Tarefa 6 – Curso EDH – Tatiana Cristina Pereira

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Tatiana Cristina Pereira

Função

Assistente de Diretor de Escola

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEF Prof. Laerte Ramos de Carvalho

Curso: EDH – Desafios do contexto atual

Cursista: TATIANA CRISTINA PEREIRA – RF: 752.430.7/1 – DRE: Santo Amaro

Contato: 11-97652-1938

Formação em PEA –  “A Comunicação não violenta como princípio – Reciprocidade entre os membros da Comunidade Escolar”

Justificativa: A escolha do tema se deve – ao observar a forma desrespeitosa com que os membros da comunidade escolar se tratam no cotidiano, bem como tal situação ter se solidificado no decorrer do afastamento em virtude da pandemia.

Público: Docentes, Apoio e Gestão Escolar (Comunidade Escolar).

Finalidade: Promover o processo de escuta e diálogo com a finalidade de “falar sem machucar e ouvir sem se ofender” – Marshall Rosenberg.

Objetivos/Resultados esperados:

  • Refletir sobre a importância do respeito, da reciprocidade, da cooperação e da solidariedade;
  • Melhorar as relações interpessoais e incentivar o diálogo para a resolução de conflitos;
  • Espera-se a participação de todos os membros da equipe, bem como a observação de posturas frente ao diálogo proposto.

Duração: 4 semanas, podendo ser ampliado.

Sequência:

1ª semana

Café coletivo

  • Apresentação do – Vídeo A História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=uCnIKEOtbfc&t=17s
  • Apresentação da proposta formativa – “A Comunicação não violenta como princípio – Reciprocidade entre os membros da Comunidade Escolar” – Refletir sobre as relações humanas no cotidiano físico e virtual no/do âmbito escolar.
  • Momento para escuta dos participantes;

2ª semana

Dinâmica – Solicitar aos participantes que reflitam:

  • Uma situação na escola em que foi acolhido por alguém – Como se sentiu. Como reagiu.
  • Uma situação na escola em que foi não foi acolhido por alguém – Como se sentiu. Como reagiu.
  • Uma situação na escola em que respeitou alguém – Como se sentiu. Como reagiu.
  • Uma situação na escola em que desrespeitou alguém – Como se sentiu. Como reagiu.
  • Leitura do texto – Educação em valores – Caderno – Orientações Gerais – Respeito na escola.

3ª semana

Introdução à Comunicação não violenta

  • Dinâmica 1 – Diferentes pontos de vista – Pedir para dois participantes trocarem os óculos e contarem suas percepções. Pedir para dois participantes contarem onde nasceram e o que recordam de sua terra natal. Pedir para dois participantes relatarem uma viagem inesquecível.
  • Proceder a escuta dos participantes.
  • Dinâmica 2 – A comunicação – Apresentar fotos de como as pessoas se comunicam: No mundo, no Brasil, nos Estados, no bairro, na rua e finalmente na escola.
  • Proceder a escuta dos participantes.

       4ª semana

Introdução à Comunicação não violenta

  • Apresentação de PPT – “Princípios da CNV”
  • Vídeo – “Comunicação Não-violenta na prática” com Giovana Camargo” – https://www.youtube.com/watch?v=7LulOMOMI7A
  • Dinâmica 1 – CNV na prática – Estudos de casos para serem solucionados pelos participantes.
  • Proceder a escuta dos participantes e avaliação.

Avaliação – A avaliação será contínua. Levará em conta a participação e envolvimento da comunidade escolar em relação a temática.