Tarefa 6 – Curso EDH – MÔNICA ROMÃO DA SILVA

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

MÔNICA ROMÃO DA SILVA

Função

PEIF

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEI PROF LOURENÇO FILHO

TAREFA DO CURSO: EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

EMEI PROFESSOR LOURENÇO FILHO – DRE JT

MÔNICA ROMÃO DA SILVA – RF 713.241.7

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1

TEMA: Compreendendo as desigualdades sociais pelos marcadores sociais da diferença

Justificativa: Vivemos atualmente num contexto social permeado pelas desigualdades sociais, e que se faz presente no convívio escolar. Compreender como os marcadores sociais da diferença explicam a constituição dessas desigualdades, é importante e favorece um olhar descolonizador para o currículo e as práticas pedagógicas de acordo com os princípios da Educação em Direitos Humanos.

Finalidade: Compreender as desigualdades sociais pelos marcadores sociais da diferença

Duração: Setembro de 2020.

Público Alvo: Professores e educadores da EMEI Professor Lourenço Filho

Ações: Perceber como os marcadores sociais da diferença explicam a constituição das desigualdades sociais, junto com a Equipe Escolar da EMEI Professor Lourenço Filho na plataforma do Teams.

Desenvolvimento:

No dia 14 de Setembro de 2020, no encontro de formação da EMEI Lourenço Filho serão abordados os assuntos:

  • Subjetivação
  • Epidemias e pandemias no contexto europeu do século 19
  • O que são os marcadores sociais da diferença
  • Categorias de classificação e de análise
  • Quando as marcas sociais se tornam marcas de desigualdade
  • A Interseccionalidade

Avaliação: Escuta de todos os envolvidos por meio de um questionário sobre a formação sobre os marcadores sociais da diferença e as desigualdades.

Referências:

Curso EDH – Desafios do contexto atual

AULA 1 – Modos de subjetivação e marcadores sociais da diferença – Profa Dra. Jaqueline Teixeira

https://www.youtube.com/watch?time_continue=361&v=hU-iwsUJ6wY&feature=emb_logo acesso em 07/08/2020