Tarefa 6 – Curso EDH – Shirlei Barbosa Cordeiro

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Shirlei Barbosa Cordeiro

Função

Professor de educação infantil

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

CEI TEOTÔNIO VILELA

Tema proposto: Relação Família e escola dentro do ambiente escolar.

 

Justificativa: Há muito e muitos anos esse tema é tratado nas unidades educacionais, pois levanta questões complexas e delicadas, estamos lidando com mudanças nas composições de famílias nucleares, pois no conforto dos nossos lares lidamos com esse assunto que mexe com nossas emoções e nossos sentimentos. Este tema deve ser tratados em todas as escolas de todas as faixas etárias diferentes, quanto mais abrangentes melhor. Para garantimos uma educação de qualidade, esse tema desperta indagações e questionamentos sobre as questões que abrange os direitos humanos.

 

A quem o trabalho se destina: Toda comunidade escolar.

 

Finalidade: esperamos desenvolver o dialogo entre a escola e as famílias, ressignificar a escuta, garantindo o bem comum entre os pares.

 

Objetivos/Resultados esperados: Podemos tratar desse tema com toda comunidade escolar, acolhendo as famílias e deixando nossas crianças confortáveis e confiantes, que são cidadãos de direitos que os responsáveis possam participar e auxiliar nas unidades escolares. Podemos acolher essas famílias, de forma lúdica, com histórias, músicas e roda de conversa, mas que forma um alicerce forte na vida dessa criança, que cresce entendendo que suas famílias fazem parte do ambiente escolar onde ela passa a maior parte do seu dia. A participação das famílias dentro do ambiente escolar deve ser frequente e livre, não sendo imposta só em reuniões ou apresentações das atividades das crianças, com datas determinada pela equipe gestora. Os pais devem exerce seu papel dentro e fora da escola, tendo dialogo coletivo, participar e utilizar os espaços das escolas, fazer questionamentos sobre parcerias e os direitos dos seus filhos.

 

 

Duração: este tema deve ser discutido na escola de forma ininterrupta, mas esse projeto prevê atividades para decorrer do ano letivo.

 

Atividades que comporão a sequência:

Adaptação e acolhimento no ambiente escolar

A família levar um objeto que a criança goste todos os dias para o CEI, irá participar sempre que for necessário não só nos momentos de entrada e saída, mais permanecer junto com seu filho até que ele se sinta seguro e acolhido pelos profissionais da educação.

Roda de Leitura

Levar as famílias para realizar momentos de leitura, ou resgatar uma brincadeira da infância e trazer para o ambiente escolar e dividir suas experiência e alegra a vida das nossas crianças, quebrando essa barreira que a família não participa da vida escolar do seus filhos.

Papel de garantir os direitos dos seus filhos.

Exigir da gestão clareza e esclarecimentos de todos os planos e planejamento da unidade escolar, as condições de trabalho dos professores, a infraestrutura oferecida pela escola, participar e questionar ativamente de todas as atividades e reuniões exercendo os direitos dos seus filhos.

Avaliação: Esta avaliação será feita por meio de observação e conversa com as crianças e suas famílias, assim como a duração, a avaliação deve ser feita por etapas.