Tarefa 6 – Curso EDH – Thalita Aryadne Pinheiro Pedroso

Data

2 de agosto de 2020

Cursista

Thalita Aryadne Pinheiro Pedroso

Função

Peif

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEF Hipolito José da Costa

SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESPEITAR É PRECISO

TEMA:

 

Raça, diversidade cultural.

 

JUSTIFICATIVA:

Reconhecer que nossa sociedade é formada por diversas etnias, refletindo sobre as questões raciais, familiares e principalmente o respeito independente de raça, cor ou credo. Mostrar que as pessoas são diferentes, que cada um de nós tem suas características,  que precisamos respeitar as diferenças. E que devemos trilhar caminhos para uma convivência harmoniosa, incentivando o respeito  à diversidade

Respeitar as características de cada um;

Aprender a reconhecer e a respeitar as diferenças entre as pessoas;

Estimular a socialização, trabalhando com a diversidade.

 

A QUEM SE DESTINA:

 

Educação infantil

 

 FINALIDADE

 

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem;

Estimular a imaginação e criatividade;

A criança necessita experimentar, vivenciar e brincar para adquirir conhecimentos que futuramente lhe ajudará a desenvolver de maneira mais eficiente um aprendizado formal. Através das brincadeiras a criança acaba explorando o mundo a sua volta livremente, pois é a partir daí que ela constrói seu aprendizado, e é nesse espaço que a criança acaba criando um mundo de fantasias e manifesta seus sentimentos, se sentindo cada vez mais segura para interagir.

OBJETIVO

Trabalhar a coordenação motora, por meio da música

Construir um boneco com as características de cada um;

Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade.

 

 

DURAÇÃO

1 semana

 

 

ATIVIDADES

 

Contação de histórias por meio de palitoches.

Interpretação de texto.

 

Ações Metodológicas

1° MOMENTO: O educador iniciará as atividades com algumas perguntas:

-Com quem a gente se parece?

-Todas as pessoas são iguais?

-Se todos aqui nesta sala fossem iguais, seria legal?

Em seguida, irão contar a história O CABELO DE LELÊ de Valéria Belém , por meio de palitoches. Após a contação de história, faremos alguns questionamentos com as crianças sobre a mesma.

 

2º MOMENTO: Será trabalhado oralmente as características físicas da menina, associando às comparações do texto. Em seguida, realizaremos a interpretação do livro:

-Como é o cabelo de Lelê?

-Quais são as características principais de Lelê?

-Por que Lelê apresenta tais características?

-Qual será a razão de Lelê apresentar tais características?

-Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características?

-Você se identifica com as características de Lelê?

-Você gosta do que vê?

Neste momento o educador enfatizará que cada um de nós tem suas características, provenientes de sua família. Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.

Em seguida será entregue uma atividade xerocopiada, para que os alunos cubram o cabelo da menina com tinta (Usando o dedinho) e depois desenhar como é o seu cabelo.  3º MOMENTO: Iremos construir um gráfico para identificar a cor e o tipo de cabelo das crianças: enrolado, liso, trançado, entre outros. Ainda enfatizaremos a importância que: Se todo mundo fosse igualzinho, o mundo não teria graça, mas só reconhecer que as pessoas são diferentes não basta. É preciso respeitar as diferenças.4°MOMENTO: Confecção do painel da diversidadeFaremos bonecos com cartolina branca para cada criança, com o intuito de que elas personalizem de acordo com suas características ou vontade, até formar um painel da diversidade. Utilizando canetinhas, tintas, tecidos, papel crepom, barbante, olhos e bocas recortados de revistas disponibilizados para que cada boneco seja único! Quando os bonecos estiverem prontos, iremos colar um ao lado do outro de mãos dadas para simbolizar o respeito e amizade no painel da diversidade.Recursos didáticosAtividade xerocopiada, cartolina, pincel, tinta guache, canetinhas, papel crepom, barbante, recortes de revistas, retalhos de tecidos.   AVALIAÇÃOFoi pensando nas dificuldades que os professores encontram em buscar a concentração de seus alunos no momento das atividades que este projeto foi criado. Sabe-se que a atividade lúdica (jogos e brincadeiras), pois há muito tempo discute-se a questão dos jogos e brincadeiras como processo de desenvolvimento na Educação Infantil, e sua finalidade no universo lúdico, até onde esse contexto influencia o desenvolvimento psicomotor da criança.  Será avaliado o interesse, a participação, e o desenvolvimento dos alunos nas atividades, bem como o envolvimento e a compreensão da história e da importância de valorizar as diferentes..

 

 

 

 

 

tarefa Respeitar é preciso