Tarefa 6 – Curso EDH – Sara Melo da Silva Portes
Função
Assistente de diretor
DRE / Unidade Educacional
Jaçanã / Tremembé
Escola
Emef Hipolito Jose da Costa
Sequencia de atividades
Tema: Relações étnico-raciais, caminhando para uma igualdade.
Justificativa
Este tema é muito pertinente às vivências e experiências escolares. No contexto escolar convivem entre si pessoas de etnias diversas, sendo nele também onde ocorrem em alto número ações de preconceito e discriminação baseadas nas diferenças de características físicas dessas etnias.
É importante reconhecer que a escola tem o desafio de orientar e formar seus alunos para que eles percebam quais ações discriminatórias ou preconceituosas estão atingindo e causando danos àqueles que pertencem à esses grupos étnicos que recorrentemente sofrem com esses tipos de ações e possam refletir a respeito, transformando suas ações em respeito às diferenças reconhecendo que seres humanos são diferentes entre si mas, todos pertencentes à uma mesma raça sem distinção ou divisão.
Público Alvo
Alunos do Ensino Fundamental II
Finalidade
O trabalho com este tema pressupõe uma preocupação com o bom convívio e o respeito nas relações estabelecidas entre todos.
Espera-se que os alunos compreendam que ver o outro, demonstrar empatia, ser colaborativo e valorizar as diferenças culturais existentes é um princípio básico de ser um ser humano que utiliza-se das suas potencialidades e reconhece seu lugar e o lugar do outro no mundo, celebrando as diversidades humanas presentes no nosso planeta como sendo a demonstração do que somos capazes enquanto humanidade, enquanto seres pensantes, racionais e multiculturais.
Objetivos
- Reconhecer e valorizar as múltiplas culturas dos povos habitantes do nosso planeta.
- Valorizar a cultura dos colegas oriundos de outros países ou pertencentes a etnias afros.
- Reconhecer-se parte de etnias afros, sentindo-se valorizado neste pertencimento.
Duração
Um semestre.
Desenvolvimento das atividades
As atividades devem ser desenvolvidas de acordo com o ritmo e faixa etária da turma, podendo sofrer adequações de tempo, espaço ou conteúdo para atender às necessidades dos alunos.
Atividade inicial
Propõe-se uma roda de conversa com os alunos pedindo que os mesmos apontem as etnias que conhecem e falem um pouco da cultura de cada uma. ( o professor mediador deve anotar essas contribuições para utilizar em uma aula futura).
Nesta mesma roda de conversa, questiona-se os alunos se eles reconhecem pessoas de seu convívio que são das etnias apontadas por eles.
Atividades a serem desenvolvidas ao longo do semestre
Atividade 1
Deverá ser trazido para a sala cartazes que ilustrem ( com realidade e precisão) as etnias mais incidentes em nosso país ou na região na qual a escola se encontra, mostrando e explicando aos alunos de onde são, características físicas e culturais.
Após a apresentação questiona-se os alunos se algum se reconheceu parte de alguma das etnias representadas e caso hajam respostas positivas, solicitar que eles falem um pouco sobre a cultura ou vivências.
Após tais apresentações, o professor mediador mostra o cartaz produzido na aula anterior quando os alunos fizeram seus apontamentos sobre etnias e culturas que conheciam, comparando esses conhecimentos com o apresentado nesta aula.
A seguir, deve-se solicitar que cada aluno escolha um grupo étnico sobre o qual deseja pesquisar e o traga na próxima aula.
Atividade 2
Nesta aula os alunos devem apresentar suas pesquisas demonstrando para os demais alunos o que conseguiu de informação sobre as etnias pesquisadas.
Após a apresentação o professor mediador, propõe um debate sobre quais etnias foram mais pesquisadas, o por quê de serem mais pesquisadas e a quantidade de alunos que se identifica com a mesma.
Atividade 3
Apresentação do filme: Kiriku e a feiticeira.
Kiriku e a Feiticeira. Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d’água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.(Fonte:https://www.geledes.org.br/kiriku-e-feiticeira/)
Atividade 4
Após a exibição do filme Kiriku e a feiticeira, realizar um debate sobre as considerações dos alunos a cerca do filme. Solicitar que os mesmos explicitem suas impressões e expliquem o por quê delas.
O professor mediador deve ir interpondo entre as considerações observações importantes a cerca do filme, tal como, os usos e costumes do povo representado no filme( Guiné, país africano, o filme é uma lenda deste povo), a qual etnia pertence aquele povo, as crenças deste povo, a importância que existe em cada personagem e o por quê cada um age de uma maneira.
Buscar realizar inferências com a realidade dos alunos, fazendo-os se apropriar dos elementos do filme.
Após a discussão, propor que cada aluno se coloque em papel do filme, construindo para si um personagem, descrevendo o que veste, do que gosta, o que faz, se baseando nas explicações do professor sobre a cultura e costumes do povo representado no filme e apresente-o à turma fazendo uma descrição detalhada da construção que realizou.
O professor deverá questionar os alunos sobre a forma como se sentiu em representar o papel por ele escolhido, se sente-se à vontade em fazê-lo e teria orgulho em fazer parte daquele grupo étnico.
Atividade 5
Pedir aos alunos que busquem em revistas figuras que pelas características físicas poderiam fazer parte do grupo étnico apresentado no filme, pedir que as recortem e confeccionem cartazes enriquecendo-os com elementos encontrados no filme por meio de desenhos, descrevendo um pouco a cultura do povo africano representado no filme.
Expor os cartazes na escola para os demais alunos verem.
Após finalizar essa tarefa, fazer uma reflexão com os alunos levantando as questões: foi difícil achar pessoas que se parecessem com as do filme? Que tipos de pessoas são mais comuns aparecerem nas revistas, na TV e em propagandas de outdoors? As pessoas que mais aparecem nestes meios de comunicação se parecem com você? Como você se sente com isso?
Atividade 6
Propor um questionário aos alunos para que os mesmos explicitem se já vivenciaram, fizeram ou viram alguém sofrer preconceito por ser parte de um determinado grupo étnico.
Perguntas a serem utilizadas:
- Você já viu alguém sofrer preconceito por sua característica física?
- Você já sofreu algum preconceito?
- Você já viu alguém ganhar apelidos por sua característica física?
- Você já apelidou alguém?
- Você já foi apelidado?
- Como uma pessoa que sofre preconceito se sente?
- O ser humano tem o direito de fazer preconceito com o outro por ser diferente de si?
Com posse das respostas e sem mencionar os autores, o professor traz para a sala gráficos ou cartazes com as respostas que surgiram em maior quantidade, com as respostas mais marcantes, com fatos chocantes e com o reconhecimento daqueles que praticam o preconceito.
Em paralelo a esses dados, professor apresenta dados de pesquisas com os números de pessoas que sofrem essas ações no nosso país e a quantidade total de pessoas pertencentes à etnias no território brasileiro.(foto 1)
Sugestão de pesquisa: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2019/11/20/consciencia-negra-numeros-brasil/
Atividade 7
Propor que os alunos pensem em ações a serem realizadas na escola a fim de minimizar o preconceito e conscientizar os demais alunos sobre a importância do respeito às diferenças.
Espera-se que os alunos promovam debates, busquem maneiras de representatividade e valorização das etnias que sofrem preconceitos.
Solicitar que essas ações sejam multiplicadas nos bairros onde moram e com as pessoas que convivem e que os alunos sempre se interponham diante de ações de preconceitos as quais presenciar.
Avaliação
No decorrer do processo, o professor mediador por meio de observação e registro, deverá avaliar a participação, engajamento e comprometimento com o tema. Deverá também, observar se os alunos se auto reconhecem e conseguem transformar suas ações a partir das reflexões aqui propostas.
Residentes no Brasil por raça