Tarefa 6 – Curso EDH – Vanessa da Costa Carvalho Tangerino
Função
Prof. Ens. Fund. II e Médio - Matemática
DRE / Unidade Educacional
Ipiranga
Escola
EMEF Roberto Plínio Colacioppo
Vanessa da Costa Carvalho Tangerino
RF 850.187.4
CPF 295.482.978-84
Tema proposto: A matemática e suas relações étnico-raciais
Justificativa: Existem algumas inseguranças por parte dos educadores sobre como desenvolver um trabalho relacionado à questão racial no cotidiano escolar. Além disso, alguns professores apresentam dificuldade em articular os conteúdos de sua disciplina com esse tema. É muito importante incluirmos a temática sobre relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana em nossas aulas, discutir e refletir acerca do racismo, pois todos devem ser educados como cidadãos atuantes em uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.
A quem o trabalho se destina: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Finalidade: Contextualizar os conteúdos curriculares de matemática com questões étnico-raciais, contribuindo para a valorização da cultura africana.
Objetivos/Resultados esperados:
- Analisar a importância de se promover formas alternativas de ensino aprendizagem da matemática;
- Discutir as relações raciais no ambiente escolar;
- Envolver cultura local de um país africano, conteúdo matemático e relações étnico-raciais;
- Promover o debate sobre casos de discriminação, no sentido de construção de um espaço escolar mais inclusivo;
- Promover a aprendizagem do raciocínio lógico e de conteúdos relacionados a geometria;
- Reforçar o aprendizado em operações matemáticas já estudadas anteriormente.
- Reconhecer e valorizar a cultura africana e afro-descendente, como formadora da nossa cultura;
- Promover o respeito pelas várias etnias;
Duração: 13 aulas
Atividades que comporão a sequência:
Atividade 1: “A cultura africana e afro-brasileira”
Objetivos:
- Contextualizar a relação do Brasil com o continente africano.
- Conhecer um pouco da história da matemática na África.
- Apresentar a cultura de Gana e os tecidos Kente.
Procedimentos:
- Roda de conversa para discutir sobre relações raciais no ambiente escolar, se viveram ou presenciaram alguma situação de discriminação dentro ou fora da escola. Fazer uma reflexão acerca do tema.
- Apresentação da história da matemática no continente africano: formas de expressar quantidades, fractais africanos, arquitetura das pirâmides do Egito.
- Realização de pesquisa, no laboratório de informática, sobre o país de Gana: história e cultura.
- Apresentação do tecido Kente, história, diversidade e formas.
- Socialização dos registros.
Recursos:
Vídeo e imagens, mapa político, laboratório de informática.
Duração: 5 aulas.
Atividade 2: “Trabalhando conteúdos matemáticos nos tecidos de Gana”
Objetivos:
- Realizar atividades que articulam conteúdos matemáticos com a cultura de Gana, a partir do processo de fabricação dos tecidos kente, tais como: formas geométricas presentes, classificação dos triângulos em relação à medida dos seus lados e à medida de seus ângulos, simetria matemática.
Procedimentos:
- Roda de conversa para analisar quais formas geométricas são identificadas em algumas estampas dos tecidos kente.
- Explicação dos conteúdos curriculares envolvidos nos tecidos kente.
- Realização de exercícios para desenvolvimento dos conteúdos matemáticos.
- Construção de estampas de tecidos kente em cartolinas, utilizando régua, lápis de cor, canetinhas, pincel e tinta guache, enfatizando a beleza, o colorido e a simbologia desses tecidos.
Recursos:
Imagens, lousa, livro didático, cartolina, lápis de cor, canetinha, pincel, tinta, régua.
Duração: 8 aulas.
Avaliação:
- Registro por meio da observação o nível de participação e envolvimento nas atividades propostas.
- Trabalho em grupo.
Tecido Kente
Tecido Kente
Tecido Kente