Tarefa 6 – Curso EDH – Ruth Tenório da Silva Sanchez
Função
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
DRE / Unidade Educacional
São Mateus
Escola
EMEI Jardim da Conquista II
A valorização da Cultura Africana
Justificativa – A sociedade em que vivemos é estruturada pelo racismo, pensar na educação pode ser uma das formas mais eficazes de combater a discriminação racial, cabe ao professor a valorização da cultura africana uma educação antiracista é dever da escola assegurar e garantir a efetivação da legislações sobre o ensino de cultura e história africana no projeto político pedagógico.
Faixa etária – 4 à 5 anos
Finalidade – Através das rodas de conversas, leituras de histórias e contos, música e resgate dos antepassados, a finalidade dessa sequência é romper com os esteriótipos e valorizar a cultura africana.
Objetivos / Resultados esperados
- Que a criança se reconheça em personagens da TV, histórias, autores, professores, doutores , entre outros , afim de valorizar a beleza natural e celebrar a negritude;
- Resgatar entre as famílias fotos dos seus antepassados;
Conhecer e valorizar a cultura africana.
Sequência –
1º Reunir as crianças em roda para conhecê -los melhor , apresentar , revistas , livros , jornais , bonecas , com o intutido das crianças se reconhecerem ou não no material.
2º Realizar a contação de histórias e contos africanos , serão veículos ao qual a criança irá entrar em contato com a cultura enriquecendo seu repertório.
3º Realizar através de cartazes confeccionados por eles , uma exposição de fotos de seus antepassados .
4º Produzir junto com as famílias uma oficina para confeccionar bonecos negros , caso a escola ainda não tenha.
5º pesquisar a histórias de alimentos de origem africana,realizando junto com a família a degustação.
Avaliação- Sera através da observação da participação das crianças e seus familiares.