Tarefa 6 – Curso EDH – TALINE SANTANA ALMEIDA

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

TALINE SANTANA ALMEIDA

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

Cei Parque Figueira Grande

Cuidando de si e do outro dentro e fora da unidade escolar.

 

Taline Santana Almeida

 

RESUMO: Essa proposta visa cuidados e acolhimentos importantes que são necessários, visto a previsão de um possível retorno da volta as aulas presenciais. Cuidados não só consigo, mas conscientização desse cuidado também com o outro. Educação em direitos humanos, no qual precisamos nos aprofundar ainda mais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cuidar, Saúde; Segurança; Formação; Conscientização; Orientação; Criança; Família; Educação.

 

Justificativa

 

Como professora na área da educação infantil, o que me inquietou a abordar esse tema foi à própria complexidade do assunto quando se trata de cuidados com a saúde e acolhimento dos bebês e crianças pequenas, que necessitam da supervisão e orientação de um adulto nesse processo de conscientização.

Uma educação em direitos humanos, pautada no respeito mútuo, nos diálogos permanentes com as famílias e sucessivamente no cuidado e respeito com o outro. A partir dessa nova realidade e das aulas fornecidas pelo curso, eu me senti no dever de refletir e questionar a respeito desse assunto, de forma a repensar nesse novo ambiente, nessa nova forma de educar e nesses novos desafios.

Compreendi a importância de leva-los a discussões com todos que fazem parte da unidade e com a comunidade, afim de promover trocas construtivas, de experiências, e direcionamento desse novo olhar ao recomeço.

 

Público alvo

 

          O trabalho se destina aos docentes e as crianças dessa unidade, com faixa etária de 0 a 3 anos de idade.

 

Intenção

 

Promover com essa sequência de atividades ações e estratégias que corroborem com uma educação de qualidade, que visa o tripé da educação infantil, sendo ele, cuidar, educar e brincar, de forma com que as famílias e crianças se sintam seguras e acolhidas dentro do ambiente escolar.

 

Objetivos

 

Objetivo gerais:

  • Desenvolver formações contínuas com os docentes, na busca por práticas que atendam a realidade atual, com base nos direitos humanos.

 

  • Verificar e identificar os aspectos facilitadores para essa ação se efetivar, e as dificuldades que enfrentaremos ao longo de todo o processo.

 

Objetivos específicos:

 

Desenvolver…

 

  • O autoconhecimento e o autocuidado;
  • A autonomia e a determinação;
  • A resolução de problemas;
  • A responsabilidade e a participação;
  • A empatia e a colaboração;

 

Resultados esperados

 

Compreendo que a partir das formações com os docentes, as atividades planejadas e colocadas em práticas, sejam pautadas de acordo com a realidade de cada sala.

Proporcionando o desenvolvimento das diversas habilidades, e ao mesmo tempo ações que abordam também o cuidado com a higiene e com o corpo, de forma a garantir a segurança dentro e fora do ambiente escolar e a educação em direitos humanos, no qual o cuidado faz parte.

. Por isso, é preciso pensar com cuidado as novas ações para esse retorno, espero perceber nossas famílias e crianças mais confiantes e orientadas e de como se proteger.

 

Duração

 

         Essas ações não são de curto prazo, deve ser contínua e revisitadas, sempre que se fizer necessário. Estamos em quarentena, com contato apenas via redes sociais e telefone com essas famílias, mas esse meio de contato pode ser o início de nossos diálogos.

 

Avaliação

        Para verificar os resultados fazer uma sondagem junto aos professores sobre como está sendo cada etapa da proposta, e uma pesquisa com os pais sobre a unidade escolar.