Tarefa 6 – Curso EDH – Marlucia da Conceição Sousa Oliveira

Data

28 de julho de 2020

Cursista

Marlucia da Conceição Sousa Oliveira

Função

Professor de educação infantil e fundamental

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEI professora Paula Cristina Rodrigues

Marlucia da Conceição Sousa Oliveira – [email protected]

O tema proposto:

Relações étnicas raciais na escola reflexão e prática.

Justificativa:

Escolhi esse tema para conscientizar meus pares sobre as nossas práticas, pois quantas vezes percebemos nossos colegas penteando, cheirando ou elogiando uma criança branca de cabelo liso, por mais que falem que tratam todas as crianças iguais, infelizmente está enraizado na nossa cultura esse racismo velado, nossa sociedade valorizar a raça branca e desvalorização a raça negra, precisamos combater o racismo, por meio da educação, dialogo e as nossas atitudes como educadores. Está proposta tem por objetivo que os profissionais de educação possam por meio dos diálogos refletirem sobre sua prática no cotidiano escolar e conscientizar-se para a vida com atitudes antirracistas valorizando a cultura negra..

Faixa etária:

Adultos de 27 a 45 anos (Professores no horário de estudo coletivo, cada dia 1:30).

Finalidade:

Conscientizar os profissionais sobre atitudes racistas no ambiente escolar;

Refletir sobre sua prática;

Debater situações racistas no ambiente escolar;

Enriquecer a prática valorizando a história dos negros.

 

Objetivos/Resultados esperados:

Mudança de comportamento perante situações racistas no ambiente escolar, a importância do debate com as crianças sobre o tema;

Que possam entender a importância da representatividade em todos os setores da sociedade;

Eliminar as desigualdades raciais por meio da prática.

Metodologia:

1º dia – Roda de conversa na sala de dos professores no horário coletivo com a temática: Existe racismo no ambiente escolar? Reflexão sobre a prática. Quais atitudes tomadas mediantes a situações racistas na sala de aula, com a vítima e a criança que praticou?

2º dia – Leitura do poema: “Sonhei” de Carolina Maria de Jesus;

Debate sobre os artistas negros que eles conhecem: cantores (as), jogadores de futebol, jornalistas atores, escritores (as) atrizes, desenhos animados, filmes com ator principal, youtuber, etc. Distribuir revistas para que possam as raças que aparecem nos portadores para confecção de cartazes, para colocarmos no mural de entrada da escola, recortes de fotos nas quais todas as raças possam sentir-se representadas. Por fim, dialogar sobre as imagens encontradas e a importância da representatividade em todos os setores da sociedade.

3º dia – Leitura do livro: O mundo no black power de Tayó;

Debate das leis de cotas raciais nas universidades e nos concursos públicos. A importância da representatividade para as nossas crianças. A importância de resgatar com as crianças os guerreiros (as), rainhas, princesas, príncipes e reis negros, ampliar o acervo de livros, bonecos, brincadeiras e brinquedos que valorizem a cultura africana.

4º dia – Assistir a história: Dandara dos Palmares (vídeo do youtube);

Alguém conhecia a história dessa mulher guerreira?

Debater o dia 25 de julho – Dia da Mulher negra dia Nacional de Tereza de Benguela, sua importância para a nossa história.

Brincar e dançar com os colegas a brincadeira da “amarelinha africana”.

Duração:

4 dias

Avaliação:

Por meio do debate, das reflexões das práticas e das interações com o grupo de trabalho. E observando as relações e interações com o meio social.

Referências:

Poema Sonhei de Carolina Maria de Jesus disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/24-textos-das-autoras/66-carolina-maria-de-jesus-sonhei´

A história de Dandara dos Palmares disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T00Oce1SSdc

Reserva de 50% das matriculas em universidades. LEI Nº 12.711, DE 29 DE AGOSTO DE 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm

Reserva aos negros de 20% das vagas em concurso público LEI Nº 12.990, DE 9 DE JUNHO DE 2014. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12990.htm