Tarefa 6 – Curso EDH – Sordia Manzela dos Santos
Função
Profesdora de Ed.Infan.Ens. Fund I/ Professora do Ens.Fund II e Médio de Inglês
DRE / Unidade Educacional
Pirituba / Jaraguá
Escola
EMEF JAIRO RAMOS
TAREFA
CURSO EDH -DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL
Cursista: Soraia Manzela dos Santos
ROTEIRO DE AÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA BASEADA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
- Título: Combatendo o bullying e a discriminação e valorizando a diversidade e identidade cultural.
- Localização
EMEF Jairo Ramos
DRE: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO PIRITUBA
A escola atende uma média de 900 alunos, distribuídos em:
Ensino Fundamental de 9 anos
Público alvo: 4º e 5º anos e um EPAEE (Estudante Público Alvo da Educação Especial) com deficiência visual.
- Tema
O bullying e a diversidade.
- Objetivos
Objetivo geral:
Prevenir práticas de bullying na escola. Ainda espera-se que esta ação resgate a autoestima e valorize a construção de identidade de cada um.
Objetivos específicos:
- Conhecer as formas e práticas do bullying no universo escolar.
- Buscar soluções para combater as práticas do bullying;
- Estimular os princípios éticos: disciplina, respeito, honestidade e cooperação;
- Aceitar e respeitar as diferenças existentes na escola;
- Promover a autoestima e o resgate da identidade de cada um.
- Justificativa
A principal justificativa para a elaboração deste plano é identificar, prevenir e combater qualquer tipo de violência e discriminação, principalmente o bullying entre o grupo discente da escola e também, por entender que se podem encontrar meios para dar verdadeiro sentido às relações humanas, seja no ambiente escolar, seja na sociedade como um todo.
Respeitar e aceitar a diversidade é condição essencial para uma escola democrática, que entende os direitos humanos como parte da sua rotina diária.
- Metodologia
Promover rodas de conversa com os alunos fazendo com que os mesmos vejam o bullying e a discriminação como uma prática negativa, promovendo uma convivência com dignidade no ambiente escolar; com atividades dinâmicas, lúdicas, exemplificações pessoais, pesquisas, leituras, filmes relacionados ao tema, tendo como destaque a interdisciplinaridade.
- Recursos
- Livro: Apelido não tem cola;
- Fotografias dos alunos;
- Micro System, CD Canção dos Direitos da Criança;
- Música: http://www.letras.com.br/#!toquinho/errar-e-humano – Toquinho: Errar É Humano (Toquinho – Elifas Andreato);
- Computadores com acesso à Internet;
- Vídeo: Turma da Mônica, “Chico Bento no Shopping” – https://www.youtube.com/watch?v=Gj4q0zAIw3I.
- Programa objeto O.A.: Scrapbook ou Word.
- Materiais didáticos em geral: lousa, giz, papel kraft, papel sulfite, papel crepom, papel de seda, papel cartão, lápis de cor, canetas hidrocor, tesoura, cola, fita adesiva, cartolina, objetos diversos.
Atividade | Recursos pedagógicos e materiais: |
1 | Livro: Apelido não cola;
Lousa, giz, papel kraft, papel sulfite, papel crepom, papel de seda, papel cartão, lápis de cor, lápis, borracha, canetas hidrocor, tesoura, cola, fita adesiva, cartolina, objetos diversos. Lupa; Micro System, CD Canção dos Direitos da Criança; Fotografias dos alunos; |
2 | Imagens sobre bullying, OA pesquisado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2147
Computadores com acesso à Internet; Vídeo: Turma da Mônica, “Chico Bento no Shopping” – https://www.youtube.com/watch?v=Gj4q0zAIw3I
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3 | Cartolina com palavras relacionadas ao bullying;
Lápis, borracha, caneta esferográfica; Folhas de papel almaço; Canetas hidrocor, lápis de cor; Micro System, CD Canção dos Direitos da Criança. |
4 |
Lápis preto, borracha, caderno, caneta esferográfica sulfite, lousa, giz, barbante e pregadores de roupa;
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5 | Computadores;
Programa objeto O.A.: Scrapbook ou o Word; Impressora; Caderno de desenho, lápis preto, lápis de cor, régua, giz de cera. Micro System, CD Canção dos Direitos da Criança. |
7.1. Infra-estrutura de informática
Computadores com acesso à internet: 15
Impressora: 2
7.2. Ferramentas computacionais
Software Scrapbook ou o programa Word e Vídeo no Youtube.
- Cronograma
Este plano será desenvolvido em 5 aulas (dias).
1ª aula: Quem eu sou, como eu sou e as coisas que eu gosto.
Roda de conversa: O professor iniciará o projeto conversando com os alunos sobre como eles se imaginam/ se veem? Seus gostos pessoais, suas características, as pessoas que gostam, e também o que não gostam. Leitura do livro Apelido não tem cola.
Na aula seguinte (que pode ser a aula de artes) a proposta é montar um boneco coletivo. O professor traz várias partes de um boneco, vários acessórios (óculos, chapéu, relógio) e roupas tudo de papel. O boneco pode ser feito em tamanho natural (corta-se o papel kraft na medida de um dos alunos da sala e faz-se seu contorno na parede) e os próprios alunos podem ajudar a confeccionar os acessórios. E a música Errar É Humano, de Toquinho – Elifas Andreato (CD Canção dos Direitos da Criança) pode ser tocada durante a aula reforçando as discussões da roda de conversa.
Explicar aos alunos que vão construir um boneco coletivo e que cada aluno irá até a lousa, escolherá uma parte, acessório ou roupa, de acordo com a sua vontade, gosto e necessidade. Cada aluno vai até a lousa, escolhe a peça que colocará no boneco (as peças possuem fita crepe atrás) até que todos os alunos participem.
Ao final o professor conversa com os alunos sobre o que eles acharam do boneco, se gostaram, etc.
A partir desta atividade o professor introduz o assunto sobre diversidade e identidade. Dizendo que todos nós temos gostos e escolhas diferentes. Que tudo isso faz parte da nossa identidade. E que ser diferente não é um problema, já que somos pessoas diferentes. É importante debater sobre a questão da diversidade, chamando atenção dos alunos para o boneco que foi construído coletivamente, por isso ele é especial. Carrega um pouco de cada um da sala e que as pessoas são assim, com suas diferenças e diversidade.
No caso do EPAEE o professor pode ajuda-lo, perguntando qual parte ele quer colocar e ajuda-lo a escolher. É importante a cada peça colocada dizer que parte o aluno colocou, para ajuda-lo na identificação do processo.
Este boneco ficará na sala, como símbolo da diversidade da turma e representando a identidade de cada um.
2ªaula: Roda de conversa e resposta aos questionamentos propostos: O que é o bullying? Por que as pessoas praticam bullying?
Nesta primeira semana será trabalhado o significado da palavra bullying. O professor estimulará os alunos a expressarem suas opiniões sobre o que é o bullying. Se alguém já sofreu bullying? Se os alunos acham bom ou mau sofrer bullying? Por quê? Lembrando e comentando sobre os personagens do livro…
Sempre estimulando os alunos a falarem sobre suas emoções, o que pensam e o que sentem, se sofrem quando presenciam alguém sofrendo bullying.
Na sala de informática, o professor forma duplas e mostra aos alunos algumas imagens no computador sobre bullying e também o vídeo da Turma da Mônica, “Chico Bento no Shopping”, que trata sobre as diferenças regionais, de linguagem, de costumes, entre as pessoas do campo e da cidade.
Pede que escolham uma situação de bullying e escrevam sobre ela, que sensações ela causa, por que despertam essas sensações.
3ª aula – Na sala de aula o professor coloca um quadro com várias palavras como (ofender, xingar, falar mal, humilhar, atacar, bater, empurrar, isolar, perseguir, apelidar) e outros quadradinhos em branco e pede para os alunos sugerirem outras palavras que podem estar presentes numa prática de bullying.
Em seguida, pede para que os alunos escolham palavras com significado diferente, como por exemplo: bater à abraçar; isolar à fazer amigos; ofender à elogiar e vai escrevendo as palavras em outro quadro em branco. Formando cartazes para decorar a sala e sempre “lembrar” e “visualizar” as ações sugeridas/escolhidas pelos próprios alunos.
4ª Aula: Roda de conversa conversar com os alunos sobre o que fariam se alguém não gostasse do boneco da sala (feito na primeira aula), quisessem mudá-lo ou então zombassem dele por ele ser tão diferente?
A intenção é que os alunos reflitam sobre a importância de se respeitar o outro, suas diferenças, suas características, etc. e que expressem suas posições em forma de textos livres, ou seja, de diversos gêneros: poemas, redações, protestos contra o bullying, músicas, etc. Depois dos textos prontos, fazer varais com barbantes no pátio da escola e prender com pregadores os textos produzidos para que toda a comunidade escolar tenha acesso à leitura dos textos produzidos e se sensibilize com o tema, abrindo caminhos para a extensão do plano de ação.
5ª Aula: Confecção do Portfólio – na sala de informática (Durante a confecção do álbum o professor pode colocar música ambiente: Errar É Humano (Toquinho – Elifas Andreato).
Utilizando o Scrapbook ou o programa Word, o professor pede que cada aluno faça um álbum colocando fotos pessoais que os represente.
Depois dessa etapa, o professor imprime cada álbum e monta um livro portfólio da sala, ressaltando que a diversidade reflete a identidade de cada um e que a prática do bullying deve ser combatida, pois não respeitar as diferenças e nem colaborar para boa convivência na escola e em todas as relações pessoais que temos em nossa vida.
Descrição da Atividade | Objetivo da atividade: | Duração: |
Atividade 1 | ||
Leitura do Livro “Apelido não tem cola”;
Roda de conversa sobre o livro e o tema de modo geral; Exposição das fotos dos alunos da turma de quando eram bebês ou crianças bem pequenas; (para o aluno D.V. será oferecido uma lupa a fim de facilitar a visualização das fotos); Confecção do Boneco com música ambiente (em tamanho natural para facilitar o acesso do aluno D.V. assim também os acessórios serão maiores e feitos de materiais de relevo, facilitando sua participação).
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Conhecer uma das muitas histórias sobre o tema proposto;
Debater e expor as opiniões da cada um com relação às diferenças; Reconhecer características de quando eram menores e comparar com o que mudou, levando em consideração sua aparência atual.
Incentivar a criatividade, o senso de organização e socialização da construção em comum, apreciação dos valores pontuados na letra da música e, principalmente valorizar as habilidades artísticas do aluno D.V. |
1 aula |
Atividade 2 | ||
Roda de conversa;
Responder a um questionário sobre o tema de modo mais completo possível, com a orientação devida. (Ao aluno D.V. será oferecido o questionário em letra ampliada, fonte 24). Na Sala de informática, em duplas, os alunos são orientados a pesquisar imagens sobre bullying e assistir ao vídeo da Turma da Mônica, Chico Bento no shopping; (Também na opção ampliada para o aluno D.V.). De volta à sala de aula, escrever sobre as sensações causadas pelo bullying.
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Responder às questões propostas de maneira completa.
Pesquisar sobre o tema sob orientação.
Apreender e discorrer as informações pesquisadas.
Produzir um texto a partir das pesquisas realizadas.
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1 aula |
Atividade 3 | ||
Confecção de cartazes.
Fazer uma autobiografia, texto orientado, a partir das respostas do questionário da primeira aula.
Revisão dos textos apresentados pelo professor, anotando as observações apropriadas. |
Decorar a sala de aula corroborando com a fixação e apropriação das atividades realizadas durante as aulas.
Compor uma produção textual de acordo com a proposta (autobiografia). Realizar a reescrita do texto, atendendo as observações realizadas, durante a revisão do texto.
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1 aula |
Atividade 4 | ||
Roda de conversa;
Produção livre de textos; Apresentação das produções na sala, Exposição dos trabalhos realizados no pátio da escola.
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Despertar senso crítico, posicionamentos, discernimento e respeito sobre os diálogos realizados no decorrer do tema.
Socializar as experiências adquiridas. Valorizar a descrição, expressões, pensamentos expostos nos textos e, principalmente o respeito e viabilizar a extensão do projeto. |
1 aula |
Atividade 5 | ||
Confecção do álbum Scrapbook ou Word (Também na opção ampliada para o aluno D.V.);
Montagem do Portfólio da turma; Composição artística (desenho) representando as concepções pessoais sobre o tema da semana. |
Ressaltar as diferenças e destacar suas importâncias.
Enfatizar que a identidade como um todo é formada pelas diversidades. Incentivar e valorizar a criatividade, a comunicação e expressão artística das concepções pessoais. |
1 aula |
- Acompanhamento dos Resultados
Instrumentos e Critérios de Avaliação:
Objetivos | Critérios de avaliação | Instrumentos utilizados |
Conhecer uma das muitas histórias sobre o tema proposto;
Debater e expor as opiniões da cada um com relação às diferenças; Reconhecer características de quando eram menores e comparar com o que mudou, levando em consideração sua aparência atual.
Incentivar a criatividade, o senso de organização e socialização da construção em comum, apreciação dos valores pontuados na letra da música e, principalmente valorizar as habilidades artísticas do aluno D.V. |
– Os estudantes participaram efetivamente das rodas de conversa, expôs claramente suas ideias, interagiram com todos envolvidos, fizeram sugestões pertinentes?
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Observação da participação oral. |
– Conseguiram perceber as mudanças ocorridas nas suas características físicas e as diferenças existentes entre si e os demais colegas de turma?
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Observação da produção icônica do aluno. | |
– Conseguiram se expressar de modo criativo, organizado; interagiram de forma espontânea e colaborativa com os colegas; fizeram as correlações entre o contexto expositivo e a letra da música apreciada? |
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Responder às questões propostas de maneira completa.
Pesquisar sobre o tema sob orientação e assistir ao vídeo proposto. Apreender e discorrer as informações pesquisadas. Produzir um texto a partir das pesquisas realizadas.
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– Responderam ao questionário coerentemente de modo a explicitar seu entendimento com relação ao tema?
– Realizaram a pesquisa de forma objetiva e colaborativa com sua dupla?
– Assimilaram o conteúdo do vídeo, fazendo correlações entre o tema?
– Pontuaram em seus textos escritos as considerações esperadas?
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Observação da produção icônica do aluno.
Análise da produção textual do aluno.
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Decorar a sala de aula corroborando com a fixação e apropriação das atividades realizadas durante as aulas.
Compor uma produção textual de acordo com a proposta (autobiografia). Realizar a reescrita do texto, atendendo as observações realizadas, durante a revisão do texto.
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-Participaram efetivamente da decoração da sala; conseguiram atribuir significado à decoração da sala com a escrita dos antônimos das palavras trabalhadas?
– Pontuaram em seus textos autobiográficos as informações previamente citadas nos questionários respondidos?
– Atenderam às observações a serem revisadas no texto?
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Observação da produção icônica do aluno.
Análise da produção textual do aluno.
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Despertar senso crítico, posicionamentos, discernimento e respeito sobre os diálogos realizados no decorrer do tema.
Socializar as experiências adquiridas. Valorizar a descrição, expressões, pensamentos expostos nos textos e, principalmente o respeito e viabilizar a extensão do projeto.
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– Conseguiram absorver, apreender, perceber a importância do tema e das suas atitudes perante os colegas e no convívio geral?
– Conseguiram manifestar suas opiniões, emoções efetivamente; demonstraram interesse em socializar e compartilhar as experiências vivenciadas com os demais colegas da escola?
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Observação da produção icônica do aluno.
Análise da produção textual do aluno.
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Ressaltar as diferenças e destacar suas importâncias.
Enfatizar que a identidade como um todo é formada pelas diversidades. Incentivar e valorizar a criatividade, a comunicação e expressão artística das concepções pessoais.
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– Conseguiram perceber que as diferenças existem e devem ser respeitadas?
– Compreenderam que nossa identidade está relacionada principalmente ao fato de sermos diferentes e únicos?
– Conseguiram se comunicar através de sua arte? |
Observação da produção icônica do aluno.
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Resultados:
Espera-se que o projeto valorize a construção e o desenvolvimento da identidade de cada um, resgatando a autoestima. Ainda, que o projeto também conscientize os alunos sobre os males causados pelas práticas do bullying e da discriminação e, principalmente, tentar combatê-lo no ambiente escolar e incentivar o aprendizado além dos muros e portões da escola.
Considerações Finais:
Este projeto é destinado a todos os alunos.
Escolhi um exemplo que contemple a inclusão de um deficiente visual (grande desafio na nossa escola, pensando na inclusão), mas acredito que diante de qualquer adaptação, o roteiro pode ser flexibilizado a todos os públicos e deficiências.
A equipe pedagógica está preparada para trabalhar este roteiro e com qualquer tipo de inclusão, pois a escola tem a SRM (Sala de Recursos Multifuncionais), uma professora especializada em SRM que trabalha nos dois períodos e atende os alunos no contraturno. Além disso, os professores estão sempre debatendo problemas e situações de inclusão na escola em nossas reuniões coletivas com a coordenação pedagógica.
Este projeto é fruto de um ideal de escola no qual as diferenças são valorizadas e as boas práticas de convivência são estimuladas e ensinadas no ambiente escolar, baseada na educação em direitos humanos como princípio essencial nas praticas escolares.
Sabemos que o trabalho é uma semente que plantamos, regamos e esperamos colher os frutos. Frutos que são o reflexo de um ambiente harmônico e pacífico, onde o preconceito e a discriminação não criam raízes.
Os benefícios são muitos, a começar pela autoconsciência e a autoestima que, além de possibilitar a valorização da identidade de cada um, promove a tolerância entre todos.
Esses frutos semeados em nosso projeto, certamente vão ganhar espaço além dos muros das escolas, tornando possível uma sociedade mais justa e mais inclusiva como um direito adquirido por todos.
OBSERVAÇÕES
O Curso EDH me permitiu pensar nos alunos de inclusão com outro olhar, pensando na forma como estes alunos serão acolhidos na volta às aulas presenciais, já que é um público muitas vezes esquecido nas aulas virtuais. Mas eu queria pensar num plano de ação que envolvesse todos os alunos.
Esta proposta é pequena se pensarmos na complexidade do trabalho de inclusão escolar, mas que me despertou reflexão, pois incluir é uma forma de pensar numa escola para todos, sem distinção.
Os conteúdos e as lives me permitiram pensar neste público alvo também envolvendo a questão dos direitos humanos, pois eles também são alvo de discriminação e, muitas vezes, do “apagamento” de suas vozes no dia a dia da prática pedagógica.
Apesar da proposta ser voltada para a sala de aula, eu acredito que a escola deverá sempre pensar em ações e estratégias junto à comunidade escolar.