Tarefa 6 – Curso EDH – Meire de Fátima Lopes Garcia Munhoz
Função
Professor de Ensino Fundamental II e Médio
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
EMEF Major Sílvio Fleming
Tarefa
Sequência Didática
“Não basta pensar, refletir, o crucial é fazer com que a
Reflexão nos conduza a ação transformadora, que nos comprometa
Com nossos desejos, nossas ações, nossa história.”
Madalena Freire
Superando as diferenças
Tema: Uma história do livro: Sim, você consegue! De Louise Spilsbury
Duração: 6 aulas
Objetivo geral: trabalhar a socialização, autoestima e o autoconhecimento.
Objetivos específicos:
– Valorização e o acolhimento às diferenças humanas.
– Trabalhar a linguagem oral e interpretativa.
-Desenvolver o autoconhecimento, autoestima e a empatia.
Publico alvo: alunos do Ciclo interdisciplinar.
Desenvolvimento:
– Leitura e interpretação de uma das histórias do livro: Sim, você consegue! Autora: Louise Spilsbury, Ed. Panda Books.
– Formar equipe de alunos do ciclo autoral para ler e interpretar uma das histórias do livro para os alunos do Ciclo Interdisciplinar.
– Os alunos assistiram o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=Y3FmySrc5Yw&t=29s para sensibilização.
-O grupo de alunos do ciclo autoral fez a apresentação nas salas de aulas nos alunos do Ciclo Interdisciplinar.
_ Após a apresentação, alunos e professores debatem sobre as ideias do livro, como: inclusão, respeito a diversidade, bullying, questões éticos-raciais, respeito a individualidade, direitos humanos, entre outras abordagens. Alguns exemplares do livro foram adquiridos pela escola para que os professores lessem com os alunos e dessem continuidade na ação.
– Avaliação: Observação dos alunos e relatos apresentados.
Conclusão: Esta ação foi elaborada pela Comissão de Mediação de Conflitos da qual faço parte em minha escola de Ensino Fundamental. Pensamos em criar esta ação devido a constantes desentendimentos, falta de respeito ao próximo e até agressões que ocorriam entre os alunos.
Sou coordenadora pedagógica da escola e, juntamente com minha AD Marisa Sebastianutti e o professor Paulo Henrique elaboramos em 2019 essa ação sensibilizadora. Gostamos das histórias do livro, pois são relatadas na visão de crianças e adolescentes e no sofrimento que muitos enfrentam durante sua formação como cidadãos, o autoconhecimento e a superação de muitas questões pessoais que levam ao sofrimento e desentendimento.
Penso que essa ação possa ser ampliada posteriormente, pois notamos um bom retorno por parte dos alunos. Infelizmente, a pandemia viral neste ano nos deixou sem muita opção de continuidade com o nosso trabalho da Comissão. Foram feitos registros fotográficos, mas estão em arquivos de computadores na escola.
Criar espaços e dar voz aos nossos alunos, possibilitar a escuta e momentos que possibilitem a reflexão sobre as questões que incomodam e levam ao sofrimento dos adolescentes. Permitir momentos para se expressarem e serem respeitados em suas escolhas. Esta é a uma das funções de uma educação comprometida com a formação de nossos jovens, levando-os a respeitar e valorizar a diversidade humana, com a intenção de diminuir a violência na escola.
Obrigada!
Meire de Fátima Lopes Garcia Munhoz