Tarefa 6 – Curso EDH – SUSANA MARTINS PEREIRA DE ALMEIDA

Data

28 de julho de 2020

Cursista

SUSANA MARTINS PEREIRA DE ALMEIDA

Função

PEIF

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

EMEI ODUVALDO VIANA FILHO

Curso  EDH Desafios do contexto atual

Cursista Susana Martins Pereira de Almeida rf: 8455104

Email: [email protected]

 

Tema: Inclusão e os marcadores de desigualdade sociais.

Justificativa:

Os temas escolhidos abrangem  situações reais no ambiente escolar, tanto a inclusão em seus diferentes aspectos quanto os marcadores de desigualdade social são temas que devem ser trabalhados com as crianças desde pequenas. Com intuito de  fortalecer os princípios de respeito e equidade entre nossas crianças, venho propor a leitura simultânea como prática reflexiva de ações e percepções que combatam a  pratica de exclusão, desrespeito e desigualdade no ambiente escolar.

Público alvo: Educação Infantil  – Esse trabalho será direcionado a todo o grupo escolar e as crianças que atendemos de 04 a 05 anos faixa etária  que atendemos na  EMEI

A finalidade deste projeto é proporcionar momentos reflexivos sobre ações cotidianas que envolvem a prática da cidadania e o exercício de valores e princípios que favoreçam um ambiente de equidade, respeito e acolhimento a toda a comunidade escolar.

Objetivo geral: Proporcionar a reflexão sobre  o desenvolvimento pleno da cidadania e princípios éticos de respeito e equidade.

Objetivo específico: Estabelecer diálogos sobre práticas cotidianas que fortaleçam o exercício do respeito e cidadania no ambiente escolar.

Duração: A proposta de desenvolvimento desse projeto é bimestral  sendo renovada as literaturas e os narradores durante a duração do mesmo que pode ser durante o semestre com 03 encontros

Desenvolvimento

1 Etapa: Seleção do leitor dentro do grupo escolar ( direção, equipe de apoio e docentes), tendo um representante de cada segmento. Este escolherá um livro para propor a leitura e o diálogo com as crianças e o espaço no qual  essa será realizada.

2 Etapa: Os professores apresentaram  em sua sala os títulos das leituras para as crianças  em forma de cartaz e  as crianças  irão escolher o livro/ história que querem conhecer sem saber quem será o leitor. No dia da leitura irão para o espaço aonde essa leitura acontecerá.

3 Etapa: Dia da leitura:  cada criança será direcionada ao espaço em que ocorrerá a leitura de sua escolha, lá encontrará  membro da escola que irá narrar a história, da forma que ele  escolher para aquele grupo, em seguida irá propor uma roda de conversa sobre o tema abordado e a produção de uma atividade que poderá ser um cartaz,  uma atividade previamente preparada, uma brincadeira, uma canção.

4 Etapa: Ao retornar para sala de aula, cada criança trará um tema, uma concepção, uma informação do que aprendeu com a leitura e o  professor da turma fará um momento de partilha de informações com a turma que apresentará os conceitos apreendidos durante a experiencia  vivenciada.

Sugestões de leituras e atividades.

O cabelo de Lele – oficina de penteados trabalhando a valorização e autoestima das crianças.

O gigante mais bonito do mundo – dinâmica da  caixa de presente cada criança entregará a caixa para um coleguinha até que todos a tenham recebido e no final partilharão o presente da caixa que poderá ter bala, pirulito algo a ser compartilhado pelo grupo.

Tudo bem ser diferente –  confecção de um mural coletivo expressando a diversidade  do grupo.

A felicidade da borboleta- dinâmica do tato as crianças terão os olhos vendados e tentarão adivinhar o objeto apresentado para identificá-lo.

Para fechamento dessa ação a proposta é  um exposição com os registros fotográficos e atividades desenvolvidas durantes as vivências  no final do semestre.

 

Avaliação. A avaliação do projeto se dará durante o desenvolvimento do mesmo por meio da participação e interação do grupo,  as vivências devem ser fotografadas para registro da atividade e no final do semestre ser montado um grande painel com as atividades desenvolvidas.