Tarefa 6 – Curso EDH – Marli Silva de Oliveira
Função
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
DRE / Unidade Educacional
Capela do Socorro
Escola
CEU EMEI Prof Magda Ferreira da Silva Carvalho
Tema: Diversidade cultural e étnico-racial
Justificativa:
Como professora da educação infantil, etapa na qual podemos contribuir na formação de uma sociedade antirracista, que respeite as diferenças, onde as crianças estão constantemente envolvidas em vivências coletivas de construções do sujeito e aprendendo sobre o EU e o OUTRO, acredito ser de fundamental importância desenvolver a ampliação e o reconhecimento da diversidade cultural e étnico racial.
Público alvo: Faixa etária de 04 à 06 anos
Intenção: Através da sequência didática a intencionalidade das ações é promover o acesso ao conhecimento de si próprio para que respeite o outro, aumentando o repertório de conhecimento sobre as diversas culturas, a fim de ampliar a aprendizagem e as reflexões contribuam na formação de sujeitos com valores, antirracistas e que respeite o próximo em suas vivências.
Objetivos: Conhecer aspectos culturais e étnicos-raciais promovendo a valorização e respeito às diferenças.
Promover reflexões sobre a diversidade cultural e étnico-racial, destacando a importância do respeito mútuo a todos.
Resultados esperados: Espero que com o desenvolvimento das ações as crianças apropriem e percebam a importância de respeitar o próximo, levando esses valores para além da escola.
Sequência didática:
Projeto identidade (Quem sou eu?; Minha família; Meus amigos; Gosto de…; Não gosto de…)
Rodas de conversa: Constantes sobre diversidade étnico-racial e cultura
Contação de história e ciranda literária: com obras literárias abordando a diversidade
Brinquedos variados
Confecção de brinquedos e instrumentos musicais indígenas e africanos
Brincadeiras de origem indígenas e africanas
Duração: Ao decorrer do ano letivo
Avaliação: A avaliação será contínua através da observação do desenvolvimento das crianças e interesse pelas propostas, realizando os registros das ações, das falas e das interações por meio da escrita, de fotos e vídeos.