Tarefa 6 – Curso EDH – Shirlei Neves de Oliveira Justiniano

Data

7 de julho de 2020

Cursista

Shirlei Neves de Oliveira Justiniano

Função

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

Butanta

TEMA: INCLUSÃO EM SALA DE AULA”

JUSTIFICATIVA: Elaborar uma sequência de atividades com crianças da Educação Infantil, em Direitos Humanos ( inclusão), explicitando sua relação com a vida diária na escola e como pode contribuir para a construção da cultura de respeito mútuo de todas as crianças, de sua família e da sociedade. Leciono com crianças de quatro anos  de idade, o lúdico se faz presente a todo momento, a criança cria, invente e reinventa suas histórias através das brincadeiras. Acredito que respeitar a outro é uma tarefa que deve ser aprendida, ensinada desde a educação infantil, ou seja, desde a infância, juntamente com a família , a escola e a sociedade. Trabalhar com crianças desta faixa etária torna-se uma experiência muito gratificante, maravilhosa e rica e de grande aprendizado para nós educadores, todo dia é um aluno que nos surpreende com uma fala, um gesto, um olhar, uma interferência de algum tema ou assunto pertinente.Quando tocamos no assunto Direitos Humanos (inclusão),, principalmente na Educação Infantil, devemos utilizar de metodologias, formas simples e atraentes, para que as crianças possam entender seus direitos e deveres  e o que se deve fazer para que tenhamos uma sociedade mais justa. As atividades aqui mencionadas (trabalhadas), foram elaboradas, pensando em satisfazer, as crianças de maneira prazerosa, tornando possível faze-las entender o significado da palavra “respeito” pelo outro e a importância dessa atitude na vida das pessoas ao seu redor.

A QUEM O TRABALHO SE DESTINA : Crianças do MGII – ( 4 anos)

FINALIDADE: Como mencionado leciono com crianças da Educação Infantil, crianças de quatro anos, que tem o seu primeiro contato com a escola, seus primeiros desejos, expectativas, experiências e descobertas ocorrerão neste período, na vivência e interação com o próximo e os colegas ao seu redor. Quando trazemos este tema a escola, ou seja, sala de aula temos como objetivo despertar o interesse, instigar o respeito por si e pelos outros. E é responsabilidade não só da família mas da instituição de ensino inserir que todos nós somos os responsáveis por uma sociedade mais justa, sem preconceitos. Saindo da educação infantil, essas crianças vão para o ensino fundamental, mas se desde pequena trabalhar a interação o respeito pelo próximo, acredito que minha finalidade como educadora foi alcançada.

OBJETIVOS: em que ponto você espera chegar com esse trabalho.  Instigar o aluno, sua família e a comunidade escolar a importância do respeito a diversidade, o amor ao próximo, a igualdade, a cidadania, a ética , a solidariedade e a entender seus direitos e deveres dentro e fora da instituição de ensino.

DURAÇÃO: Uma sequência de atividades é planejada no início do ano letivo, durante a reunião pedagógica. Esta sequência foi realizada durante um ano letivo.

AS ATIVIDADES QUE COMPORÃO A SEQUÊNCIA:

1)História infantil: Menina bonita do laço de fita;

2) Reflexo do espelho( esquema corporal);

3)Cantiga a dona aranha;

4)Desenho giz de lousa branco molhado no papel camurça preto;

5) Bilhetinho para os pais: Desejos e expectativas;

6) História do livro ” Quem sou eu”?

AVALIAÇÃO :COMO VOCÊ PRETENDE VERIFICAR OS RESULTADOS. Acredito que seja durante o ano letivo, mas varia de acordo de criança para criança, pois sabemos que cada um aprende ao seu tempo e de maneiras diferentes. Temos que acima de tudo respeitar as potencialidades e os conhecimentos adquiridos pela criança. Devemos como educadores observar as habilidades  e dificuldade que cada criança apresenta e daí partir para quais instrumentos serão usados para esta avaliação.

 

Historia Menina bonita do laço de fita