Tarefa 6 – Curso EDH – Samara Samih Abdallah
Função
POSL
DRE / Unidade Educacional
São Miguel Paulista
Escola
EMEF Henrique Felipe da Costa - Henricão
PLANO DA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
CURSO EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL
Professora: Samara Samih Abdallah
Função: POSL (Professora Orientadora da Sala de Leitura)
Projeto: Leitura Familiar
O tema proposto – Relação Família e Escola
Justificativa
A escolha dessa temática se justifica na necessidade de aproximação entre famílias e escola para a promoção de um ambiente educativo mais potente e harmonioso. Para tanto, serão propostas diferentes experiências de leitura como possibilidades para superar os desafios existentes nessa relação.
A quem o trabalho se destina
Estudantes e familiares do Ensino Fundamental I (Do 1ºAno ao 5ºAno). Mas participam do processo toda a Comunidade Escolar, reconhecendo que todos e todas deste ambiente possuem experiências familiares com a leitura para compartilhar.
Finalidade
- Despertar o gosto pela leitura;
- Conscientizar as crianças sobre a importância dos livros no seu desenvolvimento;
- Integrar as famílias no processo de valorização da leitura;
Objetivos/Resultados esperados
- Desenvolvimento do comportamento leitor;
- Fortalecimento dos vínculos e valores que constituem essas relações, através das experiências de leitura;
- Valorização das diferentes culturas presentes no ambiente escolar;
- Participação efetiva das famílias nos processos de alfabetização e letramento das crianças;
Duração
Um bimestre (Oito aulas – uma aula por semana).
As atividades que comporão a sequência
Memórias Familiares: Com o objetivo de iniciar conversas sobre temas relacionados à Educação em Direitos Humanos, os gestores, professores e profissionais da equipe de apoio realizarão leituras para as crianças. Serão oportunidades para compartilhar memórias afetivas e familiares de suas infâncias, que se tornaram significativas para a formação de seus valores enquanto sujeitos.
Mala Viajante: As crianças levarão para suas casas malas com livros que abordam diferentes temáticas, para serem lidos e discutidos com seus familiares. Em seguida, serão incentivadas a compartilhar essa experiência com seus colegas. Junto aos livros, seguirá um convite para participação das famílias nas aulas de Leitura.
Famílias Leitoras: A partir do convite previamente realizado, responsáveis pelas crianças poderão participar das aulas de Leitura, com o objetivo de compartilhar outras experiências leitoras e realizar rodas de conversa, utilizando livros de sua cultura familiar ou do acervo escolar.
Livro de Memórias: As experiências realizadas durante o Projeto irão compor um livro de coautoria das crianças, onde serão juntados registros fotográficos, ilustrações, pequenas mensagens em texto e falas que surgirem durante as rodas de conversa. O livro futuramente poderá fazer parte do acervo da Sala de Leitura.
Avaliação
O processo de avaliação será realizado de forma contínua. Serão observadas as participações, a demonstração de interesse pela leitura, considerando o número de empréstimos de livros, sobretudo os relacionados aos temas discutidos. Além disso, serão observadas a aproximação na relação entre famílias e escola, e a relação de respeito mútuo entre as crianças.