Tarefa 6 – Curso EDH – Sthephanie Larissa Ferro dos Santos

Data

20 de julho de 2020

Cursista

Sthephanie Larissa Ferro dos Santos

Função

Professora ensino fundamental

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

Emef Carlos de Andrade Rizzini

Cursista: Sthephanie Larissa Ferro dos Santos

RF: 827.214-0

Relações étnico-raciais – branquitude

Justificativa

O tema foi escolhido, pois durante essa quarentena, muitos casos de racismo no Brasil e no Mundo foram evidenciados pela mídia e juntando isso com as palestras e o material que aprendi no curso, me despertou a importância de falarmos mais sobre esse assunto nas escolas e de dialogar com os alunos de forma mais profunda, dando ouvidos a eles, conhecimento e despertando também o pensamento e reflexão sobre essa questão em nossa escola e nosso dia a dia.

Para isso, acredito que é importante que o aluno conheça mais sobre o continente africano, admire essa cultura, pois muitas vezes o conhecimento que ele tem é apenas negativo, o que reforça ainda mais que a cultura e a raça negra seja inferiorizada e que o racismo permaneça.

 

A quem o trabalho se destina

O trabalho se destina aos alunos de ensino fundamental do 5º ano, os quais tenho turmas de reforço pedagógico.

Finalidade

Esse trabalho tem por objetivo promover a reflexão, debate e conhecimento nas questões que envolvem o termo branquitude e racismo, interdisciplinando os temas com atividades que estudamos no dia a dia.

 

Objetivos/Resultados esperados

O objetivo esperado é que os alunos tenham consciência da importância do respeito ao próximo, considerando e valorizando todas as diferenças e diversidade.

 

Duração

Um ano

Atividades

  1. Trazer diferentes imagens do continente africano (imagens de lugares bonitos e que muitos não sabem se tratar da África) e perguntar para os alunos de onde eles imaginam que sejam essas imagens.
  • Após eles responderem, contar que são da África;
  • Localizar esses lugares no mapa;
  • Falar um pouco sobre eles, sobre a sua população;
  • Trazer curiosidades sobre esses países;
  • Dividir os alunos em grupos e pesquisar mais imagens e curiosidades sobre os países pesquisados;

 

2. Pesquisar inventos tecnológicos do continente africano antigos e atuais

  • Na sala de informática, visualizar e conversar sobre alguns inventos e sua importância para o Mundo;
  • Sugerir que os alunos pesquisem outros e façam uma escrita, apresentando em outra data o que encontraram;
  • Realizar atividades escritas, verificando o conteúdo aprendido.
  • Realizar debates sobre a importância destes inventos, valorizando a cultura e tecnologia africana.

3.  Literatura africana

  • Leitura de contos; Criar um final para o conto escolhido;
  • Escrita de memória;
  • Diversos gêneros literários africanos;
  • Interpretação de texto;
  • Criar um final para o conto escolhido;
  • Disponibilizar diversos materiais letrados para que os alunos leiam e se familiarizem com a literatura da África.

4 . Assistir o filme: Pantera Negra

  • Discussão sobre a tecnologia usada no filme;
  • Valorização da cultura e raça negra.

5. Trazer vídeos sobre situações de racismo

  • Mostrar o termo branquitude e perguntar para os alunos o que significa e se já ouviram;
  • Apresentar aos alunos algumas situações de branquitude e sobre privilégios de ser branco
  • Abrir espaço para que os alunos comentem e falem sobre situações que já vivenciaram ou que já viram acontecer.
  • Relembrar os elementos que foram trabalhados da cultura africana e trazer em discussão o porquê existe discriminação ao negro;
  • Promover situações e intervenções que levem os alunos a reflexão.

 

6 . Arte africana – pesquisar sobre a arte africana e trazer essa arte para as atividades diárias dos alunos, como os desenhos que damos para eles pintarem ou sugestões de atividades manuais que realizamos no dia a dia.

  • Trabalhar com a influência da música africana para o Brasil;
  • Arte manual africana;
  • Dança africana;
  • Comidas típicas.
  • Montar uma amostra cultural com as atividades e elementos trabalhados pelos alunos e apresentar para os demais alunos da escola. 

As atividades serão ao longo de todo ano. Considero que sejam temas que devem ser trabalhados sempre, ainda que não tenha uma atividade específica naquele dia, o racismo precisa ser combatido o tempo todo.

Avaliação

A avaliação será feita considerando a participação e envolvimento dos alunos nas discussões e nas atividades solicitadas.