Tarefa 6 – Curso EDH – Patrícia Maldonado Noronha Cavalcanti

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Patrícia Maldonado Noronha Cavalcanti

Função

Peif

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEF General Paulo Carneiro Thomaz Alves

SEQUÊNCIA DIDÁTICA EAD – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

RESPEITAR É PRECISO

 

PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ano Ensino Fundamental I

TEMA: PRECONCEITO SE COPIA, NÃO SE CRIA!

JUSTIFICATIVA: Considerando o quadro em que o mundo atual se encontra, onde o preconceito causa dores e até mortes, a importância de trabalhar na fase infantil com essa situação, torna-se importante, pois sabemos que as crianças chegam livres de preconceito e com o coração disposto a aceitar o seu próximo e muitas vezes é o exemplo do dia-a-dia que a torna diferente.

FINALIDADE: Executar o trabalho em minha própria turma atribuída por regência.

DURAÇÃO: 1 semana (de segunda-feira à sexta-feira)

AVALIAÇÃO: Diária, através das atividades propostas, e com a atividade de fechamento

OBJETIVOS:

  • Assistir vídeos e slides com maneira crítica e observadora;
  • Aplicar o conhecimento adquirida nas atividades escritas e orais;
  • Posicionar-se sobre o assunto desenvolvendo capacidade crítica
  • Ler e estruturar textos escritos e orais;
  • Desenvolver habilidades físicas e emocionais ao executar atividades de Culminância.

 

ATIVIDADES:

1º. DIA

  • Assistir ao vídeo sobre diversidade (https://www.youtube.com/watch?v=2zmQ0NunQDs)
  • Em uma roda, comentar sobre o vídeo e discutir sobre a semelhança dele com cada um de nós.
  • Escolher um colega para descrever
  • Questionamentos sobre as diferenças de cada um de nós.
  • Desenhar algo que a criança considera Belo.

2º DIA

  • Observar slides com diversos tipos de flores
  • Questionamentos sobre as fotos: o mundo seria melhor se todas as flores fossem iguais?
  • Produção manual sobre jogo da memória da diversidade cultural

 

3º. DIA

  • Os alunos irão observar quadros, elaborados pela professora de diversos tipos diferentes de pessoas.
  • Atividade escrita sobre a diversidade brasileira:

 

4º. DIA

  • Atividade voltada à inclusão social (PNE)
  • Assistir ao filme “Procurando Nemo”
  • Roda de conversa sobre pessoas Com necessidades Especiais
  • Brincadeira da venda: uma criança com olhos vendados, a outra será seu guia ( feita no pátio da escola, com obstáculos de cone)

 

5º. DIA

  • Leitura do livro: Menina bonita do Laço de fita
  • Culminância: Após relembrar o que foi visto durante a semana, as crianças irão produzir painéis Artísticos, com as diferenças encontradas ao nosso redor, usando tintas e outros materiais de artes, fazendo após uma exposição na escola.

 

REFLEXÃO

Existem outras maneiras de trabalhar a diversidade, mas a importância de trabalhar é ainda maior, devemos mostrar aos nossos alunos que o respeito às diferenças, nos torna pessoas melhores pra um futuro melhor!