Tarefa 6 – Curso EDH – Selma Antonia Rosa de Souza
Função
Professora de educação infantil e ensino fundamental 1
DRE / Unidade Educacional
Itaquera
Escola
EMEI Jardim Marilia
Curso: EDH – Desafios do contexto atual
Selma Antonia Rosa de Souza – RF: 747.124.6
Telefone: 11985783111
E-mail: [email protected]
Unidade de exercício: EMEI Jardim Marilia
Sequência de atividades
- O tema proposto – Ser diferente é normal
- Justificativa – Desmistificar questões étnico raciais, romper com preconceitos.
- A quem o trabalho se destina – Educação Infantil
- Finalidade – trazer para o cenário da Educação Infantil uma reflexão sobre questões étnicos raciais, gerar atitudes, comportamentos e falas consciente.
- Objetivos – provocar reflexão, interferindo no processo de subjetivação das crianças, desenvolver um processo qualitativo de mudanças, provocando reflexões acerca de paradigmas e posturas.
- Duração – 6 aulas
- Atividades que comporão a sequência:
1- Ouvir a música: “Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade…” música, de Adilson Barbosa, Jorge Portela e Jair Carvalho, conhecida na voz de D. Ivone Lara.
2- Roda de conversa sobre a música, objetivando trazer para o cenário da Educação Infantil uma reflexão sobre a afetividade na perspectiva das relações étnico-raciais, para a busca de novas formas de perceber o outro, de compreender nossas crianças negras, indígenas, brancas, mestiças, orientais em suas particularidades e direitos. Fazemos aqui um convite para que esse diálogo possa moldar ouvidos, aguçar sensibilidades, provocar reflexões, etc.
3- Representar a reflexão sobre o tema de forma a utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados.
4- Conhecer algumas manifestações culturais, provocar atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
5- Representatividade: fortalecer a autoestima, apresentando figuras consideradas símbolo de representatividade.
6- Autorretrato – se olhar no espelho e descrever o que vê, fazendo um paralelo com sua ancestralidade.
- Avaliação – Registro das atividades realizadas pelas crianças e reflexão sobre a prática para futuras ações.