Tarefa 6 – Curso EDH – Vanessa Guimarães Costa
Função
Prof Ed Inf e Ens Fund I
DRE / Unidade Educacional
São Miguel Paulista
Escola
EMEI Maria da Conceição Vieira Pereira
Por uma infância sem racismo
Tema proposto
Promover uma reflexão para construção de uma infância sem racismo e valorização da diversidade
Justificativa
Em rodas de conversas iniciais com as crianças com a temática sobre cultura afro e racismo identificamos que não ou pouco conhecem sobre a escravidão e seus maléficos efeitos a sociedade e ao povo negro.
A definição e percepção de direitos humanos acessíveis e exigentes a todos também é uma visão deturpada entre as crianças que já na idade de 04 a 06 anos aceitam a normalidade da desigualdade social em seu meio principalmente entre as crianças negras.
A valorização errônea de estereótipos de beleza de outras raças levando muitas crianças a se retraírem ou desejarem ter uma aparência a base de alisamento de cabelo, maquiagens de cor de pele aclarada e comportamentos elitista.
Agentes
Alunos do Infantil I e II da EMEI (04, 05 e 06 anos), todos educadores da UE e famílias atendidas pela escola.
Finalidade
Promover a reflexão sobre as construções sociais, políticas, históricas, e culturais atribuídos pejorativamente aos negros. Eliminar comportamentos de preconceito racial no ambiente escolar.
Objetivos/Resultados esperados
Estimular o exercício da valorização das diversidades entre alunos, educadores e comunidade escolar.
Propagação da cultura afro produzida na escola após enaltecer a identidade negra entre as crianças
Romper continuamente mesmo que a longo prazo com estereótipos e produzir conteúdo de representatividade
Duração
Dois anos letivos tempo em que as crianças frequentam a EMEI
As atividades que comporão a sequência
- Pautar rotinas como roda de conversa, produções visuais, brincadeiras de papeis sociais, dramatização, contação de história, entre outras sempre considerando a colaboração do povo negro e enaltecendo a identidade negra
- Expor a história da África, a escravidão, a cultura afro e manifestações com temática racista (como o Black Lives Matter ocorridas neste 2020) para as crianças utilizando de vídeos, imagens, discussões e palestras.
- Propor momentos de formação nas reuniões dos colegiados da escola como Conselho, APM e reuniões de pais com reflexão para uma educação em direitos humanos e o combate ao racismo na infância.
- Propor momentos de formação para todos os educadores mapeando, identificando e solucionando de forma democrática e dialógica a problemática do racismo na unidade escolar.
- Em todos os eventos festivos da Unidade escolar durante o ano letivo incluir a cultura afro
- Nas reuniões de mediação de conflitos valorizar a Educação em direitos humanos através de estudo e reflexão da legislação existente
- Produzir com as crianças conteúdos como debates (Conselho mirim), produções visuais, produções de áudio e vídeo enaltecendo a identidade negra e incentivando a representatividade divulgados nas redes sociais oficiais da escola.
Avaliação
Observação de mudanças de comportamentos de toda a comunidade escolar nas rotinas diárias da escola e reverberação do conhecimento no território em torno da unidade escolar.