Tarefa 6 – Curso EDH – Rosenilda Maria Moura da Silva

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Rosenilda Maria Moura da Silva

Função

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

EMEF Vargem Grande II

Cursista: Rosenilda Maria Moura da Silva

Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamenta I

 

Tarefa – Curso EDH Desafios do contexto atual

1.1 – TEMA

Desigualdade Social e Valorização do Ser Humano

1.2 – Justificativa

No Brasil a desigualdade social sempre esteve presente e infelizmente mesmo vivendo em uma época em que a informação está disponível de maneira mais acessível, o preconceito com relação a desigualdade social aumenta no mundo todo e infelizmente o Brasil não é exceção. É fundamental que uma escola que vive a formação do indivíduo como cidadão pleno e consciente dos seus direitos e deveres explicite a questão da desigualdade social e a valorização do SER humano, independentemente de sua posição ou bens que tenha ou aparenta ter, todo ser humano deve ser respeitado pela sua essência e quanto mais cedo os estudantes tiverem contato com essa questão e aprendam a respeitar e valorizar cada ser humano pelo que ele é, maiores as chances de termos uma sociedade melhor para todos.

2- A quem o trabalho se destina:

Alunos do 3 ° ano do Ensino Fundamental

3- Finalidade –

A intenção é promover o respeito e valorização do ser humano, independente de posição social.

4- Objetivos/Resultados esperados

Espero que os estudantes comecem a refletir sobre o território em que eles estão inseridos, valorizem e entendam que as pessoas são diferentes, que isso não é necessariamente ruim e que o respeito é inerente ao ser humano em qualquer situação.

4.1- Duração

Em torno de 4 aulas divididas em uma semana.

5- Atividades que comporão a sequência

Aula 1: Introdução ao tema desigualdade social e aferição sobre o que os alunos conhecem sobre o tema – Será feito um registro das opiniões dos alunos.

Aula 2:  Exibição do Filme A nova onda do imperador.

Aula 3:  Exibição do Filme A nova onda do imperador.

Aula 4: Debate sobre o filme com perguntas geradoras como:

O imperador tratava a todos igualmente? Porque? Como era a vida de Pacha? Ele era rico? Porque o Imperador o tratava mal, Pacha era uma má pessoa? Merecia este tratamento? Porque o Imperador tratava as pessoas diferentes? Vocês pensam que isso é correto? Será feito o registro das falas dos alunos.

6- Avaliação

A avaliação se dará através do registro dos relatos dos alunos nas diversas aulas e auto avaliação.