Tarefa 6 – Curso EDH – Sandra Regina Reis

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Sandra Regina Reis

Função

Professorde educação infantil e ensino fundamental

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEFProf José Carlos Nicoleto Zito

Tarefa do curso: Educação em Direitos Humanos no contexto atual.

TEMA: Direitos das crianças e dos adolescentes.

JUSTIFICATIVA: Retomar com os alunos os combinados da sala de aula  com relação aos direitos e deveres da criança no interior do ambiente escolar e ampliar conhecimento sobre o Direitos da Criança.

PÚBLICO-ALVO: Aula de HISTÓRIA para os alunos do ciclo interdisciplinar (4°, 5° e 6° anos) da rede municipal da Prefeitura de São Paulo.

INTENÇÃO: Conscientizar o aluno sobre os direitos e deveres dentro e fora do ambiente escolar.

OBJETIVOS: Compreender que os direitos das crianças e adolescentes são uma conquista no sentido de garantir os direitos fundamentais da sociedade.

RESULTADOS ESPERADOS: Conhecer e refletir sobre os direitos e deveres das crianças;

Refletir sobre o papel de cada aluno nos diversos espaços sociais;

Propor ações baseadas nos direitos que visem o bem- comum, o respeito mútuo e a solidariedade.

DURAÇÃO: 10 aulas com duração de 50 minutos.

AVALIAÇÃO: Avaliação deverá ser contínua e processual, levando em consideração os avanços individuais, partindo do que o aluno já sabe para retomar e/ou ampliar alguns conteúdos, sendo sempre orientada pelas atividades de aprendizagem que se deseja construir;

Ampliando conhecimentos :

https://youtu.be/95pHjoKfeAA  – Direitos humanos .

 

Desenvolvimento da aula

Aula 1

Assistir o vídeo produzido por crianças de uma escola portuguesa, que traz o texto e a ilustração de cada princípio da Declaração dos direitos da criança, acessando o site:

https://youtu.be/XIxpGdPkcL4  – Declaração dos direitos das crianças.

Para esta aula sugerimos que o professor, procure trabalhar com as crianças o significado das palavras: direitos e deveres.

Para isso, converse com a turma e possibilite a fala de cada criança sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois a fixe-a na sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado.

Após este momento, explique para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e ressalte a importância de conhecê-los e compreendê-los.

Questione a turma com as seguintes perguntas:

Por que precisamos ter direitos e deveres?

Quais são nossos direitos dentro da sala de aula?

Quais são os deveres do aluno dentro da sala?

Os direitos e deveres são iguais para todos, ou podemos abrir uma exceção?

Nesta discussão o professor estará contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência.

Agora, proponha uma atividade de registro no caderno dos alunos seguindo as orientações abaixo:

Registrar os Direitos da criança aprovado pela ONU;

Copiar os textos e responder as questões.

Após os alunos terminarem os registros, realizar um momento de discussão e socialização dos textos e respostas respostas.

Ao final de cada aula realizar uma roda de conversa sobre o que aprendemos ..

 

 

Para registrar no caderno

 

Direitos da Criança aprovados pela ONU:

Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.

Toda criança tem direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.

Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.

Toda criança tem direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.

Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.

Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.

Toda criança tem direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.

Toda criança tem direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.

Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

 

Aula 2

https://youtu.be/h3J-iuY-4YM – Momento histórico: Proclamação dos Direitos da criança.

 

Direito das crianças

Um dia importante para as crianças do mundo inteiro é 20 de novembro de 1959. Foi exatamente nesse dia que a Declaração dos Direitos da Criança foi aprovada por representantes de centenas de países. Embora os direitos existam, é uma grande luta que eles sejam respeitados.

A intenção dos direitos das crianças é que elas possam viver dignamente, com amor e carinho.

 

1.    Por que você acha que é importante as crianças terem direitos?
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  2. O texto menciona que é uma grande luta que os direitos sejam respeitados. Por que será que, em alguns locais, as pessoas desrespeitam esses direitos?
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Objetivo: compreender o conceito de igualdade e notar a importância desse direito.

 

IGUALDADE

 

Mãe denuncia racismo contra filha de 4 anos

Em uma escola de Contagem, MG, a avó de um menino reclamou porque o neto estava dançando com uma “menina feia negra”. A direção da escola não tomou providências e a professora acabou pedindo demissão e entrando em contato com os pais. A mãe teve que levar o filho à psicóloga por causa do caso.

 

 

O caso acima certamente é uma grave violação aos direitos da criança de igualdade! Veja:

 

     Toda criança tem direito à igualdade, sem diferença de raça, religião ou nacionalidade.

 

  1. No caso da seção “Boca no Trombone” da atividade, qual desses direitos de igualdade foi violado?
raça
nacionalidade
religião

 

  1. A igualdade é um direito humano muito importante. Por que devemos respeitar a igualdade entre seres humanos?

 

 

AULA 3

Objetivo: compreender o conceito de crescimento saudável e notar a importância desse direito.

 

CRESCIMENTO

Menino de 12 anos é torturado com fios elétricos

Criança de 12 anos é torturada com fios elétricos pela própria mãe por ter perdido uma chave. O menino ligou ao pai, pedindo socorro. Ao chegar na residência, o pai o encontrou sozinho. A mãe havia desaparecido com o filho menor. Em uma conversa mais profunda, o menino revelou as torturas sofridas com a mãe, entre elas, a punição com queimaduras feitas com uma colher de metal.

 

 

O caso acima certamente é uma grave violação aos direitos da criança de crescimento! Veja:

     Toda criança tem o direito à proteção especial para seu crescimento físico, mental e social.

 

  1. Em “Boca no Trombone”, o caso apresentado mostra um menino que sofreu agressão da própria mãe. Qual foi o motivo da agressão?

_____________________________________________________________________________________________

 

  1. Os direitos da criança instituem que a criança deve ser protegida em seu crescimento. Ao sofrer a agressão da mãe, quais podem ser os prejuízos que o menino do caso relatado sofreu, em relação ao seu crescimento?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. No caso relatado, a mãe infringiu quais direitos de crescimento do menino?
físico
social
mental

 

  1. O menino agredido levará marcas da agressão da mãe para o resto de sua vida. Em que isso pode afetar seu crescimento e até sua vida adulta?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Para que uma criança tenha um bom crescimento, bem protegido, ela deve se dedicar aos momentos preciosos da infância, que toda criança deve ter. Esses momentos provocam alegria e satisfação e tornam o crescimento mais tranquilo. Anote a seguir atividades ou momentos pelos quais toda criança deve passar para ter uma boa infância e um excelente crescimento.

 

 

 

AULA 4

Objetivo: compreender a importância de ter um nome e uma nacionalidade.

 

ORIGEM

 

Menina de 6 anos vive sem nacionalidade em Portugal

Uma criança de 6 anos, filha de emigrantes portugueses da França, vive sem documentos e sem nacionalidade desde que nasceu. Embora o caso seja de conhecimento tanto da justiça francesa quanto portuguesa, ninguém ainda conseguiu resolvê-lo. A criança apátrida simplesmente não existe legalmente e nem é reconhecida como cidadã de qualquer estado ou país.

 

 

O caso acima certamente é uma grave violação aos direitos da criança de ter uma origem! Veja:

     Toda criança tem o direito a um nome e a uma nacionalidade.

 

No caso relatado, qual é o direito violado, a princípio?

nome
nacionalidade

 

  1. Se pensar um pouco mais, a criança não tem documentos que comprovam que ela realmente existe. Então… podemos dizer que ela tenha um nome?

 

  1. Escreva três consequências que podem acontecer com a criança, por não ser documentada, ou seja, não existir legalmente.
______________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Em que momento o nome e a nacionalidade da criança são registrados e de que forma?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Como se determina a nacionalidade de uma criança?

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O motivo de a criança não ter documentação

A criança vive com a família paterna. Ao ter nascido na França, o governo francês não aceitou registrar a criança porque ambos os pais eram portugueses. Eles alegaram que a criança tinha que ser registrada em Portugal.

Logo depois de seu nascimento, os pais se separaram e o pai não conseguiu fazer a documentação da filha, embora tenha tentado diversas vezes.

 

 

 

AULA 5

Objetivo: compreender as necessidades básicas asseguradas pelos Direitos da Criança.

 

NECESSIDADES BÁSICAS

 

Crianças sem vacina

Um casal declarou que não deu nenhuma vacina em seus filhos, além da BCG, que foi dada ao nascer, no hospital. Eles acreditam que as crianças devem criar imunidade sozinhas e são contra a vacinação. É comprovado que as vacinas causam proteção à diversas doenças, mas mesmo assim o casal se recusa a vacinar as crianças. O nome do casal não foi divulgado ao participar de uma entrevista sobre o polêmico assunto para uma revista.

 

 

O caso acima certamente é uma grave violação aos direitos da criança de ter auxílio médico! Veja:

     Toda criança tem o direito à alimentação, à casa e ao auxílio médico adequados para ela e para sua mãe.

 

  1. O caso relatado no “Boca no Trombone” tem relação com a violação do direito ao auxílio médico. Responda:

 

2.Quem está cometendo o crime de negar auxílio médico às crianças?

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3. Qual é o motivo que eles explicam para não vacinar as crianças?

_____________________________________________________________________________________________

4.O direito IV dos Direitos da Criança diz respeito às três necessidades básicas de uma criança, para que possa crescer saudável. Quais são essas necessidades?

 

5. Temos, tanto no Brasil quanto em outros países, casos de crianças que são abandonadas na rua. Podemos dizer que esse fato faz parte do descumprimento do artigo IV dos Direitos da Criança? Explique.

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6. O direito do artigo IV diz ainda que essas necessidades básicas devem ser asseguradas tanto à mãe quanto à criança. Por quê?

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7.Faça ilustrações que mostrem as três necessidades básicas da criança asseguradas pelo direito de número IV:

 

 

 

AULA 6

Objetivo: compreender o direito de educação e cuidados especiais relacionado às crianças com deficiência.

 

ARTIGO ESPECIAL

 

Deficiente fora da escola

A mãe de uma criança com paralisia cerebral relata que enfrentou dificuldades para matricular o filho em escola regular. Hoje ela incentiva mães à buscarem o direito de seus filhos, com deficiência, de frequentarem a escola. Em sua busca por escolas, a mãe diz que muitas vezes ouvia que não era lugar para seu filho, que a escola não tinha preparo para recebe-lo. Ela mesma não sabia que era um direito seu filho frequentar a escola e chegou a se condenar por tentar matriculá-lo.

 

 

O caso acima certamente é uma grave violação aos direitos da criança física ou mentalmente deficiente! Veja:

     Toda criança física ou mentalmente deficiente tem direito à educação e a cuidados especiais.

 

  1. Embora as crianças deficientes tenham hoje direito a frequentar o ensino regular, nem sempre foi assim, nem com os Direitos da Criança. Foi somente com a Declaração de Salamanca, em 1994 que esse direito foi criado. Por que é importante para uma criança deficiente também frequentar a escola?

 

  1. Além da educação, o direito do artigo V garante à criança física ou mentalmente deficiente cuidados especiais. Por que elas precisam ter esse direito assegurado?

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  1. Este artigo dos Direitos da Criança, em especial, tem o reforço da Declaração de Salamanca, que traz à tona o direito à educação inclusiva. Muitos estados e prefeituras têm se dedicado a semear a ideia, para fazer valer esse direito. Observe o cartaz a seguir, do governo da Bahia:
  2. Qual é o título do cartaz de campanha?

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5. Além de ser um direito das crianças, a educação inclusiva também é um dever. A quem se destina esse dever?

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6.Ao haver desrespeito ao direito da criança deficiente ao frequentar a escola, o que deve ser feito?

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AULA 7

Objetivo: compreender o direito de amor, ajuda e compreensão por parte dos pais e da sociedade.

 

OS VALORES HUMANOS

 

 

Abrigo viola direitos da criança

Um abrigo municipal em Ribeirão Preto/ SP é denunciado por maus-tratos com as crianças. A descoberta das agressões no lugar foi feita por uma professora, que notou machucados em seu aluno e perguntou o que tinha acontecido. Várias crianças do mesmo abrigo citaram casos de castigos, socos, pontapés e até tortura por parte dos funcionários do abrigo. Algumas crianças, inclusive, preferiam viver nas ruas do que voltar ao abrigo.

 

 

O caso acima certamente é uma grave violação aos direitos da criança como ser humano! Veja:

     Toda criança tem direito ao amor, à ajuda e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.

 

  1. O abrigo de crianças citado no “Boca no Trombone” traz um relato muito sério sobre maus-tratos. Infelizmente não é o único lugar onde isso ocorre. De acordo com o artigo VI dos Direitos da Criança, quais são os três direitos fundamentais que a criança deve ter, em relação aos valores humanos?

 

2. O abrigo não tinha parentesco com as crianças, mas mesmo assim ele se enquadra nesse artigo dos Direitos da Criança. Por quê?

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3.Escreva abaixo duas situações com demonstrações de amor, duas de ajuda e duas de compreensão com crianças.

 

 

4.Desenhe a seguir uma ilustração que demonstre amor, ajuda e compreensão para com uma criança.

 

 

AULA 8

Objetivo: compreender o direito à educação e ao lazer infantil.

 

EDUCAÇÃO E LAZER

 

Criança sem vaga na escola

Criança fica sem estudar por três meses, porque escola municipal ao lado de sua residência não lhe deu uma vaga. A mãe está indignada, porque a outra escola mais “próxima” de sua residência fica a uma hora e meia de sua casa. A escola deixou claro que não será possível matricular a menina durante o ano letivo. A mãe conhece os direitos de sua filha e, no entanto, tem que brigar por eles.

 

 

O caso acima certamente é uma grave violação aos direitos da criança no acesso à escola! Veja:

     Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.

 

  1. Aprender e se divertir fazem parte da vida de uma criança. Escreva abaixo por que é importante que a criança vivencie essas duas coisas:

 

Educação: ______________________________________________________

_______________________________________________________________

Lazer: __________________________________________________________

  1. Embora a educação seja um direito das crianças, muitas acabam ficando fora de escola.

 

3.Escreva dois motivos que podem levar uma criança a não frequentar a escola:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.O que é o correto a se fazer quando sabemos que uma criança não frequenta a escola?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.Muitas crianças não têm lazer infantil ou educação em suas vidas porque a família inteira trabalha, inclusive elas. Embora o trabalho infantil seja proibido, ainda há muitas famílias que não respeitam o direito à lazer e educação das crianças. A maior parte das crianças que trabalham se concentra no Centro-Oeste e no Nordeste e faz parte da agricultura.

Faça um cartaz sobre o trabalho infantil.

 

 

 

AULA 9

Objetivo: compreender o direito à proteção e ajuda.

 

PROTEÇÃO

 

Angola estabelece proteção integral às crianças

Após uma criança ser abandonada em um hospital pela mãe e a ocorrência de vários outros casos de abandono, Angola criou leis próprias para garantir o direito de proteção à criança. Os casais devem participar de cursos que ensinam a importância da proteção à criança, considerada como o futuro do país e uma campanha está sendo feita pelo país inteiro, na mídia, a favor da ideia. Eles consideram desumanidade pessoas que abandonam crianças.

 

 

O caso acima certamente é uma grave violação aos direitos da criança de proteção! Veja:

     Toda criança tem o direito de ser a primeira a receber proteção e ajuda em qualquer situação.

 

 

 

  1. Nesta “Boca no Trombone” houve uma diferença das demais. Ela traz um problema, mas também uma solução buscada pelo lugar onde aconteceu. Anote abaixo o que se pede:
Problema: ______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

 

Solução: ______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

 

  1. O artigo VIII dos Direitos da Criança falam sobre proteção e ajuda em qualquer situação e ela deve ser a primeira a ser ajudada. Pense em uma situação de perigo que envolva crianças e adultos. Onde aconteceu? Como aconteceu? O que foi feito para ajudar as pessoas?

Escreva a situação abaixo, em forma de história, e não se esqueça de ajudar primeiro as crianças! Depois, faça uma ilustração de sua história.

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Objetivo: compreender o direito à proteção integral.

 

PROTEÇÃO – RETORNO

 

Crianças são exploradas em Patos

Na cidade de Patos, muitas crianças são exploradas em trabalhos para complementar a renda das famílias. Grande parte delas faz trabalhos de babás, cuidando de crianças ainda menores ou até trabalhos domésticos. Embora o trabalho infantil seja crime previsto por lei, a justiça está longe de ser cumprida em alguns lugares, infelizmente, principalmente quando se trata de filhos explorados e sem a assistência social necessária.

 

 

O caso acima certamente é uma grave violação aos direitos da criança de proteção! Veja:

     Toda criança tem o direito de ser protegida contra o abandono, a crueldade e a exploração do trabalho.

 

  1. Qual das proteções abaixo a “Boca no Trombone” denuncia?

abandono

crueldade

exploração do trabalho

 

  1. Já vimos situações em direitos anteriores que se encaixavam em abandono, crueldade e até em exploração do trabalho infantil. Anote a seguir quais foram os casos vistos.

 

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Abandono
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Exploração no trabalho
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Crueldade

 

 

AULA 10

Objetivo: compreender o direito ao crescimento integralmente saudável.

 

TUDO MUITO POSITIVO

 

Toda criança tem o direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

 

Para terminar, vamos pensar em situações positivas! O último direito traz bons pensamentos, embora haja, também, violações graves à este direito. Desenhe em cada quadro uma situação que demonstre o que se pede e explique a situação em forma de legenda.

Solidariedade
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Compreensão
_____________________________________________________________________________
Amizade
_____________________________________________________________________________
Justiça
_____________________________________________________________________________