Tarefa 6 – Curso EDH – Sônia Frazão
Função
PROF END INFANTIL ENSINO FUND I
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
Emef LUIZ WASHINGTON VITA
TAREFA DE – SONIA FRAZÃO – DRE PENHA
Tema
Integrar os alunos imigrantes e refugiados e suas culturas na sala de aula.
Justificativa
Pensando que a integração dos meus alunos imigrantes ou refugiados devem ir para além da matricula na escola, essa sequência didática visa promover o debate, a reflexão para propiciar o acolhimento e integração dos alunos estrangeiros e refugiados que chegam no nosso país , estão nas nossas escolas e ao mesmo tempo valorizar suas culturas de origem .
Atividades
As atividades que penso em realizar com meus alunos do primeiro ano do ensino fundamental. São crianças de 6 e 7 anos e que estudam em uma escola situada no bairro do Bom Retiro centro de São Paulo. A sala é extremamente heterogenia e tenho alunos de várias nacionalidades, aliás a escola conta com quase 50% dos alunos estrangeiros. O trabalho educativo que pretendemos aqui deve envolver toda a comunidade escolar.
As atividades compreendem:
Rodas de conversas
As rodas de conversas visam conhecer melhor esses alunos dar-lhes voz e espaço para que possam se expressar e para que todos possam conhecer mais sobre suas culturas, comidas modos de vida pelas próprias crianças.
Diálogos entre a escola e seus territórios educativos:
Propiciar, visitas aos territórios educativos que temos ao entorno da escola que retratam a história e contribuição de diversas nacionalidades na construção do nosso território, valorizando assim os saberes e a identidade local tornando a aprendizagem dos conteúdos escolares mais próximos do dia a dia dos nossos alunos. Visitas tais como:
- Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto
- Pinacoteca de São Paulo
- Monumento a Imigração Coreana URI
- Monumento URI
- Museu de Arte Sacra de São Paulo
- Museu da Energia de São Paulo
- Museu Presépios
Mapear juntamente com as crianças nosso território
Essa atividade visa listar com as crianças e com ajuda de seus familiares os lugares onde nossos alunos frequentam desenvolvem saberes e ou os principais pontos se reúnem de forma a viabilizar que todos possam futuramente fazerem parte e assim estreitar as relações mesmo que sejam de comunidades e culturas diferentes.
Promover uma feira cultural
Momento onde juntamente com as famílias e toda a comunidade escolar poderíamos conhecer os vários trabalhos realizados(desenhos, mapas, poemas, cartazes, gravações de músicas e vídeos com declamação de poemas e poesias etc.. ) a partir dos dados coletados nas nossas visitas, rodas de conversa e debates promovidos dentro de sala de aula. Trazer a família para dentro da escola não somente como espectadora, mas como uma peça importante na colaboração para organizar, como consultora de músicas, dança e da própria língua materna. Tal feira proporcionaria também apresentações de músicas, cantigas, trava línguas, danças e comidas típicas de todas as comunidades que foram objeto de estudo de nossa comunidade escolar.
Avaliação
A avaliação se dará continuamente ao longo do processo e até posteriormente