Tarefa 6 – Curso EDH – Marli Silva de Oliveira

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Marli Silva de Oliveira

Função

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

CEU EMEI Prof Magda Ferreira da Silva Carvalho

Tema: Diversidade cultural e étnico-racial

Justificativa:

Como professora da educação infantil, etapa na qual podemos contribuir na formação de uma sociedade antirracista, que respeite as diferenças, onde as crianças estão constantemente envolvidas em vivências coletivas de construções do sujeito e aprendendo sobre o EU e o OUTRO, acredito ser de fundamental importância desenvolver a ampliação e o reconhecimento da diversidade cultural e étnico racial.

Público alvo: Faixa etária de 04 à 06 anos

Intenção: Através da sequência didática a intencionalidade das ações é promover o acesso ao conhecimento de si próprio para que respeite o outro, aumentando o repertório de conhecimento sobre as diversas culturas, a fim de ampliar a aprendizagem e as reflexões contribuam na formação de sujeitos com valores, antirracistas e que respeite o próximo em suas vivências.

Objetivos: Conhecer aspectos culturais e étnicos-raciais promovendo a valorização e respeito às diferenças.

Promover reflexões sobre a diversidade cultural e étnico-racial, destacando a importância do respeito mútuo a todos.

Resultados esperados: Espero que com o desenvolvimento das ações as crianças apropriem e percebam a importância de respeitar o próximo, levando esses valores para além da escola.

Sequência didática:

Projeto identidade (Quem sou eu?; Minha família; Meus amigos; Gosto de…; Não gosto de…)

Rodas de conversa: Constantes sobre diversidade étnico-racial e cultura

Contação de história e ciranda literária: com obras literárias abordando a diversidade

Brinquedos variados

Confecção de brinquedos e instrumentos musicais indígenas e africanos

Brincadeiras de origem indígenas e africanas

Duração: Ao decorrer do ano letivo

Avaliação: A avaliação será contínua através da observação do desenvolvimento das crianças e interesse pelas propostas, realizando os registros das ações, das falas e das interações por meio da escrita, de fotos e vídeos.