Tarefa 6 – Curso EDH – TATIANA ALVES DE OLIVEIRA
Função
Profa. Educação Infantil e Ensino Fundamental I
DRE / Unidade Educacional
Jaçanã / Tremembé
Escola
Emef Oliva Irene Bayerlein Silva
TATIANA ALVES DE OLIVEIRA
RF: 781.336.8
Tarefa do curso: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL
- TEMA: Produção Social do Sofrimento / Xenofobia aos imigrantes bolivianos
- JUSTIFICATIVA:
Sou Professora do 3 Ano do Ensino Fundamental I em uma escola localizada na Zona Norte da cidade de São Paulo, região que recebe grande quantidade de alunos bolivianos ou descendentes. Ao estudar o tema “Produção Social do Sofrimento” imediatamente relacionei com a situação em sala de aula vivida e no ambiente escolar. Muitos brasileiros hostilizam os estrangeiros ou seus filhos em falas e atitudes preconceituosas.
- PÚBLICO ALVO:
O trabalho se destina inicialmente aos alunos (entre 08 e 09 anos) do 3 ano do Ensino Fundamental I no qual leciono.
- INTENÇÃO:
Promover uma sequência de atividades, buscando a sensibilização. Atividades que proponham reflexão sobre o preconceito e discriminação sobre as pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município por meio de trocas culturais. Buscar a empatia.
- OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS
Fundamentado nas referências que orientam a Matriz de Saberes estabelecida pela SME cito:
- Princípios éticos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, orientados para o exercício da cidadania responsável, que levem à construção de uma sociedade mais igualitária, justa, democrática e solidária. Justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação;
- Autoconhecimento;
- Abertura a diversidade;
- Repertório Cultural;
- Empatia;
Desenvolver a empatia para alcançar mais apreciação do diferente, da diversidade. Desenvolver competências socioemocionais e gestão de conflitos.
- DURAÇÃO:
Quatro semanas para o conteúdo:
- ATIVIDADES QUE COMPORÃO A SEQUÊNCIA
Migração para o Brasil: O país de muitos povos
Imigrantes: Trocas culturais
Além da proposta focada inicialmente no conteúdo, a proposta é dar continuidade aos objetivos, visto que o ambiente escolar não deve ser local de produção de sofrimento social.
- AVALIAÇÃO
Observando as atividades propostas por meio da Arte, do Lúdico e do diálogo, abrindo espaços de troca e desenvolvimento a fim de acolher e transformar as percepções dos alunos a respeito de temas como relacionamento e convivência.