Tarefa 6 – Curso EDH – Tebas Verena Nogueira e Silva

Data

13 de julho de 2020

Cursista

Tebas Verena Nogueira e Silva

Função

Prof de educação infantil

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Cei Jardim Helena

TAREFA EDH

Tebas Verena Nogueira e Silva – RF: 7710798-1

Tema: Como melhoramos as relações humanas através dos exemplos

Justificativa: Optei por trabalhar esse tema, pois com os vídeos apresentados pelo curso, observei a necessidade do grupo escolar trabalhar questões sociais entre todos os funcionários, afim de que a boa convivência, o respeito e a empatia ao próximo, sirvam como exemplo para a comunidade que atendemos e que melhore as relações entre todos.

A quem o trabalho se destina: A todos os funcionários da unidade, equipe gestora, professores, ATE, grupo de apoio, servidoras da cozinha, limpeza e lavanderia.

Finalidade: Este trabalho tem como finalidade promover o bem estar no ambiente de trabalho, afim de que todos os funcionários consigam compreender que suas funções são super importantes para o andamento da escola e proporcionar uma vivência de respeito mútuo, servindo de exemplo e dedicação a toda a comunidade atendida pela escola.

Objetivos/Resultados Esperados: Tenho como objetivo que as pessoas consigam compreender as dificuldades dos colegas de trabalho, que tenham empatia, que aceitem sua posição social, assim como os nomes sociais, que consigam trabalhar em conjunto para que se tornem uma equipe, servindo de exemplo de cooperação e não de disputa.

Duração: O projeto deve acontecer durante o ano, nas reuniões pedagógicas com a participação de todos os funcionários.

Atividades: Dinâmicas em grupo (“Como é estar no lugar do outro?”; “O que eu posso fazer para ser gentil?”; “Qual a minha função na unidade escolar?”; “Como respeitar o próximo sem levar em consideração os julgamentos dos outros e os pré-conceitos trazidos por mim?). Filmes ou biografias podem ser utilizados no processo de acordo com o andamento e as necessidades que o grupo apresentar.

Propor que as reuniões pedagógicas sejam realizadas com todos os funcionários da unidade, para que possamos realizar as dinâmicas de grupos que tragam essas reflexões. Observei em minha unidade educacional essa necessidade, pois percebo muita separação de grupos e distinção das funções e percebo o quanto isso influencia diretamente na rotina das crianças. Professoras que solicitam auxilio do apoio, mas não têm, porque determinada pessoa não quer, ou rodas de conversas em tom de voz alto no horário de sono das crianças, ou até mesmo risadas e comentários para funcionários que tem opção de gênero diferente.

Nas reflexões das dinâmicas, tentaremos mostrar a importância de que para um bom convívio com as crianças, famílias e comunidade, é necessário um bom relacionamento entre os pares e o grupo da unidade, pois todos têm a mesma função “atender as crianças” e que somente a maneira desse atendimento é diferente devido as necessidades que a escola apresenta.

Avaliação: A avaliação será progressiva, durante o ano. Além das trocas que teremos nas reuniões iremos observar o movimento do grupo e se está apresentando resultados positivos. Ao final do ano, faremos uma reunião para escutar os prós e contras de todos que participaram.