Tarefa 6 – Curso EDH – Sandra Raquel Lopes Sousa

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Sandra Raquel Lopes Sousa

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

CEI Vila Missionaria

Tema: Respeitando as diferenças

Justificativa:  A criança aprende aquilo que lhe é ensinado. O ambiente ensina, a sociedade, a família, a escola todos de alguma maneira direta ou indiretamente fazem parte desse processo, cada um com seu percentual de contribuição. Sabendo disso é de extrema relevância que a escola seja um local onde essa criança possa de fato aprender a respeitar essas diferenças. Aprender a se valorizar, a valorizar o outro e conhecer outras culturas, povos e essa diversidade que existe em nosso mundo, respeitando sempre as particularidades de cada um.

Pensando em meu agrupamento, que são crianças de 2 anos e para além da sala de aula, as famílias e comunidade escolar esse trabalho visa contemplar tais pessoas.

Esse trabalho tem por finalidade como o próprio nome já faz menção, respeitar as diferenças possibilitando que as crianças em primeiro lugar se sintam iguais em direitos e deveres, tendo voz e vez, para além da sala de aula, compartilharemos com as famílias e comunidade local as descobertas feitas durante esse projeto, onde também poderão dar suas contribuições ao longo do mesmo por meio de pesquisas, fotos, relatos e conversas.

Objetivo: Aprender a respeitar as diferenças valorizando sua própria cultura

Conhecer outras culturas  percebendo que existem costumes diferentes buscando valorizar essas diferenças

Ampliar o vocabulário e oralidade por meio da leitura  de diversos gêneros literários auxiliando compreender essas diferenças

Duração: 2 meses

Atividades: Roda de conversas com o próprio agrupamento

Coleta de dados com as famílias sobre sua origem. ( Pesquisa via agenda para conhecer um pouco mais sobre essa criança)

Mapear essas informações para que as crianças possam ver de onde sua família veio. ( Mapa com pontos indicativos da localidade)

Leitura de algumas obras literárias mostrando algumas culturas e diversidade: Flicts, Azzi, Eu gosto de pessoas, Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!

Confecção de um painel com imagens de diversos povos e culturas

Videos: Normal é ser diferente!Grandes Pequeninos – Jair Oliveira

Face: Compartilhar imagens de algumas etapas e descobertas

Avaliação: Acontecerá durante todas as etapas do projeto, por meio das devolutivas das crianças nas rodas de conversa e posteriormente com as famílias dando devolutivas do que foi para elas esse projeto.

 

 

 

https://youtu.be/KP1vilOpNGE