Tarefa 6 – Curso EDH – Marisilda de Souza Pereira

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Marisilda de Souza Pereira

Função

Coordenadora Pedagogica

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEF José Honório Rodrigues

EMEF José Honório Rodrigues – DRE São  Miguel Paulista

Nome cursista: Marisilda de Souza Pereira

Este projeto teve início no início de março  de 2020.

Desenvolvimento na Unidade escolar do Projeto Direitos Humanos e Cidadania

Objetivos Gerais: O projeto pretende atuar de forma sistemática no processo de educação em Direitos humanos visando a construção de uma cultura de paz, democracia, justiça social, solidariedade e cooperação.

Estimular o projeto de mediação, tendo alunos mediadores para atuar nos conflitos do dia a dia.

Subsidiar movimentos e organizações com atuação  popular de materiais para educação.

Promover encontros com os responsáveis e a participação dos mesmos diretamente em fases do projeto e que possam difundir para dentro das familias o conceito de direitos humanos e cidadania.

Procedimentos metodológicos:

Conceitos de direitos humanos e cidadania;

Direitos e deveres do estudante e do cidadão em geral;

Discussão de temas atuais;

Debates;

Formação de alunos mediadores;

Rodas de conversa .

1 Bimestre

Direitos humanos,cidadania e respeito

Direitos humanos: Do que estamos falando?

Direitos e deveres : Qual o meu papel?

Respeito é  bom e eu gosto, um olhar sobre o outro;

Temas atuais: Racismo, Bullyng,Igualdade de Gênero.

2 Bimestre – Pacto pelos direitos humanos

Mapa dos sonhos da escola,;

Estudando e aprendendo com experiências escolares anteriores;

Pacto pelo respeito mútuo;

Auto estima, formando novos mediadores;

Temas atuais: Homofobia,exclusão  social .

3 Bimestre – Mapeamento

Navegar pela escola: Conhecendo nossa escola e nosso entorno, qual a nossa história?

Identificando  problemas e potencialidades;

Como me coloco no lugar do outro? Como mudar?

Temas atuais : Religião,  laica e  universal.

4 Bimestre

Democracia na escola;

Reflexão do mapeamento;

Pensar ações: Respeitar é preciso;

O coletivo: Que escola queremos?

Encerramento: O que construímos?

Avaliação: Será realizado registros escritos da escuta e das observações feitas pelos estudantes, propostas de pesquisas com acompanhamento e discussão em rodas de conversa, qual e como é a contribuição dos estudantes no cotidiano e materiais produzidos pelos estudantes.