Tarefa 6 – Curso EDH – Patrícia Dos Santos de Moraes

Data

31 de julho de 2020

Cursista

Patrícia Dos Santos de Moraes

Função

Peif

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEF FREI GALVÃO

Nome: Patrícia dos Santos de Moraes – RF.: 8408718/1

Unidade de Lotação: EMEF Frei Antônio Santana Galvão 

Tarefa do curso EDH – Desafios do contexto atual

Sequência de Atividades

Tema: Relações Étnico Raciais na escola.

Justificativa: Incentivar no ambiente escolar uma Educação Antirracista que valorize os conhecimentos de matriz africana contemplando a legislação vigente, Lei nº 10.639, (2003) e Lei nº 11.645 (2008), que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacionalque inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Público Alvo: Estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Finalidade: Promover a representatividade do povo negro e o enaltecimento da sua beleza e saberes.

Objetivos: Valorização da cultura africana e afro-brasileira e do ser cidadão negro/preto.

Duração: Atividade permanente na escola, sem duração específica visto sua importância.

Atividades:

  • Rodas de leitura com livros que abordem e coloquem a figura da pessoa negra/preta como personagem principal.
  • Localização geográfica do Continente Africano no mapa-múndi ou Google Earth (sala de Informática).
  • Confecção do Continente Africano em papel pardo e recorte de figuras relacionadas compondo um grande mosaico.
  • Exibição de vídeos que abordem a pluralidade que representa o Continente Africano. (https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s) 
  • Pesquisa e Apresentação de brincadeiras africanas, como a Roda africana. ((https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI))
  • Apresentação do Jogo de tabuleiro Mancala, de matriz africana por meio de objetos concretos como bacias e bolinhas de plástico.
  • Relação da simbologia dos tecidos africanos ao Jogo Mancala, denominado Manto (Tecidos Kente, Batik, Bogolan e Adinkra).
  • Reprodução e releitura dos tecidos africanos por meio de desenhos e pinturas feito pelos alunos.
  • Confecção de tabuleiros alternativos do jogo Mancala (caixinha de ovo e outros materiais)
  • Exposição dos trabalhos realizados em uma Mostra que exponha também a figura de Estudiosos e Personalidades Negras do Brasil e do Mundo.

Avaliação: Observação e registro por meio de Portfólio (fotos e relatos).