Tarefa 6 – Curso EDH – Rena Manoel de souza e silva

Data

7 de julho de 2020

Cursista

Rena Manoel de souza e silva

Função

Assistente de Direção

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

Emef campo Limpo III

Tema: Retorno às Aulas

Objetivos

-Promover e fortalecer a integração das famílias a Unidade Educacional

– Discutir coletivamente estratégias que possibilitem um retorno seguro às aulas

– Promover o diálogo com as famílias

– Contribuir para qualidade social da educação

 

Finalidade e Justificativa

Acreditamos que um ambiente acolhedor e permeado pelo respeito é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho com as crianças que a nós são confiadas. Diante disso, o diálogo é sempre a melhor maneira de estabelecer relações respeitosas, quer seja quando orientamos algum funcionário, quando atendemos uma mãe que nos procura, quando fazemos intervenções nas práticas pedagógicas ou quando damos assistência às crianças. A comunicação e a relação com as famílias é algo que prezamos muito, portanto nos colocamos sempre disponíveis para receber os familiares quando estes nos procuram, respeitando seus questionamentos e buscando solucionar da melhor maneira possível suas demandas.

Este diálogo também se estabelece constantemente quando percebemos que alguma criança necessita de um apoio maior por parte da família ou de encaminhamentos para a área da saúde, estabelecendo assim, uma parceria com vistas ao bem estar da criança.

Dentro deste espaço educacional, valorizamos e incentivamos o protagonismo e a autoria das professoras e das crianças, disponibilizando os recursos necessários para que isso se concretize. É evidente a importância das professoras no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, portanto, acreditamos que elas precisam sentir-se bem, valorizadas e acolhidas em suas necessidades.

Quanto às crianças, queremos que se sintam felizes e acolhidas, que possam vivenciar as mais diversas experiências e se desenvolver nos aspectos físico, social, intelectual e afetivo, tornando-se mais autônomas e produtoras de culturas infantis. Enfim, esperamos que este processo continue na vida da criança, que não se perca no meio do caminho e que possa contribuir para a qualidade social da educação.

Duração: 1 Semana

Atividades: Palestrante (Psicólogo) para falar sobre questões que promovam a reflexão e socialização da comunidade escolar.

Teatro de fantoches para falar sobre questões referentes à Pandemia de forma lúdica e linguagem acessível.

Avaliação:

Após o encontro a avaliação será realizada nos encontros de formação dos professores que ocorre todos os dias da semana. Também enviaremos ao familiares um questionário para devolutiva do encontro para que possamos rediscutir as ações.

Observações: As atividades serão desenvolvidas e organizadas com público reduzido para evitar aglomerações. Tenho algumas fotos com profissionais que já realizaram projeto semelhante, porém com temáticas diferentes em nossa unidade, mas não enviei,pois requer alteração para uso.