Tarefa 6 – Curso EDH – Miriam Regina do Carmo Araujo

Data

5 de julho de 2020

Cursista

Miriam Regina do Carmo Araujo

Função

Professora de Educacão Infantil

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

CEU CEI NAVEGANTES

Nome: Miriam Regina do Carmo Araujo

Cargo: Professor Educação Infantil 

Unidade Exercício: CEU CEI Navegantes

E-mail: [email protected]  

 

Proposta: Brincadeiras com bonecas brancas e negras para se trabalhar as relações ético-raciais com crianças de 2 a 3 anos pertencentes ao MGII do Ceu Cei Navegantes.

 

Justificativa e Finalidade: É durante as vivencias da educação infantil que as crianças começam a perceber as diferenças e semelhanças entre os coleguinhas, começam a escolher com quem brincar e formar grupos. Visando essas questões tem se a necessidade de se trabalhar as questões ético-raciais, pois vejo a  educação infantil como um espaço privilegiado para se trabalhar tais questões, as crianças estão em um processo continuo de construção de conhecimentos e relacionamentos humanos, cabe ao professor oferecer situações e oportunidades para que todos possam interagir sem que haja nenhum obstáculo etino-racial, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa.

 

Faixa Etária: Está proposta será direcionada para crianças de 2 a 3 anos pertencentes ao MGII do Ceu Cei Navegantes.

 

Objetivos e Finalidade: Oferecer e organizar diversos espaços com bonecas de diversas etnias, com a finalidade que todas as crianças possam interagir sem nenhuma distinção.

 

Desenvolvimento: A proposta será desenvolvida no espaço externo do CEI Navegantes. As bonecas serão organizadas em cima de caixas sem separação por cor, e será disponibilizado diversos materiais não estruturados para contribuir na criação e imaginação das crianças durante as brincadeiras. Essa atividade será desenvolvida logo após o café da manhã com duração de aproximadamente 50 minutos. Com esta proposta espero que todas as crianças possam brincar livremente e criar situações sem separação de meninos e meninas.

 

Avaliação e Possibilidades: A avaliação será continua e permanente durante todo o processo de elaboração e execução, com possibilidades de adequações de acordo com os resultados observados. Em um segundo momento pretendo ampliar esta proposta para as turmas de berçário, para que as crianças vivenciem brincadeiras com outras faixas etárias.