Tarefa 6 – Curso EDH – Raphael Martinasso Lima

Data

9 de julho de 2020

Cursista

Raphael Martinasso Lima

Função

Professor de matemática

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

EMEFM Antônio Alves veríssimo

NOME: Raphael Martinasso Lima

RF: 8483841.

E-MAIL: [email protected] / [email protected]

DRE Pirituba Jaraguá

EMEFM Antônio Alves veríssimo

 

Sequência de atividades:

 

Tema:

Um trabalho reflexivo, através de ações que apontam para o respeito mútuo na EMEFM Antônio Alves Veríssimo envolvendo os alunos, funcionários e a comunidade escolar.

 

Justificativa:

Em nossos dias algumas escolas pensam que democracia é apenas a realização de poucas assembleias, onde muitos já sabem qual encaminhamento irá ocorrer em uma determinada situação, antes de que até mesmo ela venha acontecer, como, citado na palestra do Prof. José Sérgio Fonseca de Carvalho e eu mesmo já tive a oportunidade de presenciar situações desse tipo em uma escola que trabalhei. A proposta desta sequência de atividades, busca a promoção de campanhas que valorizem de verdade as pessoas presentes na escola e inclusive a comunidade, a ponto de que todos se identifiquem com a escola e que ela seja reconhecida como um ambiente democrático e de equidade no que se trata de respeito mútuo e informo ainda que esses trabalhos serão direcionados pelo grupo de mediação de conflitos que atuará em conjunto com o corpo docente da unidade.

 

Objetivos:

Realizar a promoção de campanhas, direcionadas pelo grupo de mediação de conflitos em conjunto com o grupo docente desta unidade escolar, através de: palestras, debates, assembleias de classe, reflexões, entre outras formas, que valorizem de verdade as pessoas presentes na escola e inclusive a comunidade, a ponto de que todos se identifiquem com a escola e que ela seja reconhecida como um ambiente democrático e de equidade no que se trata de respeito mútuo.

 

Duração prevista:

Aproximadamente 10 aulas.

 

Desenvolvimento:

De início os alunos serão separados por suas turmas e será realizado uma palestra orientadora, para que os mesmos possam entender o que é a democracia e como ela se aplica na escola? E também o que é o respeito mútuo? (Ao final será aberto aos alunos para que possam fazer perguntas e tirar dúvidas quanto ao tema). Já com os pais e as pessoas da comunidade escolar, também será realizado uma palestra no pátio para apresentar os trabalhos que serão desenvolvidos. Essa palestra deverá acontecer no início do período de reunião de pais (antes da conversa em sala sobre as especificidades de cada turma ou aluno) pois em minha escola é o momento em que há maior participação dos responsáveis.

Em um próximo momento será solicitado para que os participantes da palestra respondam um questionário, que tem por objetivo de fazer o mapeamento dos acontecimentos que estão presentes na escola e na comunidade escolar, que infelizmente vão contra a proposta da ação realizada, compreendendo situações em que não se tem o respeito mútuo e que a democracia na escola é deixada de lado.

Após essa etapa, os professores terão a liberdade de escolherem alguns filmes ou documentários como, por exemplo: “o depoimento de Pâmela”, “o dia que Dorival encarou a guarda”, “cidade dos homens-trecho correio”, “além da sala de aula”, entre outros, que abordaram os assuntos propostos nesta ação (democracia na escola e respeito mútuo), para trazer uma reflexão a respeito das duras e infelizes realidades sociais e interpessoais, que ocorrem fora e as vezes até mesmo dentro das escolas e aumentar o senso crítico dos alunos.

Na sequência outra etapa a se realizar, seriam debates mediados pelo professor para que os alunos manifestem todos os pontos observados no decorrer da fase anterior e buscassem a partir de uma construção iniciada por eles, possíveis soluções para esses problemas vivenciados ainda hoje.

Uma próxima etapa será a realização de assembleias de classe, onde o professor passa a ser mediador lembrando um pouco a ideia do debate realizado anteriormente e os alunos discutem em forma de debate os problemas vivenciados dentro da realidade da sala ou da escola, buscando assim em conjunto as possíveis soluções a respeito dos “problemas que ocorrerem no período pré-assembleia”, os alunos terão uma caixa de sugestões, onde eles poderão colocar opções de temas para serem apresentados em assembleia desde situações que ocorreram em sala de aula ou de maneira geral que precisa ser melhorada dentro do ambiente escolar.

Como fechamento será desenvolvido uma série de apresentações no dia da família na escola por parte dos alunos que irão alguns realizar trabalhos com o auxílio dos educadores e que expressem os valores construídos em meio a este trabalho que poderão ser feitos: cartazes, teatros, filmes, danças ou poemas para exposição e assim os apresentarão para a comunidade em um tipo de sarau.

 

Avaliação das atividades:

A avaliação das atividades desenvolvidas, ocorrerão através de um questionário (que será tabulado e apresentado posteriormente), que será disponibilizado ao final de todo o trabalho aos pais, alunos, funcionários da escola e pessoas da comunidade que tiveram a chance de participar da ação. Onde será feito um levantamento quanto aos níveis de satisfação referentes as iniciativas realizadas na escola.