Tarefa 6 – Curso EDH – Samara Samih Abdallah

Data

1 de agosto de 2020

Cursista

Samara Samih Abdallah

Função

POSL

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEF Henrique Felipe da Costa - Henricão

PLANO DA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

CURSO EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

 

Professora: Samara Samih Abdallah

Função: POSL (Professora Orientadora da Sala de Leitura)

Projeto: Leitura Familiar

O tema proposto – Relação Família e Escola

Justificativa

A escolha dessa temática se justifica na necessidade de aproximação entre famílias e escola para a promoção de um ambiente educativo mais potente e harmonioso. Para tanto, serão propostas diferentes experiências de leitura como possibilidades para superar os desafios existentes nessa relação.

A quem o trabalho se destina

Estudantes e familiares do Ensino Fundamental I (Do 1ºAno ao 5ºAno). Mas participam do processo toda a Comunidade Escolar, reconhecendo que todos e todas deste ambiente possuem experiências familiares com a leitura para compartilhar.

Finalidade

  • Despertar o gosto pela leitura;
  • Conscientizar as crianças sobre a importância dos livros no seu desenvolvimento;
  • Integrar as famílias no processo de valorização da leitura;

Objetivos/Resultados esperados

  • Desenvolvimento do comportamento leitor;
  • Fortalecimento dos vínculos e valores que constituem essas relações, através das experiências de leitura;
  • Valorização das diferentes culturas presentes no ambiente escolar;
  • Participação efetiva das famílias nos processos de alfabetização e letramento das crianças;

Duração

Um bimestre (Oito aulas – uma aula por semana).

As atividades que comporão a sequência

Memórias Familiares: Com o objetivo de iniciar conversas sobre temas relacionados à Educação em Direitos Humanos, os gestores, professores e profissionais da equipe de apoio realizarão leituras para as crianças. Serão oportunidades para compartilhar memórias afetivas e familiares de suas infâncias, que se tornaram significativas para a formação de seus valores enquanto sujeitos.

Mala Viajante: As crianças levarão para suas casas malas com livros que abordam diferentes temáticas, para serem lidos e discutidos com seus familiares. Em seguida, serão incentivadas a compartilhar essa experiência com seus colegas. Junto aos livros, seguirá um convite para participação das famílias nas aulas de Leitura.

Famílias Leitoras: A partir do convite previamente realizado, responsáveis pelas crianças poderão participar das aulas de Leitura, com o objetivo de compartilhar outras experiências leitoras e realizar rodas de conversa, utilizando livros de sua cultura familiar ou do acervo escolar.

Livro de Memórias: As experiências realizadas durante o Projeto irão compor um livro de coautoria das crianças, onde serão juntados registros fotográficos, ilustrações, pequenas mensagens em texto e falas que surgirem durante as rodas de conversa. O livro futuramente poderá fazer parte do acervo da Sala de Leitura.

Avaliação

O processo de avaliação será realizado de forma contínua. Serão observadas as participações, a demonstração de interesse pela leitura, considerando o número de empréstimos de livros, sobretudo os relacionados aos temas discutidos. Além disso, serão observadas a aproximação na relação entre famílias e escola, e a relação de respeito mútuo entre as crianças.