Tarefa 6 – Curso EDH – Sonia Regina Ribeiro Gonzalez

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Sonia Regina Ribeiro Gonzalez

Função

Professora Educação Infantil e Fund I

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

Emei João Rubens Marcelo

Nome: Sonia Regina Ribeiro Gonzalez                RF: 8129401

Tema: Relações Etnico-raciais

Escolhi este tema para ser trabalhado em sala de aula, a fim de combater o racismo, pois trabalho em uma Emei e já presenciei algumas situações onde me deparei com preconceito entre algumas crianças, onde algumas meninas eram taxadas de “feias” por terem o cabelo mais crespo e seu tom de pele mais escuro. Está sequência de tarefas será apresentada aos meus alunos de 5 anos, assim que voltarem as aulas presenciais.

O objetivo destas atividades será combater o racismo já desde a 1a infância, de uma forma lúdica e pedagógica, para que todos aprendam a viver e conviver com a cultura afro-brasileira dentro do ambiente escolar. Trabalhar estas questões etnico-raciais com crianças pequenas, entre 4 e 5 anos, irá contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa, menos racista, onde a cor da pele não seja motivo de discriminação. A finalidade destas ações será diminuir o racismo e contribuir para uma mudança de comportamento de maneira significativa. Com a nossa  contribuição, nós,  professores, podemos fazer a diferença para estas mudanças,  pois através destas atividades,  as crianças poderão ter contato com a cultura afro-brasileira, e aceitar e conviver com todos os colegas de turma,  eliminando assim, o preconceito racial.             Resultados esperados: Com estas vivências em sala de aula, espero que haja uma boa aceitação por parte das crianças e da comunidade escolar, a respeito deste ttablh aí será desenvolvido e com isto, promover uma mudança de comportamento de nossas crianças, eliminando de vez a discriminação.

Esta sequência de atividades será desenvolvida 2 x por  semana, durante 1 mês, totalizando 8 aulas.

Atividade 1: Roda de Conversa                              Através de uma profa de Conversa, vou estimular as crianças a refletirem sobre a cor da pele, características físicas de toda a turma, e fazer leitura de livros onde o tema será “Todos Somos Diferentes”, e “As Tranças de Bintou” e também “As Bonecas da Vó Maria”.

Atividade 2: Sala de Vídeo com o filme: Kiriku. Filme baseado em uma história da África, e que envolve a temática africana, onde o menino Kiriku nasce em uma aldeia africana. Este menino tem o poder de correr numa velocidade incrível e com isto poderá ajudar sua aldeia a enfrentar uma feiticeira. (Já trabalhei está história em outra Emei que trabalhei, e as crianças gostaram muito da história, onde rendeu várias discussões entre os pequenos).

Atividade 3: Confecção de uma boneca africana chamada ABAYOMI                                 Esta boneca é confeccionada com tecido preto e muito simples de fazer, fazendo alguns recortes e com nós nas pontas. Poderá ser confeccionada pelas crianças, de uma maneira lúdica e pedagógica.Também será possível fazer a roupa e o turbante da boneca com restos de tecidos estampados, que será solicitado aos pais, para que as crianças tragam neste dia para podermos realizar nossa oficina, neste dia. Curiosidade: Esta boneca Abayomi carrega uma história de cultura afro-brasileira, onde os negros, enquanto eram trazidos em navios para o Brasil, as mães negras rasgavam  parte de suas saias, para confeccionar estas bonecas, oferecendo para as crianças a fim de acalmá-las para que elas se sentissem mais felizes durante o percurso de navio. Está boneca acabou virando um amuleto e que faz parte da história do povo negro).

Atividade 4: Através de minhas pesquisas achei bastante pertinente, também falar sobre o negro de sucesso que muitas vezes passa despercebidos durante o tema que envolve questões raciais. Assistindo programas televisivos, me deparei  com o negro,em algumas situações sendo retratado como empregado, presidiário ou com poder aquisitivo inferior ao da classe dita “dominante. Pensando nisto, irei trabalhar com as crianças pequenas os “Negros de Sucesso” mundialmente conhecidos,onde irei trazer para a sala de aula, fotos de Barack Obama, ex presidente dos Estados Unidos; Michael Jackson, cantor, compositor, dançarino, artista completo; Boa Marley, Beyoncé, Martin Luther King, e outros artistas conhecidos pelas crianças.

Acredito que estas atividades serão muito importantes e sei também que há muito que avançar, porém este pode ser um caminho para que possamos colaborar na construção de uma identidade social digna, para todos, e isto será um constante desafio para a educacao.