Tarefa 6 – Curso EDH – Sérgio dos Santos Ribeiro

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Sérgio dos Santos Ribeiro

Função

Prof. Ens. Fund II

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEF Fernando de Azevedo

Projeto Interdisciplinar: Convivência Cidadã.

Disciplinas envolvidas: Geografia (Espaço interação e transformação), Português Leitura e interpretação), Ciências (Fenótipos e Genótipos) e Matemática (Análise de dados – estatísticas).

Introdução

A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem. Disponível em https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/funcao-social-escola.

Diante disso, faz-se necessário atividades centradas nos alunos ascendendo-os a dimensão de protagonistas, por meio de uma educação de qualidade que ensina além de pensar, a viver e conviver em sociedade.

Objetivo

A Escola é um ponto de convergência social onde se encontram diferentes visões de mundo, vivências culturais e adoção de modos de relações  sociais. É nesse ambiente que se desenvolve ações e projetos que possam contribuir para a humanização e socialização do aluno por meio da educação, condição essencial para a formação do cidadão ético, responsável e solidário. Salientamos que por meio da conscientização dos direitos e deveres e da preparação para intervir nos rumos da sociedade o indivíduo está preparado para o exercício da cidadania em sua plenitude.

Metodologia

Nas relações presentes no ambiente escolar afloram os diferentes comportamentos, ações e reações que regem as interações. Diante disso estabelecemos a formação de grupos de alunos com número de componentes a ser definido, para a realização das atividades e ações citadas no planejamento. As atividades têm inicio na interação entre os componentes do grupo, posteriormente a exposição de ideias, culminando com o debate mediado por Professores.

Planejamento

Ações a serem desenvolvidas.

– Pesquisas – Temas:

  • Convivência e Empatia.
  • Xenofobia Respeito e Tolerância.
  • Preconceito racial.
  • Cidadão e Cidadania. – Estatuto da Igualdade Racial – Lei 12.288/2010.
  • Protagonismo Social – O Indivíduo usufruir da efetivação da igualdade e dos direitos assegurados na Constituição. Mas também exercer a cidadania e o protagonismo social.

–  Exposição de Ideias.

  • Os grupos expõem as experiências, opiniões e conhecimentos adquiridos no processo de aprendizagem na elaboração da atividade.
  • Inicia-se um debate mediado por Professores. Tema: Escola – Espaço de convivência cidadã.

Considerações 

Um trabalho desenvolvido no ambiente escolar estabelece a criação de uma nova estratégia para a formação do jovem para o exercício da cidadania. Mas é necessário considerar a escola como o espaço embrionário da apropriação de valores éticos e morais com fundamentos na matriz de saberes como: Abertura a diversidade. – Empatia e colaboração – Responsabilidade e participação, e nas orientações da Agenda 2030, entre as quais podemos citar – Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade – Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas. Dessa maneira a Escola cumpre sua função Social.