Tarefa 6 – Curso EDH – Rosenilda Maria Moura da Silva
Função
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
DRE / Unidade Educacional
Capela do Socorro
Escola
EMEF Vargem Grande II
Cursista: Rosenilda Maria Moura da Silva
Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamenta I
Tarefa – Curso EDH Desafios do contexto atual
1.1 – TEMA
Desigualdade Social e Valorização do Ser Humano
1.2 – Justificativa
No Brasil a desigualdade social sempre esteve presente e infelizmente mesmo vivendo em uma época em que a informação está disponível de maneira mais acessível, o preconceito com relação a desigualdade social aumenta no mundo todo e infelizmente o Brasil não é exceção. É fundamental que uma escola que vive a formação do indivíduo como cidadão pleno e consciente dos seus direitos e deveres explicite a questão da desigualdade social e a valorização do SER humano, independentemente de sua posição ou bens que tenha ou aparenta ter, todo ser humano deve ser respeitado pela sua essência e quanto mais cedo os estudantes tiverem contato com essa questão e aprendam a respeitar e valorizar cada ser humano pelo que ele é, maiores as chances de termos uma sociedade melhor para todos.
2- A quem o trabalho se destina:
Alunos do 3 ° ano do Ensino Fundamental
3- Finalidade –
A intenção é promover o respeito e valorização do ser humano, independente de posição social.
4- Objetivos/Resultados esperados
Espero que os estudantes comecem a refletir sobre o território em que eles estão inseridos, valorizem e entendam que as pessoas são diferentes, que isso não é necessariamente ruim e que o respeito é inerente ao ser humano em qualquer situação.
4.1- Duração
Em torno de 4 aulas divididas em uma semana.
5- Atividades que comporão a sequência
Aula 1: Introdução ao tema desigualdade social e aferição sobre o que os alunos conhecem sobre o tema – Será feito um registro das opiniões dos alunos.
Aula 2: Exibição do Filme A nova onda do imperador.
Aula 3: Exibição do Filme A nova onda do imperador.
Aula 4: Debate sobre o filme com perguntas geradoras como:
O imperador tratava a todos igualmente? Porque? Como era a vida de Pacha? Ele era rico? Porque o Imperador o tratava mal, Pacha era uma má pessoa? Merecia este tratamento? Porque o Imperador tratava as pessoas diferentes? Vocês pensam que isso é correto? Será feito o registro das falas dos alunos.
6- Avaliação
A avaliação se dará através do registro dos relatos dos alunos nas diversas aulas e auto avaliação.