Tarefa 6 – Curso EDH – Solange Garcia Topan Carneiro

Data

25 de julho de 2020

Cursista

Solange Garcia Topan Carneiro

Função

peif

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

emef Maria Rita Lopes Pontes Irmã Dulce

TEMA: RELAÇÕES RACIAIS E BRANQUITUDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as Relações Étnico-Raciais são utilizadas para demarcar as relações tensas estabelecidas pela cor da pele ou do tipo de cabelo. Conceitos foram criados de um padrão estético prioritariamente eurocêntrico, que sinaliza a valorização de uma cultura em detrimento da outra e a busca da construção de uma identidade negada com o processo escravocrata.
Depois de ouvir as sábias falas da pesquisadora “ Luciana Alves” no curso Direitos Humanos,observa-se aqui a questão da Branquitude, a existência de um grupo privilegiado, o qual nem sempre percebe ou compreende o racismo estrutural.
Dessa forma, é preciso trabalhar as questões Étnico-Raciais desde o berçário, onde os bebês vivenciam suas primeiras experiências em grupos. É daí que começa a construção de valores e o cuidado para com o outro. É na escola onde surgem as melhores oportunidades de trabalhar essas questões relacionadas ao preconceito, discriminação e a luta por uma sociedade mais justa.
FAIXA ETÁRIA: 0 a 3 anos de idade.
FINALIDADE:
A intencionalidade aqui é de promover a construção de um olhar questionador nos pequenos, substituindo o incentivo ao individualismo e a competição por formação de valores coletivos vinculados à ética e a cidadania. Ser capaz de construir suas próprias identidades, vivendo sua cultura de forma respeitosa.
Cabe aos educadores serem os articuladores dessas mudanças, fazendo do espaço educativo em um lugar privilegiado para ampliar a construção de novos saberes.
OBJETIVOS:
 Trabalhar de forma lúdica, a conscientização e a valorização da cultura negra.
 Construção da identidade cultural do povo brasileiro.
 Promover a reflexão a respeito da igualdade racial.
 Conversar a respeito da discriminação e preconceitos baseados na aparência das pessoas.
 Desenvolver auto estima sobre suas características físicas.
 Desenvolver atividades que promovam musicalização, composta de diferentes ritmos e instrumentos da cultura africana.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: duas semana.

SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES:
1. LEITURA E EXPLORAÇÃO DO LIVRO” MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA “ de ANA MARIA MACHADO.
• Organizar uma roda de conversa para a leitura do livro.
• Falar um pouco sobre a autora do livro.
• Ler a história, sempre explorando e instigando as curiosidades das crianças. Falar sobre as características que herdamos dos nossos pais.
• Valorizar o cabelo e o penteado da personagem.
• Valorizar as diferenças que todos têm, refletindo que ninguém é igual a ninguém.
No final, a proposta é levar pedaços de fitas vermelhas e convidar quem quiser para fazer belos penteados igual ao da personagem do livro. Pode aproveitar esse momento para registrar com fotos e exposições…
2. APRESENTAÇÃO DE 2 FILMES INFANTIS COM PROTAGONISTAS NEGROS:
• “A MENINA E O TAMBOR”
• “KIRIKÚ E A FEITICEIRA”
A proposta é fazer uma roda de conversa e apresentar as capas dos dois filmes e falar um pouco sobre cada um deles…
Em seguida, perguntar às crianças qual deles elas gostariam de assistir; o filme escolhido pela maioria será visto no teatro do CEU, um espaço grande e que as crianças adoram. Se for em outra escola, pode assistir na sala de TV ou no refeitório. Após assistirem ao filme fazer uma reflexão sobre a história.
3. DESENHO ANIMADO E A MUSICA DA BONECA “ABAYOMI”
A proposta dessa atividade é separar algumas bonecas negras e alguns tecidos. Falar um pouco da origem e do significado do nome “ABAYOMI” aquele que traz felicidade!
Mostrar o vídeo para as crianças e em seguida sugerir que façam roupinhas para as bonecas, valorizando sempre a beleza das bonecas negras. Sempre com o auxílio e orientação de um adulto. Se for trabalhar com os grupos maiores dá para as crianças confeccionar suas próprias bonecas.
Depois de realizar esta atividade ou em outro momento desejado, é hora de ouvir a música dessa linda boneca…ABAYOMI.
AVALIAÇÃO:
• Será realizada por observação e registros do desenvolvimento das atividades propostas;
• Questionamentos orais.

“ENQUANTO IMPERAR A FILISOFIA DE QUE HÁ UMA RAÇA INFERIOR E OUTRA SUPERIOR O MUNDO ESTARÁ PERMANENTEMENTE EM GUERRA.”
HALLE SELASSIE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Caderno Complementar: Respeitar é Preciso “ Diversidade e Discriminação”; Ministério da Educação/portal UFLA;
ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela. Infância e pós-estruturalismo. São Paulo: Porto de idéias,2017.  MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita.                                     FILMES : A MENINA E O TAMBOR https://youtu.be/_14BdnJRsEQ; KIRIKU E A FEITICEIRA https://youtu.be/duDByEwf1x0; ABAYOMI  contaçao de historia parte 1 https://youtu.be/840YHprHHl8; ABAYOMI música parte 2 https://youtu.be/oIEYkzO0geo