Tarefa 6 – Curso EDH – Silvia maria caiado

Data

13 de julho de 2020

Cursista

Silvia maria caiado

Função

Professora Educaçao Infantil

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

CEI CANTIDIO NOGUEIRA

Professora: Sílvia Maria Caiado

Projeto Resgatando Valores

O Trabalho se destina: A Crianças da Educação Infantil de 0 a 4 anos e 11 meses

Duração: 1° semestre e 2° semestre

Justificativa: A escola é um espaço social na construção do conhecimento humano. Na Educação Infantil os valores precisam ser abordados na construção da personalidade da criança, nessa fase a criança recebe a bagagem de conhecimento que levará para à vida  toda.

Os valores vão sendo construídos no convívio um com o outro, no dia a dia, com todos da escola, e nesse projeto pretendemos refletir junto com as crianças, o comportamento, a amizade, o respeito, a partilha, etc. No preparo para a vida, fazendo refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as crenças, inserindo  no processo educacional e valores que possibilitem a formação de nossas crianças.

Finalidade:

Aprenderem a ser solidários;

A compartilhar o que aprenderam e o que sabem;

Aprender a dividir;

Aprender a trabalhar em equipe;

Ajudar as crianças a se desenvolverem como seres humanos, vivendo em harmonia e num ambiente melhor. Educar valores de forma positiva e levando as crianças a desenvolverem seus direitos, deveres e respeito, entendendo todos ao seu redor, na escola e na família.

Objetivos:

Demonstrar através de ações diárias, situações que o levem a desenvolver relações de amizade, respeito, partilha e coleguismo;

Incentivar a criança a expressar seus pontos de vista com clareza;

Estimular atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” , no meio ambiente e na sua vida;

Transmitir valores como paz, autoestima, respeito, cooperação, visando o bem estarde todos;

Introduzir palavrinhas mágicas, para serem usadas no dia a dia e no seu convívio escolar, familiar e social;

Compreender a necessidade de conviver com as pessoas , adotando atitudes de respeito;

Criação de regras de convivência e dinâmicas que possibilitem a interação entre as crianças.

Finalidade:

Começaremos com a contação de  história “A Galinha Ruiva” , começando com uma roda de conversa em que as crianças e professoras participarão juntos. A história apresenta a solidariedade, cooperação, respeito, amor, paz, tolerância, etc. Mais livro serão apresentados durante o período do projeto onde serão apresentando valores, comportamentos para um convívio escolar, social e familiar. Outras versões de histórias como “Os Três porquinhos” – Aprendendo o esforço, “Chapeuzinho Vermelho” – Aprendendo a obediência, “O Patinho Feio” – Aprendendo o perdão, “A pequena Sereia” – Aprendendo a determinação, “O peixinho Arco Irís e a Amizade” .

Atividades que comporão a sequência:

História com Fantoches;

Culinárias;

Cartaz com regras da escola;

Caixa surpresa com personagens da história ou músicas;

Montar cenas das Histórias com Fantoches e Palitoches;

Mural coletivo com pinturas e colagens;

Massinhas de modelar confeccionando personagens da história

Recursos:

Materiais diversos para colagens, pinturas e modelagens;

Aparelho de som, Televisão, Dvds.

Avaliação: A avaliação  será feita durante todo o projeto, através de observações , anotações coletivas e individuais, fotos, murais e portfólio. E esperando que cada criança carregue para a sua convivência no dia a dia e para toda à sua família.