Tarefa 6 – Curso EDH – SIMONE APARECIDA COELHO FORTUNATO

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

SIMONE APARECIDA COELHO FORTUNATO

Função

Peif

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

EMEI Martins Fontes

Tema: Conhecendo nossa cultura e raízes através da arte.

 

Qual a questão a ser trabalhada – Trazer a comunidade escolar, questões para reflexão , conhecimento e construção comum dos temas que abordam as questões étnicos raciais , indígenas baseado na Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Porque você escolheu essa questão? Por ser de extrema importância e urgência abordar temas étnicos raciais, uma vez que fazendo o mapeamento racial de nossa Escola ,temos a maioria autodeclarados negros , promover a valorização da cultura e o conhecimento dela , para que a comunidade através de conhecimento tenha parâmetros para reflexão e criticidade sobre o tema . No mapeamento realizado em nossa escola, temos muitos imigrantes Bolivianos a quem tivemos que ter atividades que os representassem, uma vez que a escola deve promover a representatividade de todos, um espaço democrático de dialogo.

A quem o trabalho se destina? Iniciamos o trabalho com formação da equipe docente , após um amadurecimento e um olhar sensível do temas , foi proposto atividades para os alunos , que automaticamente os pequenos replicariam em suas casas e foram propostos atividades de formação com as famílias , incluindo as reuniões de Indicadores de Qualidade da Educação Paulistana onde os pais tem uma participação efetiva nas tomadas de decisões e direcionamentos da Unidade Educacional , oficias , reuniões de pais com caráter formativo e apresentações culturais .

Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com este seu trabalho educativo. – Valorização da historia , raízes, território e cultura. Oferecer conhecimento para que o olhar sobre as questões étnicos raciais sejam ampliados , em um todo .

Qual espaço? quando pensamos a intenção do fazer pedagógico de uma escola democrática , pensamos que o saber vai além dos muros da escola e tem potencial de mudança do presente .

A proposta de nossas atividades podem ser dirigidas aos alunos ou aos profissionais que atuam na escola, como uma ação formativa e/ou de construção coletiva com as comunidade ( reuniões de pais , oficinas , apresentações culturais, indicadores de qualidade da educação paulistana , etc.)

Objetivos/Resultados esperados – Este trabalho é de construção e desconstrução constante, é subjetivo e presente no dia a dia das pessoas. Através das formações, oportunizamos a todos questionar o porquê que algumas coisas acontecem, e com olhar rico de conhecimento poder questionar, por exemplo, as diferenças sociais.

Duração – Anual e ininterrupto dentro da Unidade Escola.

Avaliação – Se dará por meio da escuta das crianças, famílias e docentes.

Silhueta confeccionada durante a atividade.

Famílias envolvidas com a atividade. Participando com entusiasmo.

Professoras felizes e satisfeitas após uma oficina maravilhosa

Criança participando da atividade.

Crianças localizando o continente africano no globo terrestre.

Mostra cultural e apresentação das crianças

Roda de capoeira

Atividade feita com as crianças.