Tarefa 6 – Curso EDH – Simone Lopes Camargo da Silva

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Simone Lopes Camargo da Silva

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

EMEI monsenhor Luís Biraghi

TEMA: COMO TRABALHAR A DEMOCRACIA NO DIA A DIA EM UMA EMEI

 

JUSTIFICATIVA: O objetivo deste trabalho é conhecer um pouco das possibilidades de se trabalhar a democracia com crianças pequenas (crianças de 4 e 5 anos) e saber se as crianças são representadas pelos adultos ou elas tem algo a dizer, dentro dos ambientes educacionais.

Quando falamos em democracia principalmente dentro de uma Emei, de uma escola democrática será que suas vozes são ouvidas como autenticas ou são ignoradas. Penso que a crianças tem o direito à participação ativa nas decisões, mas será que o professor está preparado para esta educação para democracia.

Assim este trabalho se destina à crianças (4 e 5 anos), idade esta que a criança deve ser acolhida por toda unidade e ser vista com protagonista de suas ações, a criança deve ser vista com respeito e amorozidade e o professor deve permitir que ela participe, planeje e, principalmente, que faça escolhas dando suas opiniões sobre seu próprio processo de aprendizagem, orientando e mediando suas interações com diferentes segmentos da unidade (crianças, professores, gestores, apoios e comunidade).

 

INTENÇÕES: E como podemos fazer isto? Quais as intenções do professor neste momento?

É dar voz as crianças para que as mesmas possam expor de forma coletiva suas opiniões, desejos e suas conquistas, desenvolvendo o protagonismo para isto o professor deve ter uma escuta dessas vozes, uma escuta não avaliativa, mas de forma a contribuir neste processo de ensino e aprendizagem, pois democracia é pensar junto, chegar ao consenso para o bem de todos. Assim o objetivo maior é promover às crianças o respeito às diferentes opiniões, escolhas e dentro de um processo de democracia na escola e consequentemente aceitação do que foi decidido mesmo que não seja suas escolhas ou opiniões pois sabemos que possibilidades de escolhas existem e elas fazem parte da evolução do ser humano durante sua vida.

 

DURAÇÃO: 2 meses

 

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: Momentos democráticos dentro da EMEI.

A própria estrutura física da Emei já dá possibilidades para escolhas das crianças, seja na mesa que quer sentar, no brinquedo que quiser brincar, nos momentos de decisão democrática da história que a turma quer escutar, fazendo parte assim de uma rotina. Aprendem exercendo a democracia com cidadania.

– atividades que visem trabalhar a empatia dentro do ambiente escolar ( rodas, músicas, expressão corporal, gestos e amorosidade) ;

– momentos de tomadas de decisões dentro do ambiente escolar (escuta) pelos diversos segmentos da unidade;

– construção de combinados sobre os direitos e os deveres da turma;

– rodas de conversa sobre uma assunto que a turma trouxe e para decidir sobre as escolhas;

– votação para saber se vamos brincar com monta tudo ou com massinha;

– escolha do livro que irei levar para ser lido em casa (Projeto leitura em família);

– escolha da história que quero escutar (Projeto leitura simultânea entre as turmas);

– escolha do brinquedo que vou trazer de casa para socializar na escola com meus amigos (dia do brinquedo)

– escolha do talher que quero utilizar para minha refeição;

– escolha das brincadeiras que quero brincar nas áreas externas;

– respeito pelas escolhas dos colegas ou da maioria;

AVALIAÇÃO: Assim busco como devolutiva da turma o reconhecimento e exercício dos direitos e deveres, expressando seus interesses, suas hipóteses, preferências, tomadas de decisões e escolhas para consigo, o outro e o planeta, agindo de forma solidária, respeitando e promover os direitos humanos. Se conseguiram lidar com as emoções, frustrações, o senso de justiça, fortalecendo o companheirismo, se aprendendo a trabalhar em grupo e dividir tarefas e responsabilidades, não somente por orientações dos adultos, mas, principalmente, pelo sentimento de pertencimento a um grupo, do qual ele é um ser único, mas que caminha com os diferentes pessoas e opiniões na Unidade.