Tarefa 6 – Curso EDH – RENATA SOARES GONÇALVES

Data

14 de julho de 2020

Cursista

RENATA SOARES GONÇALVES

Função

Professora de educação infantil e fundamental 1

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

CEU EMEF CASA BLANCA

Curso: Respeitar é preciso

Tema: É extraordinário respitar as diferenças.

Tempo estimado: 1 bimestre.

Justificativa; Escolhi o tema bullyng porque percebo que ainda hoje as crianças sofrem preconceito na escola por diversas causas, como por exemplo; cor da pele, cabelo, peso e etc. Quero trabalhar o amor e o respeito dentro e fora do ambiente escolar para que o aprendizado seja mais satisfatório, divertido e inclusivo.

Faixa Etária: Quartos e quintos anos.

Conteúdo: É extraordinário respeitar as diferenças é uma sequência didática que irá trabalhar através de diversos materiais e conteúdos o respeito, a amizade e a viver em sociedade de uma forma igualitária, onde todos possam ser felizes no ambiente escolar.

Objetivos: Reconhecer que todas as pessoas tem suas qualidades e características e que isso só acrescenta o noso conhecimento e convivio social fazendo a igualdade ser presente na diversidade.

 

Atividade 1

Dinâmica da bexiga

O professor irá entregar uma bexiga para cada aluno que deverá encher e amarrar. O objetivo dessa atividade é perceber que as bexigas ficaram com formas e tamanhos diferentes.

Material: bexigas coloridas

Tempo de duração: 45 minutos

Avaliação: grupo

 

Atividade 2

Roda de conversa

Fazer uma conversa inicial sobre o tema da sequência didática. Usar figuras de diversas pessoas com caracteristicas diversas para trabalhar nessa atividade o respeito as diferenças, bullyng e etc. Propôr a leitura do bimestre que será feita pela professora do livro: Extraordinário R. J Palacio.

Materiais: Figuras e livro

Tempo; 45 minutos

Avaliação: 45 minutos

 

Atividade 3

Questionário

Fazer um questionário para averiguar se a criança sofre ou já sofreu algum tipo de bullyng na escola.

Exemplos de perguntas

1- Você já sofreu bullyng na escola por causa do seu:

cabelo         ( )

cor               ( )

altura          ( )

peso            ( )

deficiência ( )

outros         ( )

2- Já colocaram apelidos que você não gostou? Como se sentiu?

 

Material: questionário

Tempo: 45 minutos

Avaliação: individual

 

Atividade 4

Caixa dos sentimentos

Vamos construir uma caixinha e dentro dela colocar bilhetes para demonstrar os nossos sentimentos. O aluno não precisa se identificar. O professor irá conversar com a turma e fazer uma votação para saber se os recadinhos podem ser lidos. Essa atividade tem o objetivo de identificar os sentimentos dos alunos, o convívio na sala de aula e melhorar os aspectos negativos.

Material: Caixa, canetas, cola e papéis

Tempo: 1;30 h

Avaliação: grupo

 

Atividade 5

Cartaz

Em conjunto vamos elaborar dicas que serão escritas em um cartaz para convivermos melhor em sala de aula. Exemplo: Respeitar o colega, ajudar em uma tarefa, usar palavras motivadoras e etc.

Material: papel, figuras, canetas, lápis e cola

Tempo: 45  minutos

Avaliação: grupo

 

Atividade 6

A atividade vai mostrar como é essencial valorizar as qualidades dos colegas, perceber que todas as pessoas podem colaborar com as suas caracteristicas e tornar o ambiente mais feliz. Para isso vamos sortear um colega de classe e depois escrever três qualidades desse aluno que achamos importantes dentro de um cartão. O cartão poderá ser entregue para o colega que foi sorteado ou também é possivel fazer um desenho do aluno sorteado na capa do cartão e depois de todos prontos a professora recolhe e as crianças adivinham quem fez.

Material: cartões, lápis de cor e etc.

Tempo: 1;30 h

Avaliação; individual

 

Atividade 7

Pescaria da amizade

Essa atividade ajuda a trabalhar a cooperação, aumentar os laços de amizade e melhorar o convívio em sala de aula. Vamos fazer peixinhos e em cada um deles vamos colar uma tarefa, como por exemplo; abraçar, lanchar com o colega sorteado, fazer uma massagem no ombro, ajudar na tarefa e etc. O aluno sorteia um aluno e depois pesca um peixinho e faz a leitura da tarefa a ser realizada.

Materiais: saquinho com o nome dos alunos para sorteio, vara de pescar, peixinhos e uma caixa para colocar os peixes

Tempo: 1;30 h

Avaliação: individual

 

Atividade 8

Cinema na escola

Vamos assistir o filme Extraordinário na escola. Atividade para divertir, interagir e refletir sobre as diferenças e também sobre a importância de respeitar todas as pessoas independentemente  de suas caracteristicas físicas e intelectuais.

Material: filme

Tempo: 2h

Avaliação: grupo

 

Atividade 9

Debate e discussão sobre o filme.

Perceber o que as crianças aprenderam com essa sequência didática e com isso se tornar um cidadão mais amoroso, prestativo, educado, curioso e que respeite as diferenças.

Material: cartazes ou desenhos com o conteúdo trabalhado

Tempo: 1;30 h

Avaliação: grupo

 

Atividade 10

Caixinha dos sentimentos

Vamos repetir a atividade para perceber como anda os sentimentos dos nossos alunos depois de trabalhar todas essas atividades propostas sobre respeito, amor e amizade.