Tarefa 6 – Curso EDH – Ruth Tenório da Silva Sanchez

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Ruth Tenório da Silva Sanchez

Função

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEI Jardim da Conquista II

   A valorização da Cultura Africana 

Justificativa –  A sociedade em que vivemos é estruturada  pelo racismo, pensar na educação pode ser uma das formas mais eficazes de combater a discriminação racial, cabe ao professor a valorização da cultura africana uma educação antiracista   é dever da escola assegurar  e garantir a efetivação da legislações sobre o  ensino de cultura e história africana no projeto político pedagógico.

 

Faixa etária – 4 à 5 anos

 

Finalidade –  Através das rodas de conversas, leituras de histórias e contos, música e resgate dos antepassados,  a finalidade dessa sequência é romper com os esteriótipos   e valorizar a cultura africana.

 

Objetivos / Resultados esperados 

  • Que a criança se reconheça em personagens da TV, histórias, autores, professores, doutores , entre outros , afim de valorizar  a beleza natural e celebrar a negritude;
  • Resgatar entre as famílias fotos dos seus antepassados;

Conhecer e valorizar a cultura africana.

Sequência

1º  Reunir as crianças em roda para conhecê -los melhor , apresentar , revistas , livros , jornais , bonecas , com o intutido das crianças se reconhecerem ou não  no material.

2º Realizar a contação de histórias e contos africanos , serão veículos ao qual a criança irá entrar em contato com a cultura enriquecendo seu repertório.

3º Realizar através de cartazes confeccionados por eles , uma exposição de fotos de seus antepassados .

4º Produzir junto com as famílias  uma oficina para confeccionar bonecos negros , caso a escola ainda não tenha.

5º  pesquisar a histórias de alimentos de origem africana,realizando junto com a família a degustação.

 

Avaliação- Sera através da observação da participação das crianças e seus familiares.