Tarefa 6 – Curso EDH – SOLANGE ALVES DA SILVA

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

SOLANGE ALVES DA SILVA

Função

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

CEU Cei Navegantes

Tema: Racismo no contexto atual escolar

Justificativa:  Como atuar na educação infantil na diversidade cultural dentro do contexto escolar que trabalho, a educação direito humano sabendo que envolve a construção subjetiva do sujeito em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento esta questão foi escolhida para ser trabalhada na educação infantil, onde as crianças convivem e vivenciam muitas coisas e estão construindo em conjunto suas relações pessoais.

Diante da diversidade cultura dentro do contexto escolar, se faz necessário trabalhar sobre questões raciais na educação infantil, pois a educação em direitos humanos ajuda na construção subjetiva da criança e no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem e também no convívio das crianças.

Público alvo:  Destina se as crianças e as famílias da unidade escolar de educação infantil (faixa etária 4 a 5 anos).

Duração:  O trabalho será realizado ao longo do ano com as atividades mediadas pelo professor e o professor fará intervenções aos conflitos que possam aparecer dentro da escola onde se presa o respeito e todos sabem seus direitos e deveres.

Interação:  Com a convivência Promover ações de integralidade, objetivação e marcadores de diferenças com as possibilidades e oportunidades dada as crianças através das experiências e da abertura a diversidade,  aumentando o respeito por si e pelo outro além de ampliar o reconhecimento e aceitação e as reflexões do território onde vivem.

Objetivo:   Desenvolver a cultura antirracista com as crianças e os familiares. Levando em conta uma sala com crianças de várias etnias escolhi o tema racismo.

Alinhando ao currículo da cidade na educação infantil e a matriz de saberes que tem como propósito formar cidadãos e fortalecer vinculos na sociedade mais democrática, inclusiva e sustentável,  através de ações desde o desenvolvimento das crianças.

Desenvolver auto estima de todas as crianças e a valorização de suas singularidades.

Desenvolvia o respeito e a convivencia das crianças da turma e seus familiares.

Auxiliar no processo de identidade de crianças e pertecimento de grupo.

Trabalhar  valores como cidadania, igualdade, solidariedade, autonomia,  respeito,  aceitação e empatia.

Resultado esperado:  Que as atividades integre à todos de forma respeitosa construindo a identidade e reconhecendo os valores, e que se vejam como parte integrante da comunidade escolar e social. Sabendo seus direitos e deveres.

Avaliação:  Através da observação e desenvolvimento da aprendizagem das crianças e evolução,  compreendendo que todos independentemente da origem, gênero, condição social, etnias e classe devem ser respeitados onde estiverem.  É fundamental no processo de avaliação, durante o desenvolvimento do projeto que sejam consideradas as ações procedimentais, conceituais e atitudinais das famílias e crianças.

Algumas ações que serão realizadas::

Roda de conversa;

Dia da beleza (arrumar os cabelos);

Painel de fotos de todos;

Leitura de livros sobre o tema racismo para educação infantil;

Dia do brinquedo com bonecas negras;

Confecção cartazes com as famílias;

Oficina:  fazer boneca Abayomi.