Tarefa 6 – Curso EDH – Vanessa da Costa Carvalho Tangerino

Data

17 de julho de 2020

Cursista

Vanessa da Costa Carvalho Tangerino

Função

Prof. Ens. Fund. II e Médio - Matemática

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

EMEF Roberto Plínio Colacioppo

Vanessa da Costa Carvalho Tangerino

RF 850.187.4

CPF 295.482.978-84

Tema proposto: A matemática e suas relações étnico-raciais

Justificativa: Existem algumas inseguranças por parte dos educadores sobre como desenvolver um trabalho relacionado à questão racial no cotidiano escolar. Além disso, alguns professores apresentam dificuldade em articular os conteúdos de sua disciplina com esse tema. É muito importante incluirmos a temática sobre relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana em nossas aulas, discutir e refletir acerca do racismo, pois todos devem ser educados como cidadãos atuantes em uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.

A quem o trabalho se destina: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Finalidade: Contextualizar os conteúdos curriculares de matemática com questões étnico-raciais, contribuindo para a valorização da cultura africana.

Objetivos/Resultados esperados:

  • Analisar a importância de se promover formas alternativas de ensino aprendizagem da matemática;
  • Discutir as relações raciais no ambiente escolar;
  • Envolver cultura local de um país africano, conteúdo matemático e relações étnico-raciais;
  • Promover o debate sobre casos de discriminação, no sentido de construção de um espaço escolar mais inclusivo;
  • Promover a aprendizagem do raciocínio lógico e de conteúdos relacionados a geometria;
  • Reforçar o aprendizado em operações matemáticas já estudadas anteriormente.
  • Reconhecer e valorizar a cultura africana e afro-descendente, como formadora da nossa cultura;
  • Promover o respeito pelas várias etnias;

Duração: 13 aulas

Atividades que comporão a sequência:

Atividade 1: “A cultura africana e afro-brasileira”

Objetivos:

  • Contextualizar a relação do Brasil com o continente africano.
  • Conhecer um pouco da história da matemática na África.
  • Apresentar a cultura de Gana e os tecidos Kente.

Procedimentos:

  • Roda de conversa para discutir sobre relações raciais no ambiente escolar, se viveram ou presenciaram alguma situação de discriminação dentro ou fora da escola. Fazer uma reflexão acerca do tema.
  • Apresentação da história da matemática no continente africano: formas de expressar quantidades, fractais africanos, arquitetura das pirâmides do Egito.
  • Realização de pesquisa, no laboratório de informática, sobre o país de Gana: história e cultura.
  • Apresentação do tecido Kente, história, diversidade e formas.
  • Socialização dos registros.

Recursos:

Vídeo e imagens, mapa político, laboratório de informática.

Duração: 5 aulas.

Atividade 2: “Trabalhando conteúdos matemáticos nos tecidos de Gana”

Objetivos:

  • Realizar atividades que articulam conteúdos matemáticos com a cultura de Gana, a partir do processo de fabricação dos tecidos kente, tais como: formas geométricas presentes, classificação dos triângulos em relação à medida dos seus lados e à medida de seus ângulos, simetria matemática.

Procedimentos:

  • Roda de conversa para analisar quais formas geométricas são identificadas em algumas estampas dos tecidos kente.
  • Explicação dos conteúdos curriculares envolvidos nos tecidos kente.
  • Realização de exercícios para desenvolvimento dos conteúdos matemáticos.
  • Construção de estampas de tecidos kente em cartolinas, utilizando régua, lápis de cor, canetinhas, pincel e tinta guache, enfatizando a beleza, o colorido e a simbologia desses tecidos.

Recursos:

Imagens, lousa, livro didático, cartolina, lápis de cor, canetinha, pincel, tinta, régua.

Duração: 8 aulas.

Avaliação:

  • Registro por meio da observação o nível de participação e envolvimento nas atividades propostas.
  • Trabalho em grupo.

 

Tecido Kente

Tecido Kente

Tecido Kente