Tarefa 6 – Curso EDH – Midiã Januario Monteiro Silva

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Midiã Januario Monteiro Silva

Função

AD

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

emei martins fontes

O tema proposto – Conhecendo nossa cultura e raízes através da arte.

Este trabalho já vem sendo realizado a muitos anos em nossa escola , e reinventado e melhorado todos os anos , uma vez que a construção é constante e viva no coração da escola.

Qual a questão a ser trabalhada – trazer a comunidade escolar, questões para reflexão , conhecimento e construção comum dos temas que abordam as questões étnicos raciais ,  indígenas  baseado na Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Porque você escolheu essa questão? Por ser de extrema importância abordar temas étnicos raciais, uma vez que fazendo o mapeamento racial de nossa Escola ,temos a maioria autodeclarados negros , promover a valorização da cultura e o conhecimento dela , para que a comunidade através de conhecimento tenha parâmetros para reflexão e criticidade sobre o tema . No mapeamento realizado em nossa escola, temos muitos imigrantes Bolivianos a quem tivemos que ter atividades que os representassem, uma vez que a escola deve promover a representatividade de todos, um espaço democrático de dialogo.

A quem o trabalho se destina? Iniciamos o trabalho com formação da equipe docente , após um amadurecimento e um olhar sensível do temas , foi proposto atividades para os alunos , que automaticamente os pequenos replicariam em suas casas e foram propostos atividades de formação com  as famílias , incluindo as reuniões de Indicadores de Qualidade da Educação Paulistana  onde os pais tem uma participação efetiva nas tomadas de decisões e direcionamentos da Unidade Educacional , oficias , reuniões de pais com caráter formativo e apresentações culturais .

Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com este seu trabalho educativo. – Valorização da  historia , raízes,   território  e  cultura. Oferecer conhecimento para que o olhar sobre as questões étnicos raciais sejam ampliados , em um todo .

Qual espaço? quando pensamos a intenção do fazer pedagógico de uma escola democrática , pensamos que o saber vai além dos muros da escola e tem potencial de mudança do presente .

A proposta de nossas atividades  podem ser dirigidas aos alunos ou aos profissionais que atuam na escola, como uma ação formativa  e/ou de construção coletiva com as comunidade ( reuniões de pais , oficinas , apresentações culturais, indicadores de qualidade da educação paulistana , etc.). Compras de brinquedos e seleção de livros que representem as crianças .

Objetivos/Resultados esperados – Este trabalho é de construção e desconstrução constante, é subjetivo e presente no dia a dia das pessoas. Através das formações, oportunizamos a todos questionar o porquê que algumas coisas acontecem, e com olhar rico de conhecimento poder questionar, por exemplo, as diferenças sociais.

Duração – Anual e ininterrupto dentro da Unidade Escola.

Avaliação – principalmente na escuta das crianças, famílias e docentes , percebemos que uma compreensão de cultura e sociedade ampliada .

 

escolha de livros temas indigenas

escolha de livros temas africanos

apresentação cultural ( samba , dança indígena e dança africana ) , nós professoras nos caracterizamos também . foi trabalhado muita musica durante o ano

apresentação de casas do entorno da escola , desmitificando o modelo de casa europeias com chaminé

obra de arte o caboclo de cândido Portinari , a cor de quem morava nas roças do país.

a cor dos tecidos africanos , brincar e inventar brincadeiras

porque chamamos a cor rosada de cor de pele ? vamos enxergar nossa cor ?

oficina de silhueta africana com as famílias , e momento de formação

reunião de indicadores de qualidade da educação paulistana , dimensão 5

nossos brinquedos nos representam , pensar na representatividade é parte do projeto politico pedagógico

nossos brinquedos nos representam , pensar na representatividade é parte do projeto politico pedagógico