Tarefa 6 – Curso EDH – Sheila Moura de Sousa dos Santos

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Sheila Moura de Sousa dos Santos

Função

Professor

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

EMEI José Roberto de Castro Ribeiro

TAREFA DO CURSO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS-

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS- RESPEITAR É PRECISO- 2020.

 

Tema proposto: Relações étnico- raciais.

 

Justificativa:

            Vivemos em uma sociedade onde práticas de racismo são constantes, então precisamos contribuir para mudança dessas atitudes com nosso trabalho no chão da escola, tendo atitudes respeitosas, mostrando que somos diferentes nas características físicas, porém todos possuem o seu valor e deve ser respeitado independente dos estereótipos.

Esse trabalho provocará as crianças para reconhecer a cor de sua pele e se sentirem pertencentes ao grupo e então serem motivadas a desenvolver seu protagonismo.

O racismo faz com que as pessoas sintam- se excluídas e inferiorizadas, por isso não pode ser aceito, devemos ser exemplo para as crianças e dialogar com os mesmos quando reproduzirem alguma atitude racista, que podem ser observada nas falas ou gestos.

 

A quem se destina: Este trabalho é destinado para crianças de 4 e 5 anos (EMEI).

 

Finalidade:   Que possibilite a representatividade e a valorização das crianças negras para se sentirem pertencentes à sociedade. E que as relações entre todos sejam de respeito.

 

Objetivo: Favorecer relacionamento de respeito entre todos, possibilitando que as crianças sintam- se representadas e reconheçam a cor de sua pele, para então entenderem que somos diferentes e que cada um possui seu valor.

 

Duração: A sequência de atividades apresentada será trabalhada em uma semana. Porém é importante lembrar que o tema deve ser trabalhado durante todo o ano.

 

Sequência de atividades.

            Será realizada uma atividade por dia por uma semana, porém durante todo o ano letivo deve ser trabalhada esta temática.

No primeiro dia será realizada uma leitura do livro “Chuva de manga”, uma história que fala de um país da África que se chama “Chade”, para que conheçam um pouco da cultura deste país da África.

No segundo dia serão disponibilizados diferentes brinquedos para as crianças, incluindo bonecos (as) de cor branca e negra, deixando as crianças brincar livremente com brinquedos que representam a diversidade.

No terceiro dia será realizada uma roda de conversa ressaltando que somos diferentes e em seguida será apresentado duas bonecas de cor branca e negra, após será solicitado que façam seu autorretrato para posteriormente expor em um mural.

No quarto dia as crianças vão brincar de amarelinha e será informado a elas que esta é uma brincadeira de origem africana.

No quinto dia serão apresentados para as crianças diferentes artistas, jornalistas, esportistas e cientistas negros, por meio de imagens. Objetivando o conhecimento e valorização de pessoas negras que enriqueceram ou enriquecem nossa cultura.

 

Avaliação: Avaliação será realizada por meio de observação das falas e dinâmica das interações.

 

Nome: Sheila Moura de Sousa dos Santos.

RF 8145181