Tarefa 6 – Curso EDH – TATIANA ALVES DE OLIVEIRA

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

TATIANA ALVES DE OLIVEIRA

Função

Profa. Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

Emef Oliva Irene Bayerlein Silva

TATIANA ALVES DE OLIVEIRA

RF: 781.336.8

 

Tarefa do curso: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

 

  • TEMA: Produção Social do Sofrimento / Xenofobia aos imigrantes bolivianos

 

  • JUSTIFICATIVA:

Sou Professora do 3 Ano do Ensino Fundamental I em uma escola localizada na  Zona Norte da cidade de São Paulo, região que recebe grande quantidade de alunos bolivianos ou descendentes. Ao estudar o tema “Produção Social do Sofrimento” imediatamente relacionei com a situação em sala de aula vivida e no ambiente escolar. Muitos brasileiros hostilizam os estrangeiros ou seus filhos em falas e atitudes preconceituosas.

 

  • PÚBLICO ALVO:

O trabalho se destina inicialmente aos alunos (entre 08 e 09 anos) do 3 ano do Ensino Fundamental I no qual leciono.

 

  • INTENÇÃO:

Promover uma sequência de atividades, buscando a sensibilização. Atividades que proponham reflexão sobre o preconceito e discriminação sobre as pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município por meio de trocas culturais. Buscar a empatia.

 

  • OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS

Fundamentado nas referências que orientam a Matriz de Saberes estabelecida pela SME cito:

  1. Princípios éticos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, orientados para o exercício da cidadania responsável, que levem à construção de uma sociedade mais igualitária, justa, democrática e solidária. Justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação;
  • Autoconhecimento;
  • Abertura a diversidade;
  • Repertório Cultural;
  • Empatia;

Desenvolver a empatia para alcançar mais apreciação do diferente, da diversidade. Desenvolver competências socioemocionais e gestão de conflitos.

 

  • DURAÇÃO:

Quatro semanas para o conteúdo:

 

  • ATIVIDADES QUE COMPORÃO A SEQUÊNCIA

Migração para o Brasil: O país de muitos povos

Imigrantes: Trocas culturais

Além da proposta focada inicialmente no conteúdo, a proposta é dar continuidade aos objetivos, visto que o ambiente escolar não deve ser local de produção de sofrimento social.

 

  • AVALIAÇÃO

Observando as atividades propostas por meio da Arte, do Lúdico e do diálogo, abrindo espaços de troca e desenvolvimento a fim de acolher e transformar as percepções dos alunos a respeito de temas como relacionamento e convivência.