Tarefa 6 – Curso EDH – Rosana Alvesdos Santos

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Rosana Alvesdos Santos

Função

Professor Educ Inf e Fund I

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Emei Estrada Turística do Jaraguá

ROSANA ALVES DOS SANTOS

 

TAREFA FINAL: CURSO “EDUCAÇÃO EM DIREITO HUMANOS”

 

TEMA

A RELAÇÃO FAMÍLIA x ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

TÍTULO

O Livro das Famílias

 

JUSTIFICATIVA

A família é a base e a referência da criança. A escola passa a ser seu porto seguro para novas interações, conhecimento de mundo e novas vivências e experiências. Com a pandemia nossas rotinas e vidas mudaram completamente. O isolamento tomou conta de nossos dias e o medo, a insegurança, as perdas e os traumas tomaram conta da maioria das famílias. O retorno não será fácil e nada como compartilhar nossas histórias nesse retorno como forma de se fazer ouvir e se solidarizar com o próximo. Assim, trago como proposta o Livros das Famílias, o qual, após todas as crianças e famílias mandarem as devolutivas, eu o encadernarei e finalizarei nosso livro, que certamente trará uma riqueza de relatos com situações e enfrentamentos bem diversificados. Isso ajudará muito na execução de nosso trabalho de acolhimento pós retorno.

 

PÚBLICO ALVO

Crianças de 5 anos e Pais e/ ou Responsáveis.

 

FINALIDADE

Compartilhar com as famílias o livro depois de pronto a fim de que percebam essa diversidade de questões que foram enfrentadas por todos, criando assim uma maior sensibilidade e disponibilidade para nos ajudarmos nesse momento tão difícil.

 

OBJETIVOS

  • Promover a interação família x escola;
  • Refletir sobre a sua situação e de outras famílias durante a pandemia
  • Valorizar a família e a escola;
  • Compreender a história de seus amiguinhos a partir de sua própria história;

 

DURAÇÃO

Três meses

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

  • Roda de Conversa;
  • Leitura da História “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos;
  • Maleta Mágica (apresentação da maleta com os diversos materiais que as crianças levarão para casa para compor sua página na história do nosso livro. Os materiais enviados serão: canetinha, papéis coloridos, lápis preto, lápis de cor, tinta guache, pincel, cola, tesoura, glitter e lantejoula);
  • Sorteio da ordem das crianças para levarem o kit para suas casas, sendo 2 alunos por dia;
  • A história de cada família (relato das famílias transcritas nessa folha sobre a vivência durante a pandemia e suas expectativas). As crianças farão nessa mesma folha as ilustrações;
  • Compartilhamento das histórias com as famílias.

 

AVALIAÇÃO

Observação da participação e envolvimento das famílias e crianças durante a proposta. Registro das ações.