Tarefa 6 – Curso EDH – Rosana Alvesdos Santos
Função
Professor Educ Inf e Fund I
DRE / Unidade Educacional
Pirituba / Jaraguá
Escola
Emei Estrada Turística do Jaraguá
ROSANA ALVES DOS SANTOS
TAREFA FINAL: CURSO “EDUCAÇÃO EM DIREITO HUMANOS”
TEMA
A RELAÇÃO FAMÍLIA x ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA
TÍTULO
O Livro das Famílias
JUSTIFICATIVA
A família é a base e a referência da criança. A escola passa a ser seu porto seguro para novas interações, conhecimento de mundo e novas vivências e experiências. Com a pandemia nossas rotinas e vidas mudaram completamente. O isolamento tomou conta de nossos dias e o medo, a insegurança, as perdas e os traumas tomaram conta da maioria das famílias. O retorno não será fácil e nada como compartilhar nossas histórias nesse retorno como forma de se fazer ouvir e se solidarizar com o próximo. Assim, trago como proposta o Livros das Famílias, o qual, após todas as crianças e famílias mandarem as devolutivas, eu o encadernarei e finalizarei nosso livro, que certamente trará uma riqueza de relatos com situações e enfrentamentos bem diversificados. Isso ajudará muito na execução de nosso trabalho de acolhimento pós retorno.
PÚBLICO ALVO
Crianças de 5 anos e Pais e/ ou Responsáveis.
FINALIDADE
Compartilhar com as famílias o livro depois de pronto a fim de que percebam essa diversidade de questões que foram enfrentadas por todos, criando assim uma maior sensibilidade e disponibilidade para nos ajudarmos nesse momento tão difícil.
OBJETIVOS
- Promover a interação família x escola;
- Refletir sobre a sua situação e de outras famílias durante a pandemia
- Valorizar a família e a escola;
- Compreender a história de seus amiguinhos a partir de sua própria história;
DURAÇÃO
Três meses
ATIVIDADES PROPOSTAS
- Roda de Conversa;
- Leitura da História “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos;
- Maleta Mágica (apresentação da maleta com os diversos materiais que as crianças levarão para casa para compor sua página na história do nosso livro. Os materiais enviados serão: canetinha, papéis coloridos, lápis preto, lápis de cor, tinta guache, pincel, cola, tesoura, glitter e lantejoula);
- Sorteio da ordem das crianças para levarem o kit para suas casas, sendo 2 alunos por dia;
- A história de cada família (relato das famílias transcritas nessa folha sobre a vivência durante a pandemia e suas expectativas). As crianças farão nessa mesma folha as ilustrações;
- Compartilhamento das histórias com as famílias.
AVALIAÇÃO
Observação da participação e envolvimento das famílias e crianças durante a proposta. Registro das ações.