Tarefa 6 – Curso EDH – Raquel Angelo da Silva

Data

24 de julho de 2020

Cursista

Raquel Angelo da Silva

Função

Professor de Educação infantil

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

Cei Helena Pereira de moraes

Desde o começo de 2019 toda Equipe Escolar vínhamos amadurecendo a ideia de fazer uma ação para integrar Escola/Família/Comunidade do entorno, nosso CEI fica encostado a uma praça, suja e mal cuidada, tivemos a iniciativa de fazer um projeto de revitalização da praça, expomos a ideia primeiramente para o Grupo de Pais do Conselho Escolar, a Diretora se empenhou para tornar esse sonho possível foi na DRE, na Subprefeitura, falou com vereadores e deputados, além de fazer reuniões com a Comunidade do entorno, no primeiro semestre de 2019 começamos entre nós integrantes do CEI a limpeza da praça recolhendo o lixo, através de conversas dirigidas em sala de aula sobre a conservação da praça, levávamos uma vez por semana as crianças para uma limpeza simbólica da praça recolhendo folhas, pequenos galhos de árvores como uma maneira de incluir as crianças nas ações de revitalização, e essas visitas à praça foram tomando visibilidade pela comunidade e elas também passaram a cuidar da praça em relação ao lixo.

Com a insistência da Diretora nos orgãos públicos, a Subprefeitura destinou uma verba para o  Projeto de Revitalização da praça com a instalação de brinquedos, inclusive acessíveis, aparelhos de ginástica ao ar livre, lixeiras, bancos e troca do calçamento em torno da praça, ao fim de Dezembro após diversas reuniões com os Engenheiros, Subprefeito, Deputado, Comunidade Escolar e Comunidade do Entorno, estipularam um prazo para início da obras de revitalização para Janeiro de 2020.

Começaram as obras em Janeiro ,conforme combinado, com a retirada de tocos de árvores, troca do calçamento em torno da praça e retirada de bancos quebrados, no final de Janeiro começaram a instalar os aparelhos de ginástica, brinquedos e bancos, com a supervisão de uma comissão que continha Equipe Gestora, Pais de alunos do CEI, Professores e Comunidade do entorno. No início da aulas em Fevereiro a praça já estava pronta, através de um Projeto unificado de todos os agrupamentos do CEI, tínhamos um cronograma de visita à praça, íamos para brincar, contar histórias, fazer roda, ou até mesmo dançar pois levávamos a caixa de som para a praça.

Alguns pais também de dispunham a fazer atividades na praça, como ler um livro, tocar algum instrumento, atividades diversificadas.

Era muito gratificante ver na hora da entrada ou saída dos alunos, eles brincando na praça,  a comunidade fazendo exercícios, ou sentados nos bancos para conversar.

Esse projeto terá continuidade pois foi interrompido  por causa da pandemia. Abaixo em anexo há 3 fotos de momentos diferentes da Revitalização da praça, também tem mais algumas fotos no Facebook do CEI Helena Pereira de Moraes.

Preparo da praça para o calçamento e instalação dos brinquedos

Leitura de um livro por uma mãe em uma ação coletiva na praça

Limpeza da praça pela Equipe Escolar do CEI.