Tarefa 6 – Curso EDH – Raquel Angelo da Silva

Data

3 de agosto de 2020

Cursista

Raquel Angelo da Silva

Função

Professor de Educação infantil

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

Cei Helena Pereira de moraes

Desde o final de 2019, toda a Equipe Escolar vínhamos amadurecendo a idéia de fazer um ação para integrar Escola/Pais e Comunidade do Entorno, nosso CEI fica ao lado de um praça, suja e mal cuidada, tivemos a idéia de fazer um projeto par revitalização da praça expomos a idéia primeiramente para o Grupo de Pais do Conselho Escolar, a Diretora se empenhou para tornar esse sonho possível foi na DRE, na Subprefeitura de São Miguel Paulista, falou com Deputados e Vereadores, além de fazer reuniões com a Comunidade do Entorno, após de muitas conversas entre o Grupo Escolar começamos entre nós a limpeza da praça recolhendo lixo, através de muitas conversas dirigidas com as crianças do CEI sobre como conservar o ambiente em que vivemos, levamos as crianças à praça para recolhimento simbólico do lixo como forma de conscientização, e incluímos como uma atividade semanal. E essas visitas à praça foram tomando visibilidade pela comunidade e elas também passaram a cuidar da praça em relação ao lixo, com a insistência da  Diretora nos Orgãos Públicos, surgiu um Projeto de Revitalização da praça com instalação de brinquedos, inclusive brinquedos acessíveis, aparelhos de ginástica ao ar livre, lixeiras, bancos e troca do calçamento em torno da praça.

Em Dezembro após diversas reuniões com os engenheiros, Subprefeito, Deputados, Equipe Escolar e Comunidade do Entorno ficou estipulado o prazo de até o início de Janeiro de 2020. Na primeira semana de Janeiro, conforme combinado começaram a retirada de troncos de árvores, troca do calçamento, retirada de bancos quebrados, no final de Janeiro terminaram a troca do calçamento, e começaram a instalação dos bancos novos, brinquedos e aparelhos de ginástica ao ar livre, tudo sob a supervisão de uma comissão que continha Equipe Gestora, Pais de alunos do CEI, Professores e Comunidade do Entorno.

No início da aulas em Fevereiro a praça já estava pronta, através de um Projeto unificado do CEI, tínhamos um cronograma de visita à praça , para brincar, contar histórias, fazer roda, ou até mesmo dançar, pois algumas vezes levávamos a caixa de som para a praça, alguns pais ou familiares se dispuseram a fazer atividades na praça, como contar uma história, tocar algum instrumento  ou alguma outra atividade .

Esse projeto terá continuidade pois foi interrompido por causa da Pandemia, mas pretendemos intensificá-lo com outras demandas e atividades na praça. Em anexo há algumas fotos da revitalização da praça.

Através das palestras que assisti no Curso do EDH Desafios do Contexto Atual, ficou mais clara as minhas práticas principalmente na relação Escola/Família na fala do Prof. Luis Saraiva  sobre a Familiarização da Escola ¨….escola sendo escolhida para introduzir à  criança a vida pública, a criança vivencia o mundo, … a escola é o lugar onde nos apresenta à vida pública nos apresenta valores de vida, valores pactuados com a sociedade…¨

Esse curso todos os temas casaram com os princípios que regem à Educação, principalmente na Educação Infantil que transmitimos valores comuns mas mesmo assim respeitando a bagagem que as crianças trazem de casa.

Através das palestras e também das lives reflito sobre onde ainda posso melhorar em minhas práticas e o quando precisamos aprender para ser uma pessoas melhor e o que posso transmitir para as crianças, sei que temos que pesquisar muito e que esses assuntos abordados nunca terão fim, temos que retomá-los sempre.

Limpeza da Praça por alguns membros da escola

Início das obras de Revitalização da Praça

Leitura de uma história que a mãe propôs a realizar na Praça