Tarefa 6 – Curso EDH – SUSANA MARTINS PEREIRA DE ALMEIDA
Função
PEIF
DRE / Unidade Educacional
Guaianases
Escola
EMEI ODUVALDO VIANA FILHO
Curso EDH Desafios do contexto atual
Cursista Susana Martins Pereira de Almeida rf: 8455104
Email: [email protected]
Tema: Inclusão e os marcadores de desigualdade sociais.
Justificativa:
Os temas escolhidos abrangem situações reais no ambiente escolar, tanto a inclusão em seus diferentes aspectos quanto os marcadores de desigualdade social são temas que devem ser trabalhados com as crianças desde pequenas. Com intuito de fortalecer os princípios de respeito e equidade entre nossas crianças, venho propor a leitura simultânea como prática reflexiva de ações e percepções que combatam a pratica de exclusão, desrespeito e desigualdade no ambiente escolar.
Público alvo: Educação Infantil – Esse trabalho será direcionado a todo o grupo escolar e as crianças que atendemos de 04 a 05 anos faixa etária que atendemos na EMEI
A finalidade deste projeto é proporcionar momentos reflexivos sobre ações cotidianas que envolvem a prática da cidadania e o exercício de valores e princípios que favoreçam um ambiente de equidade, respeito e acolhimento a toda a comunidade escolar.
Objetivo geral: Proporcionar a reflexão sobre o desenvolvimento pleno da cidadania e princípios éticos de respeito e equidade.
Objetivo específico: Estabelecer diálogos sobre práticas cotidianas que fortaleçam o exercício do respeito e cidadania no ambiente escolar.
Duração: A proposta de desenvolvimento desse projeto é bimestral sendo renovada as literaturas e os narradores durante a duração do mesmo que pode ser durante o semestre com 03 encontros
Desenvolvimento
1 Etapa: Seleção do leitor dentro do grupo escolar ( direção, equipe de apoio e docentes), tendo um representante de cada segmento. Este escolherá um livro para propor a leitura e o diálogo com as crianças e o espaço no qual essa será realizada.
2 Etapa: Os professores apresentaram em sua sala os títulos das leituras para as crianças em forma de cartaz e as crianças irão escolher o livro/ história que querem conhecer sem saber quem será o leitor. No dia da leitura irão para o espaço aonde essa leitura acontecerá.
3 Etapa: Dia da leitura: cada criança será direcionada ao espaço em que ocorrerá a leitura de sua escolha, lá encontrará membro da escola que irá narrar a história, da forma que ele escolher para aquele grupo, em seguida irá propor uma roda de conversa sobre o tema abordado e a produção de uma atividade que poderá ser um cartaz, uma atividade previamente preparada, uma brincadeira, uma canção.
4 Etapa: Ao retornar para sala de aula, cada criança trará um tema, uma concepção, uma informação do que aprendeu com a leitura e o professor da turma fará um momento de partilha de informações com a turma que apresentará os conceitos apreendidos durante a experiencia vivenciada.
Sugestões de leituras e atividades.
O cabelo de Lele – oficina de penteados trabalhando a valorização e autoestima das crianças.
O gigante mais bonito do mundo – dinâmica da caixa de presente cada criança entregará a caixa para um coleguinha até que todos a tenham recebido e no final partilharão o presente da caixa que poderá ter bala, pirulito algo a ser compartilhado pelo grupo.
Tudo bem ser diferente – confecção de um mural coletivo expressando a diversidade do grupo.
A felicidade da borboleta- dinâmica do tato as crianças terão os olhos vendados e tentarão adivinhar o objeto apresentado para identificá-lo.
Para fechamento dessa ação a proposta é um exposição com os registros fotográficos e atividades desenvolvidas durantes as vivências no final do semestre.
Avaliação. A avaliação do projeto se dará durante o desenvolvimento do mesmo por meio da participação e interação do grupo, as vivências devem ser fotografadas para registro da atividade e no final do semestre ser montado um grande painel com as atividades desenvolvidas.