Tarefa 6 – Curso EDH – Roseli Sandra Silva
Função
Professor Fund 2 e Medio
DRE / Unidade Educacional
Jaçanã / Tremembé
Escola
EMEF Frei Antônio Santana Galvão
- O tema proposto – qual a questão a ser trabalhada
Transfobia – violência contra pessoas LGBTQI+
Os Direitos Humanos garantem o direito à vida e à segurança de tod*s. Apesar disso, muitas pessoas LGBTQI+ têm medo e enfrentam a violência no e intolerância em suas vidas. Esta violência vai desde a hostilidade, ao assédio, ao abuso verbal, à violência física e às agressões sexuais, até os crimes de ódio que se convertem em assassinatos. A transfobia – compreendida como o medo irracional e/ou a hostilidade às pessoas que são trans ou que transgridem as normas tradicionais do gênero de qualquer outro modo – pode se considerar como uma das principais causas de violência e intolerância que enfrentam muitas pessoas LGBTQI+. Há pessoas com intolerância à seres humanos cuja expressão exterior de sua identidade de gênero interna não é a mesma que seu gênero determinado no nascimento. As agressões contra as pessoas LGBTQI+ não podem, no entanto, ser explicadas como resultado da ignorância e da falta de educação e respeito.
- Justificativa – porque você escolheu essa questão
Pensamos neste tema por ser extremamente atual o debate sobre gênero na escola e este debate ainda está caminhando, sendo a falta de respeito e a violência atitudes comuns dentro da escola.
- A quem o trabalho se destina (se estudantes, de que faixa? Se adultos, de quais funções?)
Este projeto será aplicado aos alunos do Ensino Fundamental I e II
- Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com este seu trabalho educativo.
A finalidade é que as pessoas tenham respeito pela opção sexual e de gênero de alunos em nossa escola e também na comunidade,
- Objetivos/Resultados esperados – Em que ponto você espera chegar com esse trabalho – que novas possibilidades vc prevê para continuidade.
O objetivo deste trabalho é mudar a visão não só dos alunos como também da comunidade, para entender que todos somos humanos, independente da opção sexual ou sua escolha de gênero.
- Duração – Quanto tempo você prevê que será necessário.
Esse trabalho será continuo, durante todo o ano escolar.
- As atividades que comporão a sequência
O projeto será desenvolvido em cooperação com os professores da escola, onde o tema será abordado em todas as disciplinas.
Atividade 1: Identidade
Cada disciplina apresentará esta atividade, onde os alunos se identificarão, sem colocar nomes, qual é o gênero com o qual ele se identifica.
Atividade 2: O que é identidade de gênero?
Nesta atividade, serão apresentadas as identidades de gênero, e assim, apresentar aos alunos em pesquisa e produção de cartazes todas as identidades de gênero com a qual podemos conviver.
Após as pesquisas, os cartazes serão expostos nos corredores e pátio para que todos possam se identificar e conhecer.
Atividade 3: Porque há violência com quem é diferente dos outros?
Nesta atividade, será trazido aos alunos os dados de violência e intolerância à essas pessoas e vamos discutir e tentar encontrar o porque deste comportamento de intolerância e quais seriam as soluções para isso.
- Avaliação – Como você pretende verificar os resultados
A avaliação do projeto será durante toda a duração do mesmo, ao final de cada atividade, analisando as respostas dos alunos após cada fase de atividades. Se conseguirmos, gostaria de convidar a professora Paula Beatriz para fazer uma palestra em nossa escola, para nossos alunos conhecerem sua história e principalmente sua trajetória de vida, de reconhecimento e vitória todos os dias contra essa intolerância ainda tão vigente no cotidiano de muitos que ainda não se descobriram e à aqueles que já sabem quem são,