a aceitar suas diferenças e aprendam a lidar com as diferenças dos outros. Que essa proposta de atividades despertem nas crianças condições para terem bons relacionamentos dentro e fora da sala de aula, de modo que se tornem menos egocêntrico e aprendam a compartilhar experiências.
Duração – 5 aulas
As atividades que comporão a sequência:
Atividade 1- Roda de conversa para abordar e levantar alguns conhecimentos prévios das crianças sobre diferenças relacionadas ao “Eu e o Outro” e fazer algumas perguntas como:
A professora é igual ou diferente de vocês?
O que temos de diferente?
Atividade 2- As crianças serão convidadas a ficarem em frente ao espelho e observarem seus olhos tamanhos e cores, cabelos, cor da pele, cabelo, estilo de roupa e depois dessas observações reproduzir em folha de sulfite um auto retrato.
Atividade 3- Apresentar a música “Como é bom ser diferente” Vídeo do youtube da turma do tio Marcelo e permitir que as crianças contemplem, dancem e apreciem a letra de forma espontânea.
Atividade 4- Organizar as crianças em dupla, sentar um de frente para o outro e pedir que observem sua dupla cor dos olhos, cabelos, cor da pele, cabelo, estilo de roupa e depois dessas observações reproduzir um retrato do colega.
Atividade 5- Contação de história com fantoches. Utilizando o livro “Como é bom ser diferente” como base para releitura, confeccionarei fantoches utilizando palito de sorvete e sulfite para contar a história. O objetivo é reforçar de forma significativa que as diferenças entre as pessoas são importantes e positivas, ensinando as crianças atitudes de cuidado e respeito com o outro.
Avaliação
A avaliação será durante o desenvolvimento da sequência de atividades, onde haverá registros do desenvolvimento geral das crianças e observações referente as atitudes de respeito às diferenças e cuidado com o outro.