Tarefa 6 – Curso EDH – Marta Cristina Rodrigues

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Marta Cristina Rodrigues

Função

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

CEU EMEI JAGUARÉ

O tema proposto – qual a questão a ser trabalhada
Educação Inclusiva

1. Justificativa – porque você escolheu essa questão
Pensando no bem estar, entendimento e respeito dos alunos com seus colegas da sala, é importante que nos primeiros anos de seus estudos eles possam interagir caso na sala de aula tenha algum aluno que possúa alguma deficiência, seja ela física, mental ou algum tipo de dificuldade social.

2. A quem o trabalho se destina (se estudantes, de que faixa? Se adultos, de quais funções?)
O projeto destina-se aos alunos de seis á oito anos.

3. Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com este seu trabalho educativo.
Desejo promover a socialização entre os alunos com suas diferenças.

4. Objetivos/Resultados esperados – Em que ponto você espera chegar com esse trabalho – que novas possibilidades vc prevê para continuidade.

5. Duração – Quanto tempo você prevê que será necessário.
A duração é sugerida será no prazo de uma semana

6. As atividades que comporão a sequência

Inicialmente será discutido o tema com os alunos sobre esta reúnião de classe, na sequencia é mostrado o cartaz com os dois temas,” Eu critico” e “Eu felicito” explicando o que significa cada palavra. colado na parede de forma que eles tenham fácil acesso. Ao longo da semana eles terão que colocar neste cartaz o que esteja sentindo sobre alguma situação. Não é permitido acusar um colega colocando o nome dele no local indicado. . No primeiro ano é comum os alunos dizerem a verdade quando perguntado facilitando na hora de tomar uma decisão.
Ao longo da semana o cartaz é preenchido e sempre tomando cuidado com o que é escrito. Lembrar sobre a atividade conforme vem aproximando o dia da reunião é interessante pois eles não tem a percepção de tempo.
No dia é formado um circúlo na classe com os alunos sentados no chão e é orientado á todos os alunos que, quando forem falar é preciso levantar a mão e esperar a vez. O professor da sala será apenas um orientador e não poderá interferir na fala de seus alunos.
O término da reunião encerrará quando todas as quentões tenham colocadas em pauta. Dois alunos escolhidos pela classe serão os representantes que irão participar juntos com outros representantes em uma reunião com a equipe da diretoria.

Será feita a ATA desta reunião, após é lido para os alunos e todos assinam a ATA. Em anexo.

7. Avaliação – Como você pretende verificar os resultados
Neste caso não há exatamente um resultado mensurável e sim uma observação no comportamento dos alunos.