Tarefa 6 – Curso EDH – Simone Samuel dos Santos

Data

24 de julho de 2020

Cursista

Simone Samuel dos Santos

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEI JARDIM PREMIANO

Simone Samuel dos Santos – [email protected]

SEQUÊNCIA DIDÁTICA EU, O OUTRO E NÓS.

Público: Educação infantil faixa etária 4 a 5 anos.

 Justificativa: A partir dos conceitos  que na mídia, literatura e outros meios de comunicação e produtores de cultura apresentam como modelos de representação somente um tipo físico de beleza e de exemplos bem sucedidos.

No ano de 2019 trabalhei em una unidade localizada na zona sul de São Paulo e no ano de 2020 estou trabalhando em uma unidade na zona leste e apesar de que as duas unidades sejam nos estremos, da zona sul e leste. As questões da representatividade na zona sul estavam mais presentes no cotidiano da unidade.

Na primeira infância a criança  vive o auge do aprendizado ,constroem referências sobre o mundo, sua família e entre seus pares e na comunidade que vive.

Finalidade: Promover situações em que a criança se reconheça  e se sinta representada em todos os campos  da sociedade.

Objetivos: desconstruir modelos tradicionalmente em exposição na sociedade onde que a criança tem como exemplos somente jogadores de futebol, a cozinheira ,a baba ,a  passista ou tenha referenciais de personagens caracterizados e de superação.

Apresentar pessoas negras bem sucedidas  em diferentes áreas de atuação onde   historicamente uma  parcela é representada por um padrão de pessoas brancas como atuantes em áreas como  política, ciências, literatura ,artes ,produtores de cultura e tecnologia.

Duração: 5 aulas, podendo se estender de acordo com as expectativas que surgirem .

Avaliação:  Será  planejado momentos de reflexão das crianças, mantendo foco nas escutas delas procurando contemplar a evolução delas .

Registro será feito por fotos, vídeos das vivencias e produção das crianças durante as propostas das experiencias  sugeridas.

Além da observação do professor pautada no ensino gradual, contínuo e interativo apresentando as crianças e famílias  as mudanças ocorridas no período das atividades e acompanhar o seu desenvolvimento

Conteúdo a serem trabalhados:

EI03E006 Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

EI03E005 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros ( crianças e adultos) com os quais convive.

EI03EF01 Expressar idéias ,desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio de linguagem oral, escrita ( escrita espontânea de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

EI03 CG02 Demonstra controle e adequação do uso do seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias atividades artísticas entre outras possibilidades.

EI03E001 Demonstrar empatia pelos outros percebendo que as pessoas têm diferentes necessidades e maneiras de pensar e agir.

EI03E002 Agir de maneira independente  com confiança em suas capacidades reconhecendo suas conquistas e limitações.

EI 03E003 Ampliar as relações interpessoais ,desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

EI03E004  comunicar suas idéias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

OBSERVAÇÕES: Esta seqüência pode ser realizada interagindo com outras etapas da educação ( CEMEIS ,EMEF EMEI) sendo adaptada as habilidades e conteúdos esperados para o ano em que se pretender desenvolver essa atividade.

   Atividades:

  • Apresentação do tema auto imagem  duração da atividade 90 minutos.

Organizar as crianças em roda e passar uma caixa contendo imagens de diferentes pessoas gêneros e idades. Pedir que as crianças escolham uma imagem, em seguida relatem o porquê escolheram aquela imagem e descrevam algumas características que a levaram escolher a imagem. Como conclusão da atividade pedir que as crianças desenhem o seu auto retrato.

  • Atividade roda de leitura livro Menina bonita do laço de fita. Autora Ana Maria Machado duração 60 minutos.

Organizar as crianças em roda podendo ser feita em sala de leitura ou mesmo na sala de aula desde que o ambiente seja preparado para realização da leitura feita pela professora.

A cada trecho da leitura ir mostrando as crianças a ilustração e ir antecipando os acontecimentos e sentimentos despertados durante a história.

Conclusão realizar um gráfico com a votação dos personagens que as crianças mais gostarem.

Observação : Uma criança  e uma mãe negra como protagonista,  tem como objetivo buscar incentivar a auto-estima  e reconhecimento.

  • Elaboração de uma receita tipicamente brasileira o quindim.

Doce que foi criado com ingredientes que havia em abundância no Brasil e com um toque da criatividade das cozinheiras africanas para os seus senhores. A Criatividade dada ao prato mostra além de inteligência e criatividade, favorece o reconhecimento da cultura africana na criação de um doce tipicamente brasileiro.

Organizar o ambiente que pode ser refeitório ,cozinha ou ate mesmo na sala de aula. Apresentar os ingredientes e fazer um breve relato de sua origem e a importância dele na culinária brasileira. Explicar que o doce será assado por um adulto e após iremos fazer a degustação.

Cozinhar com as crianças expressa um ato de amor e cuidado, desenvolve a afetividade com o ambiente e com os outros participantes, entre outras coisas como planejamento do que vai ser usado, quantidade e regras do preparo da receita.

Distribuir a receita para as crianças no final da atividade.

QUINDIM

INGREDIENTES

  • 10 gemas de ovo
  • 50 g de coco ralado
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • 200 g de açúcar
  • manteiga e açúcar para untar.

MODO DE PREPARO

Separe as claras das gemas.

Unte com manteiga e açúcar uma forma com buraco no meio ou forminhas individuais.

Na tigela em que estão as gemas, junte o açúcar, o leite de coco e o coco ralado e misture delicadamente. É importante não misturar muito.

Coloque a mistura dentro da forma e leve ao forno preaquecido a 110°C por aproximadamente 50 minutos.

Para saber se o quindim está pronto, verifique se a parte de cima está corada e espete um palito dentro para ver se sai seco.

Quando o quindim estiver pronto, retire do forno e deixe ficar morno.

Coloque um prato por cima da forma e vire delicadamente para o quindim cair sobre o prato.

 

 

Releitura de obra

 

 

Louis Mailou Jones

Iniciar atividade falando um pouco da biografia da artista plástica.

Afro-Americana ,professora, ilustradora de livros e designer de estampas, a artista Louis Mailou Jones chega para nossa foi uma das pintoras mais premiadas dos Estados Unidos de sua época.

Em seguida apresentar para as crianças algumas obras  e sugerir que eles reproduzam uma delas, para expor no mural da sala .

 

 

 

 

 

 

 

Acrílico sobre tela 1982                     Grossense 1980

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sedalia, Carolina do Norte, 1929

 

Baile com músicas que fazem parte da cultura Afro- Brasileira  e do cotidiano das crianças. Finalização vídeo de pessoas negras em diversas áreas.

 

  Duração 60 minutos.

Sugestões musicais:

https://youtu.be/eWE4e29axew

https://youtu.be/4CSzWOBJQg8

https://youtu.be/wLDp8QJkCYI

https://youtu.be/K2eaY8TdJ8A

https://youtu.be/QFQMBKoAPuc

https://youtu.be/vwDWdOHJjUI

https://youtu.be/24U0Netn3Qw

https://youtu.be/_dPIP4fEnQs

 

Finalização da atividade:

https://drive.google.com/file/d/1OD0VHiDYSqzoUFMxq_l3RNL74BK2QBSQ/view?usp=sharing

ARTISTA PLÁSTICA RELEITURA DE OBRA

TELA Grossense 1980 RELEITURA DE OBRA

RELEITURA DE OBRA SEDÁLIA 1929